É verdade que a cobra é surda?

Perguntado por: ibelem . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.2 / 5 16 votos

As cobras são surdas. Elas sabem que alguém está se aproximando pela vibração do solo.

Ao colocar a língua para fora, as serpentes capturam partículas do ambiente. Ao retrair a língua para dentro da boca, as serpentes levam estas partículas às cavidades do órgão Jacobson, que interpreta os sinais químicos. Por meio desse sistema, as serpentes percebem o ambiente.

As cobras-cegas, também chamadas de cecílias, são animais da ordem Gymnophiona. Possuem corpo alongado e não apresentam membros locomotores. As cecílias, ou cobras-cegas, são anfíbios que não possuem membros.

Você pode assobiar, buzinar e até saudá-la com um “fala, minha extensa consagrada”. A cobra não vai ligar. Não por antipatia, mas porque ela é surda. “As cobras não têm ouvido externo e possuem um rudimentar ouvido interno, que não escuta”, explica o diretor do Museu Biológico do Instituto Butantan, Giuseppe Puorto.

Já se perguntou por que as cobras podem lhe dar uma sensação estranha? O motivo talvez seja por elas não terem pálpebras! Ou seja: elas não piscam e têm que dormir com os olhos bem abertos. Em vez de pálpebras, elas têm uma membrana fina presa a caba olho para protegê-los.

Matar a cobra não é uma boa ideia. Primeiro, porque é crime ambiental. Segundo porque o animal tem uma importante função ecológica, atuando no controle da população de roedores. Terceiro, porque partir para o confronto com um predador evoluído e dotado de presas que inoculam veneno mortal pode ser bem arriscado.

Os aracnídeos, apesar dos oito sensores óticos, enxergam borrado e com pouca definição de cores, e as cobras veem o mundo numa verdadeira explosão: com pouca visão de dia, algumas cobras possuem visão infravermelha, capaz de visualizar o calor: logo, alguns tipos enxergam como que em uma imagem térmica.

O trabalho, publicado no último dia 21 de outubro na revista Matter, indica como alguns desses répteis (como víboras, jiboias, pítons, entre outras) convertem o calor de organismos mais quentes que eles em sinais elétricos, de modo que conseguem enxergar na ausência de luz.

As serpentes constantemente estiram seu corpo para poderem passar por espaços estreitos em seus habitats. Ao passar por esses espaços apertados, as pernas não seriam utilizadas. Se elas tivessem pernas longas, essas atrapalhariam sua locomoção na grama. E se elas tivessem quatro pernas, não conseguiria se movimentar.

Cobras detestam plantas com cheiro forte, e o capim-limão ou capim santo com certeza possui essa característica.

A cobra mais venenosa do mundo, segundo a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (NIH), é conhecida como taipan-do-interior, ou taipan-ocidental (Oxyuranus microlepidotus).

As cobras-cegas têm esse nome pela forma que possuem: corpo comprido e alongado, além de serem ápodes, ou seja, não possuírem patas. Seus olhos são extremamente atrofiados, por isso são popularmente chamadas assim.

Pode estar relacionado ao estresse, a ansiedade ou a depressão. Pode não ser nenhuma destas opções. É muito importante que você busque uma avaliação de um(a) psicologo(a) ou psiquiatra para saber o que esta acontecendo.

Apesar de a cultura popular atribuir perigo à cobra-cega, a espécie é inofensiva. A coloração varia do branco ao bege-claro. Mas como vive nos subterrâneos, o corpo também fica amarelado, em virtude da pigmentação do solo.

De um modo geral, as cobras se alimentam à noite. Por conta disso, quando picam uma pessoa durante o dia, a quantidade de veneno é menor porque este já foi depositado em outros animais.

Cascavel é a senhora dos anéis
Como são formadas por um material duro, parecido com a unha humana, fazem barulho quando batem umas nas outras.

A primeira coisa que chama a atenção nos animais desta espécie aquática são os tentáculos localizados próximos à boca. Mas eles não são só enfeites para deixá-la mais simpática, são sensores de movimento que captam qualquer aproximação de peixes que possam servir de alimento.

Números 21:8–9—O Senhor manda Moisés fazer uma serpente de bronze para curar aqueles que olhassem para ela. 1 Néfi 17:40–42—Néfi lembra que o Senhor guiou os israelitas à terra prometida, mas que, por causa da dureza de coração dos israelitas, muitos morreram devido às picadas das serpentes.

Segundo Zaher, no período Cretáceo, de 144 a 65 milhões de anos atrás, todas a serpentes tinham patas posteriores, que desapareceram paulatinamente, à medida que as linhagens foram evoluindo até os dias de hoje, e não de uma só vez, a partir de um ancestral que ainda mantinha vestígios de patas.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16“Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas.

Continuar lendo Como Millie ficou surda?