É verdade que a Nike vai patrocinar o Cruzeiro?

Perguntado por: aporto8 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

Apesar de ter vínculo com a fornecedora esportiva Adidas até 2025, Ronaldo, sócio majoritário da SAF do Cruzeiro, já revelou que pretende firmar uma parceria com a Nike.

A Nike não procurou o Flamengo para cobrir a oferta da Adidas e ser a nova fornecedora de materiais esportivos do clube. Não teve essa procura, e não irá ter essa procura. Não existe a possibilidade disso acontecer. O contrato do Flamengo com a Adidas é um contrato maravilhoso para o Fla, no entendimento do clube.

"O Cruzeiro não recebe qualquer valor fixo da Adidas. Toda a receita vem através dos royalties. E a parte do Cruzeiro é de aproximadamente 25% do valor de cada objeto comprado", explica uma fonte do clube, lembrando que o cálculo não é feito em cima do valor final do produto.

Pedro Lourenço falou sobre os planos do Cruzeiro para 2023
As revelações foram feitas pelo empresário Pedro Lourenço, que patrocina o clube celeste, durante uma entrevista à "Rádio Itatiaia", nesta terça-feira.

Nas últimas semanas, o Cruzeiro anunciou um novo patrocinador. A farmacêutica Cimed acertou um valor para inserções digitais, em materiais na Toca da Raposa e das equipes de futebol masculino e feminino. Segundo apurou a reportagem, o aporte inicial gira em torno dos R$ 3 milhões.

No Brasil, apenas o Corinthians é patrocinado pela marca, e recebia cerca de R$ 8 milhões a R$ 10 milhões. Recentemente, assinaram um novo vínculo válido até 2027, e o clube irá receber R$ 25 milhões em luvas pelo novo negócio.

Ao todo, 3 fornecedoras de material esportivo patrocinam atletas da seleção brasileira. A Nike lidera com 10 jogadores. É seguida pela Adidas, com 9. Já a Puma patrocina 7 atletas, entre eles o atacante Neymar Jr., o principal jogador do Brasil.

Jogador é o principal nome da marca em atividade
Para início de conversa, de acordo com a CBS Sports, Cristiano Ronaldo acertou um contrato vitalício com a Nike, recebendo cerca de 20 milhões de doláres por ano, cerca de R$ 104 milhões.

PSG renova contrato com a Nike até 2032, no maior acordo de patrocínio de sua história.

Os uniformes da Nike continuarão sendo utilizados nas demais competições, como Campeonato Francês e Copa da França. “A colaboração entre Paris Saint-Germain e a marca Jordan reflete a ambição das duas marcas para combinar desempenho, inovação e estivo.

A Nike tem contrato vitalício com Ronaldo Fenômeno, com quem trabalha desde 1994. Somente ele e mais quatro atletas possuem este tipo de acordo com a fornecedora. Lebron James, Michael Jordan e Cristiano Ronaldo são os outros nomes com vínculo sem término com a Nike.

Pelo novo compromisso, o clube prevê receber R$ 75 milhões no primeiro ano, enquanto receberia R$ 40 milhões pelos termos anteriores. O acordo do Flamengo com a Adidas iria até 2023. O novo contrato foi feito retroativo para substituir o anterior, iniciando em abril de 2021 e se encerrando em 2025.

Em nota, clube afirmou que assinatura foi feita no dia 8 de abril, 10 dias antes do limite estabelecido na intenção de compra. O ex-jogador Ronaldo assinou nesta quinta-feira, 14, a compra de 90% da SAF do Cruzeiro.

Líder mundial em futebol, a adidas é a patrocinadora oficial e parceira de fornecimento oficial dos mais importantes torneios de futebol do mundo, como a Copa do Mundo da FIFA™, a Copa das Confederações da FIFA, a Liga dos Campeões da UEFA, a UEFA Europa League e os Campeonatos Europeus da UEFA.

O Rubro-Negro recebe R$ 33 milhões anuais do Banco BRB pelo espaço nobre na camisa, enquanto a Crefisa paga ao Verdão em torno de R$ 30 milhões por ano.

Além da empresa de agronegócio, o Cruzeiro é patrocinado por Supermercados BH, Buser, Champion Watch, Gerdau, MM Aluguel de Carros, PixBet e Saudali.

Nesta temporada, pelo menos desportivamente, os planos do Cruzeiro são muito responsáveis e giram em torno da permanência na elite do futebol brasileiro. No entanto, o patrocínio pode significar até R$ 30 milhões anuais para o time estrelado, quantia importante para a realidade financeira do clube.

Betfair é a nova patrocinadora máster do Cruzeiro
No centro do uniforme está o logotipo do novo patrocinador máster do Cruzeiro, a casa de apostas britânica Betfair.

Além de liderarem entre as marcas esportivas, Nike e Adidas são as duas únicas desse segmento a aparecerem no ranking das 50 empresas globais mais inovadoras. A norte-americana ocupa o 12º lugar geral, enquanto a alemã é a 35ª da lista. Em comparação com 2021, a Nike subiu duas posições, enquanto a Adidas uma.

Marca cria uniformes de Atlético-MG, Cruzeiro, Flamengo, Internacional e São Paulo com as cores da campanha, que busca conscientizar os torcedores sobre a prevenção do câncer de mama.

Há um mínimo de R$ 32 milhões por ano a ser pago pela fornecedora ao Flamengo. R$ 7 milhões a cada dia 30 de maio mais R$ 25 milhões em duas parcelas - 30 de maio e 30 de novembro - ou o valor equivalente a 35% dos royalties sobre os produtos comercializados.