É verdade que Coca-cola corta o efeito do antibiótico?

Perguntado por: lxisco . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.5 / 5 16 votos

Nada de leite, suco, refrigerante. Muita gente acredita que o álcool corta o efeito do antibiótico, mas não é por isso que devemos evitar o consumo. O álcool não corta o efeito, mas pode aumentar a irritação na mucosa do estômago e você pode ficar bêbado e esquecer de tomar o próximo comprimido.

Os chás de erva-doce, capim limão, hortelã e mesmo camomila alteram os movimentos do estômago, o que pode dificultar a absorção do remédio. Refrigerantes também não são indicados pela farmacóloga.

De acordo com o órgão, a cafeína eleva a toxicidade da medicação. Dessa forma, pode intensificar efeitos indesejados como, por exemplo, taquicardia e agitação.

Nada de leite, suco, refrigerante. Muita gente acredita que o álcool corta o efeito do antibiótico, mas não é por isso que devemos evitar o consumo.

Bebidas alcoólicas não podem fazer parte da alimentação diária durante o uso de antibióticos já que podem piorar os efeitos colaterais, como náusea, dor abdominal, ondas de calor, batimento cardíaco rápido ou irregular, dores de cabeça, tontura e sonolência.

Sempre utilize água para ingerir o antibiótico pois reações químicas podem acontecer se tomados com sucos, refrigerantes, chás, leite e café. Verificar o horário correto de cada medicamento também é indicado pois eles podem variar a indicação de acordo com o horário do dia.

Por isso é recomendado que se tome o medicamento com água e que seja respeitado um intervalo de mais ou menos 2 horas até a ingestão de leite ou laticínios.

Entre ser ingerido e começar a inibir a ação das bactérias no organismo, o medicamento antibiótico leva cerca de 30 minutos.

Para evitar possíveis misturas indevidas, confira 6 alimentos ou bebidas que não devem ser consumidos em conjunto de determinadas medicações:

  1. Café e outras bebidas com cafeína. ...
  2. Couve. ...
  3. Banana. ...
  4. Leite. ...
  5. Sucos. ...
  6. Bebidas alcoólicas.

Em relação às bebidas, farmacêuticos recomendam que medicamentos como antibióticos sejam misturados na água e não devem ser ingeridos com leite, pois o alimento reduz o seu efeito.

Por que o leite corta o efeito de alguns remédios? Alessandra Roggerio afirma que a grande quantidade de cálcio presente no líquido pode diminuir a assimilação de substâncias do medicamento pelo corpo devido à formação de quelatos. “Esses quelatos são insolúveis, e dificultam a absorção pelo trato intestinal.

O consumo de ovos contaminados com antibióticos dá lugar a que determinadas bactérias se tornem mais resistentes e a que o Homem se habitue às substâncias, diminuindo assim a eficácia de antibióticos em caso de doença.

“Se você vai tomar antibiótico ou anti-inflamatório, é importante estar alimentado para proteger o órgão.” Os remédios devem ser engolidos com água. Beber leite ou refrigerante junto pode prejudicar o efeito.

Já os antibióticos, como quinolonas e levofloxacina, devem ser administrados duas horas antes e de quatro a seis horas depois da ingestão de leite, para não se prejudicar seus efeitos.

Como melhorar o seu intestino e imunidade após antibióticos:

  1. Adicione prebióticos e probióticos. Tomar um suplemento de probióticos pode melhorar a saúde intestinal e ajudar a reabastecer as bactérias boas em seu microbioma. ...
  2. Evite os alimentos processados. ...
  3. Fique ativo.