É verdade que galo Velho põe ovo?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

Em um caso raro, um galo que bota ovos chamou a atenção dos moradores do município de Caçador, em Santa Catarina. O caso inusitado foi flagrado pelo dono do animal, que estava pronto para abater o galo até encontrar os ovos. “Eu tenho 64 anos e nunca tinha visto isso na vida”, disse Pedro Martins, dono do animal.

Apesar de o galo não ser necessário para a produção dos ovos, isso não significa que ele não seja útil para a reprodução da espécie. Assim como funciona em quase todas as procriações animais, a sua função é fecundar o ovo para que ele tenha o potencial de gerar um pintinho.

cobrir se ele deve cobrir galinha todos os dias pra que ela venha cá.

De acordo com Wim, elas também se comunicam depois de botar um ovo: “Depois de botarem um ovo, elas cacarejam para mostrar onde ele está. Elas tentam convencer outras galinhas a botá-lo ali também, porque uma galinha bota um ovo para se reproduzir. O local de postura do ovo deve, portanto, ser seguro.”

Mas galinhas de granjas de postura de ovos comerciais não precisam do galo para botar ovos. O ovo começa a ser formado dentro da galinha com ou sem a fecundação de um galo. Caso um galo cruze com a galinha, o ovo passará a ser um ovo fertilizado, com potencial para gerar um pintinho.

Do mês de dezembro até junho, temos uma diminuição de luz natural, de cerca de 14 horas para 10 horas naturais", avalia. Henn afirma que, neste período, é comum a produção cair ou até parar nas granjas abertas com luz natural que não têm programas de luz artificiais como complemento.

As galinhas diminuem a produção de ovos no outono e praticamente param de botar ovos no inverno devido, principalmente, ao clima frio. Essas mudanças dizem ao corpo da ave que ela precisa descansar, economizar energia e manter-se aquecida, em vez de continuar a botar ovos.

"galinha-sedosa-do-japao-pode-botar-2-ovos-po-dia"

"A presença do macho é indispensável, por exemplo, quando se quer aumentar o número de aves, pois quando o ovo é fecundado pelo gameta masculino, chamado de ovo “galado”, se chocado adequadamente, gera novos animais", explica Marcelo Dias da Silva, professor do Curso CPT Galinhas Poedeiras - Cria e Recria.

Quanto às questões sanitárias, não é preciso o consumidor se preocupar, o ovo galado não faz mal à saúde. Quem explica é a chefe da divisão de inspeção de carne de aves e ovos do Ministério da Agricultura, Elenita Albuquerque. Não há problemas sanitários envolvendo o ovo galado, confirma.

Neste sentido, junto ao milho, dois tipos de alimento devem ser inseparáveis na dieta alimentar das galinhas caipiras poedeiras. São eles: o farelo de soja e de trigo. O melhor? Podem ser facilmente encontrados em qualquer região do País.

O galo pode ou não realizar uma curta dança e então monta a galinha pisando-lhe as costas e segurando-a pela nuca com o bico. Se a galinha o aceita, a cópula ocorre, ou seja ela ergue a cauda e o par une as cloacas, momento em que o macho ejacula e a fêmea recolhe o ejaculado. Após isso, o casal se separa.

ideal é de 1 galo para 17 galinhas. aves. migrando para modelos mais éticos e agroecológicos.

De fato, ao nascer, uma galinha doméstica macho é chamada de pintinho, depois, à medida que cresce, torna-se um frango jovem (um frango adolescente) e finalmente se torna um galo. A idade em que um frango se torna um galo é quando atingiu a maturidade sexual, ou seja, entre 5 e 9 meses de idade.

Geralmente, a noite dura entre 7 ½ a 12 horas. No entanto, as galinhas podem acordar periodicamente, especialmente se forem alertadas para um perigo potencial. Isso pode influenciar a forma como eles dormem. De qualquer forma, eles irão dormir normalmente quando o sol se põe e acordam quando o sol nasce.

“A primeira atividade diária dos galos é a de cantar. Eles cantam não para nos acordar, mas para demarcar território e indicar que quem manda naquele espaço é ele”, salienta. Ou seja, como os galos são animais territorialistas, o canto antes do amanhecer serve para que ele demarque seu território.

O ovo da galinha é bem menor do que o ovo da pata. Por maior e mais nutritivo que seja, o ovo da galinha está em todos os supermercados. Tenta achar um único ovo de pata na feirinha da sua rua! Pois é, não tem mesmo!

Do mesmo modo, não há necessidade de aplicar hormônios nas galinhas para que elas ponham ovos. É normal que essas aves botem, em média, um ovo por dia, durante sua fase produtiva, até formar ninhadas aproximadas de doze ovos. Quando essa quantidade é alcançada, a galinha para de botar ovo e começa a chocá-los.