Por que o sol se põe mais tarde na Europa?

Perguntado por: lveloso . Última atualização: 27 de janeiro de 2023
4.3 / 5 6 votos

Por conta da inclinação do eixo da Terra, vários países também escurecem em horários variados. Então, enquanto em Paris, na França, o Sol se põe por volta das 22h30 durante o verão, no nordeste brasileiro é normal anoitecer após às 18h na mesma estação.

Você sabia que o intervalo entre o nascer e o pôr do Sol é diferente em vários países? Pois bem, em Paris, na França, o sol se põe, por exemplo, às 22h30 durante o verão, enquanto que no nordeste brasileiro, também no verão, o anoitecer se dá pelas 18h.

Isso está acontecendo devido a aproximação do solstício de verão no Hemisfério Sul (HS), que vai ocorrer no dia 21 de dezembro, às 14h28, pelo horário brasileiro de verão. É o início oficial do verão para o Hemisfério Sul e o início do inverno para o Hemisfério Norte (HN).

A Noruega é conhecida como a terra do sol da meia-noite. A melhor opção para vê-lo é ir à região norte do país. Nas Ilhas Svalbard, entre o final de abril e o final de agosto, você ainda pode se deparar com ursos polares nos passeios pelas geleiras.

A região da Lapônia se extende pela Finlândia, pela Noruega, pela Suécia e pela Rússia, mas é no primeiro em que é chamada de terra do sol da meia-noite. Durante o verão, a região recebe dois grandes festivais, o Festival de Cinema do Sol da Meia-Noite e o Jutajaiset, um festival folclórico.

Localização mais próxima ao Polo Sul garante maior tempo de luz solar e pôr do sol mais tarde. Sair do trabalho, trocar de roupa e curtir o sol à beira-mar até as 19h40min: eis um privilégio dos veranistas e frequentadores do litoral sul gaúcho.

O nascer e o pôr-do-sol nos Estados Unidos da América são determinados pela localização moderada no hemisfério norte. Não tão extremo como no Canadá ou na Noruega, por exemplo, mas ainda assim perceptível.

Atualmente, com a mudança para o horário de inverno, os dias em que o sol nasce mais tarde é às 7.55. Por outro lado, também se põe às 17.15 no início de dezembro - isto tendo em conta a hora de Portugal continental.

Calendário do nascer e do pôr do sol em Roma, na Itália:
Janeiro: o sol nasce às 7:34 e se põe às 17:03.

O acontecimento será nos países do Hemisfério Sul que passarão pelo solstício de verão. Esse fenômeno marca o início do verão, estação do ano com temperaturas mais altas e com mais chuvas. Hoje, o Hemisfério Sul atingirá seu pico de iluminação, demorando mais para escurecer.

Localizada no extremo leste do país, a aniversariante desta quarta-feira (05.08), João Pessoa (PB), é conhecida como a “Porta do Sol”, por ser o primeiro local a amanhecer de todo o continente americano.

E a razão para isso é que, nessa estação do ano, os dias são mais longos e as noites, mais curtas. É o oposto do que acontece no inverno, quando os dias são mais curtos e as noites, mais demoradas. O que explica essa característica é que o eixo da Terra não é totalmente perpendicular à órbita terrestre.

Lapônia, Finlândia
A região da Lapônia se estende por países como a Finlândia, Noruega, Suécia e Rússia, mas é na Finlândia em que é chamada de terra do sol da meia-noite. No verão, a região recebe até mesmo festivais relacionados aos dias eternos, como o Festival de Cinema do Sol da Meia-Noite.

1. Svalbard, Noruega. Esta é uma cidade ainda habitada mais ao norte do planeta, e é um local excelente para conferir o fenômeno do sol da meia-noite no verão, e a aurora boreal no inverno. Este arquipélago no Oceano Ártico é conhecido como o reino dos ursos polares, e é uma área de proteção ambiental.

Svalbard, Noruega
O caso mais extremo acontece em um arquipélago onde o sol fica acima da linha do horizonte durante 76 dias. Svalbard fica a 500 km da costa norueguesa e entre os dias 10 de abril e 23 de agosto, o sol não se põe por lá — o arquipélago é também a região habitada mais ao norte da Europa.

Sol da meia-noite ao norte do Círculo Polar Ártico
A Noruega é um dos poucos países a ficar no Círculo Polar Ártico (66,57° de latitude norte), o que tem um efeito especial na duração de dias e noites.

Suécia

Na Lapônia, o sol se mostra o tempo todo, durante o dia e à noite. Luossavaara, em Kiruna, é a cidade mais ao norte de toda a Suécia. O local é é o melhor do país para assistir a um espetáculo que só acontece no verão: o sol brilhando com intensidade, com beleza, à meia-noite. É um presente da natureza.