É verdade que morango não é fruta?

Perguntado por: dfernandes . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.1 / 5 9 votos

Então, é errado chamar morango de fruta? Sim e não. Popularmente falando está correto, porque se convencionou chamar de fruta partes comestíveis e geralmente doces das plantas.

Desta planta origina-se o morango, cuja parte vermelha, comestível, é, na verdade, o receptáculo floral desenvolvido. Assim, ele é um pseudofruto; sendo os frutos, do tipo aquênio, as estruturas amarronzadas que se encontram incrustadas nele.

Maçã: um pseudofruto da macieira
Nós explicamos: FRUTO: chamamos de fruto o ovário da planta fecundado e desenvolvido. PSEUDOFRUTO: órgão da planta que não é originado do ovário, mas sim de outro órgão da planta. No caso da maçã, a parte que consumimos é formada a partir do receptáculo floral.

Em algumas plantas, além do ovário, outras partes da flor podem se tornar frutos. A esses frutos que se originaram de outras estruturas das plantas que não o ovário da flor, damos o nome de pseudofruto, que significa fruto falso (pseudo = falso).

Sendo assim, o tomate é um fruto, porque ele vem do desenvolvimento do ovário da flor do tomateiro. Mas ele não é comumente chamado de fruta, porque ele não é doce. Por isso, o tomate ficou conhecido como legume, o que também não está errado.

Abacaxi, morango e figo são frutas, certo? Errado! Eles são infrutescência: resultado da fusão de várias flores que, após serem fecundadas, se juntam em um único fruto ou infrutescência.

Qual é a fruta que nunca reprova? Resposta: Uva passa.

O vacínio é uma fruta pequena e arredondada. Tem uma cor azulada e arroxeada, quase negra. É uma fruta rica em antioxidantes.

Fruta e fruto - fruto é uma estrutura formada pelo desenvolvimento de cada ovário da flor após a fecundação. O morango não vem de um ovário, mas do receptáculo floral, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). É o miolo da flor, e não fruto.

A diferença entre fruto e fruta está relacionada à origem desses termos e ao contexto em que são usados. Muitas pessoas não sabem a diferença existente entre os termos fruta e fruto. Fruta é um termo popular, e fruto é um termo botânico, portanto, são usados em situações diferentes.

O morango jardim foi criado pela primeira vez na Bretanha, no noroeste da França, na década de 1750 por meio de um cruzamento de Fragaria virginiana do leste da América do Norte com a variedade Fragaria chiloensis, que fora trazida do Chile por Amédée-François Frézier em 1714.

Era uma das comidas mais importantes de Israel antigo, exportada pra todo Império Romano. No Antigo Testamento, uma passagem que diz: 'o certo deve florescer como uma palmeira que dá tâmaras'. Eu tenho certeza de que Jesus comeu tâmaras - como todo mundo, naquela época.

Aquelas que não pertencem ao país são: abacate, banana, caqui, coco, figo, laranja, limão, mamão, manga, marmelo, maçã, melancia, melão, pera, pêssego, tangerina e uva.

O fruto propriamente dito do abacaxi são as escamas da casca, que, unidas, formam uma infrutescência.

Um fruto verdadeiro é originário do ovário de uma planta, e que fica no interior de sua flor. Já o falso fruto é gerado de um tecido vegetal próximo à flor, e que, consequentemente, sustenta o fruto verdadeiro.

Abacate é considerado salgado em vários países
O abacate também pode ser consumido frito, usado como patê ou mesmo como molho para salada. Pois é, de uma forma geral ele é considerado mais salgado do que doce e não deixa de ser uma fruta por isso.

Apesar de ser popularmente conhecido como uma fruta, o figo é, na verdade, uma flor invertida, que floresceu internamente. Saiba mais aqui. Os figos não são frutos, mas sim flores invertidas. As figueiras não florescem do mesmo modo que as macieiras ou os pessegueiros.

A cenoura, conhecida cientificamente como Daucus carota L, é uma hortaliça que tem a raiz como sua principal parte comestível.

Vulgarmente classificada como hortícola, a abóbora é considerada um fruto em termos botânicos e cresce a partir de uma planta rasteira da família das cucurbitáceas, a mesma da melancia, do melão, do chuchu e do pepino. A forma da abóbora é variável, mas geralmente é ovoide ou oblonga.

Isso mesmo: por se desenvolver a partir do ovário da flor, os botânicos classificam o pepino como um fruto. Dessa forma, a planta pertence à família das cucurbitáceas, ou seja, é parente das melancias, melão, chuchu, abobrinhas e muitas outras.

Diante do exposto, a banana é classificada como fruto partenocárpico, já que se desenvolve a partir do ovário não fecundado. Ela é um alimento muito nutritivo.