É verdade que o morango tem bicho?

Perguntado por: acavalcanti7 . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

Esses bichinhos encontrados nos morangos são larvas de uma mosca bem pequena chamada Drosófila-da-asa-manchada (Drosophila suzukii). Essa espécie tem origem no leste da Ásia e se distribuiu pelo mundo todo, segundo a Cornell University's Fruit Resources. Essas moscas também estão presentes aqui no Brasil.

"Aparentemente se lavarmos os morangos em água com sal, todos os bichinhos vão sair - que eu nem sabia que aqui estavam", começa por dizer Seleste Radcliffe, a autora das imagens.

Como higienizar morangos com sal
É muito eficiente, mas o seu uso pode alterar um pouco o sabor original do alimento (pode deixar um gostinho salgado).

- Ingerir alimentos que contenham ovos de moscas é perigoso a saúde? Em geral, não. Ovos e larvas de moscas não irão sobreviver ao meio ácido do nosso estômago.

O lobiopa é um besouro de corpo achatado com cerca de 4 a 8 mm, de coloração marrom claro, com manchas escuras e amareladas no dorso. Põe seus ovos nos frutos, onde se desenvolvem as larvas. O inseto é atraído para a lavoura de morango pelo cheiro dos frutos maduros.

Comer os bichinhos do morango é perigoso? Não! Apesar de pouco apetitosas, ingerir essas pequenas larvinhas não vai causar nenhum tipo de problema para a sua saúde, segundo Don Lewis, Doutor em entomologia da Iowa State University. Elas não fazem mal à saúde, fique tranquilo.

Essas larvas são compostas basicamente por proteínas. Mesmo assim, ingeri-las não é recomendável. "No caso de as larvas estarem contaminadas, elas podem causar reações como dor abdominal, diarréia e vômito; é melhor não arriscar", comenta a nutricionista.

Os morangos só devem ser lavados na hora do consumo, pois a umidade acelera a deterioração e prejudica o sabor e o aroma. Manter as sépalas ajuda a conservar os morangos por mais tempo, por isso mantenha-as no fruto até a hora de consumir e remova-as somente após lavar os morangos.

"O morango é uma importante fonte de vitamina C, vitamina A, betacaroteno, folatos e fibras solúveis. Sendo assim, é uma fruta que tem ação antioxidante, atuando no combate aos radicais livres e auxiliando no funcionamento do sistema imunológico.

Você pode sanitizar o morango com água sanitária, misturando 1 colher de sopa de água sanitária em 1 litro de água e deixando de molho por 10 minutos. Depois, é só lavar na água corrente e deixe secar bem.

Higienize os morangos
Deixe os morangos nessa solução por cerca de 10 minutos para que eles sejam higienizados adequadamente. Na ausência desse tipo de produto, você pode usar vinagre para higienizar os morangos, com 1 colher de sopa de vinagre em 1 litro de água.

Se você deseja guardar morangos por muito mais tempo, o ideal é congelar a fruta. Neste caso, o alimento pode ser armazenado inteiro, cortado ou até triturado. Para congelar morangos cortados, coloque a fruta com o lado cortado para baixo em uma assadeira forrada com papel manteiga.

O tempo que o morango pode ficar na geladeira é de até 4 dias, mas precisa estar armazenado em um pote com tampa ou coberto por papel-toalha. Sem o devido refrigeramento, a fruta dura apenas cerca de 2 dias em temperatura ambiente.

Elas são conhecidas como moscas-varejeiras. Uma única mosca pode colocar 120 ovos de uma só vez. Se uma pessoa engolir esses ovos acidentalmente, as larvas podem se hospedar no seu intestino e devorar seus tecidos, causando lesões e infecções.

Quanto aos sintomas, poderão surgir dores abdominais, obstrução intestinal (prisão de ventre) e febre, dependendo do número de ovos que ingeriu. A infecção por ovos de moscas é chamada de miíase (no caso da ingestão de ovos com alimentos, denomina-se miíase acidental).

As folhas são muito saudáveis
Se você é uma das pessoas que tiram as folhas do morango, você jogou fora ingredientes importantes. As folhas contêm taninos. Esta é uma substância orgânica que se liga a outros alimentos durante a digestão e, portanto, ajuda o processo digestivo.