É verdade que o Brasil está convocando os reservistas?

Perguntado por: ecorte . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.3 / 5 2 votos

A Junta de Serviço Militar convoca os reservistas do Exército Brasileiro que tenham se afastado do serviço ativo no período de 1º de dezembro de 2017 a 30 de novembro de 2022. O prazo da apresentação de forma presencial é até o dia 16 de dezembro, na sede da Junta (Rua Nenê Namura Abib, 156 – Residencial São Paulo).

Segundo a Global Firepower, eram 360 000 militares na ativa (ready-to-fight) em 2022 e segundo a mesma o Brasil ocupa a nona posição de 10º potência militar mundial (posição contestada por outras fontes que classificam o Brasil em 35º).

Reservista convocado vai à guerra ou à prisão
Recusar-se a atender à convocação para participar da guerra não entra na lista da pena de morte. O castigo, nesse caso, seria passar um período na prisão, conforme o explicado por Capano.

Como em uma Guerra, tanto militares ativos, militares de reserva, quanto civis, podem ser convocados, toda logística fica a cargo dos Comandos Militares, que tem a incumbência de dar a preparação mínima para alguns convocados nos chamados Teatro de Operações (TO).

§ 3º Os reservistas do Exército que, por mais de três anos, exercerem qualquer das atividades previstas no art. 40, serão transferidos para a reserva da Marinha de Guerra.

Art. 16. Desertar em tempo de guerra: Pena - reclusão, de um a quatro anos.

Caso o Brasil participasse de uma guerra, primeiro seriam chamados os militares na ativa, sejam eles integrantes das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) ou das forças auxiliares, como a Polícia Militar, por exemplo.

Para militares temporários, conforme atualizações, a Lei 4.375/64, Lei do Serviço Militar, o limite para ingresso de 40 (quarenta) anos de idade e idade limite para permanência de 45 (quarenta e cinco) anos.

Consulte o site www.alistamento.eb.mil.br para saber se foi dispensado ou encaminhado a seleção para servir o quartel da Marinha, Exército ou Aeronáutica.

Há, entretanto, alguns exemplos de ações típicas que seriam adotadas pelo Brasil, em caso de guerra: restrição do pleno exercício dos direitos de assossiação, imprensa e expressão, a passagem do controle das comunicações nacionais para as Forças Armadas, a impossibilidade da recusa de convocação para a guerra, e, a ...

Aquele que completa 18 anos no ano atual, bem como aquele que completa 46 anos, não precisa comprovar regularidade com o Serviço Militar Obrigatório.

Emprego. Aquele que não receber o certificado de reservista não poderá trabalhar de forma oficial em nenhuma empresa. Além disso, aquele que não obter o certificado de reservista não poderá ingressar como funcionário, estagiário, empregado ou associado em nenhuma instituição, empresa ou associação oficial.

Qual a idade máxima para alistar-se ao Serviço Militar obrigatório? R - A obrigação para com o Serviço Militar, em tempo de paz, começa no dia 1º de janeiro do ano em que o cidadão completar 18 anos de idade e subsistirá até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos. 5.

A China

A China tem o maior Exército do mundo em números absolutos. Atrás do Exército chinês em número de pessoal estão Índia e EUA, ambos com cerca de 1,4 milhão de integrantes na ativa.

A Terceira Guerra Mundial teria ainda como consequência o aprofundamento de crises econômicas, sanitárias e de abastecimento, notadamente de alimentos, atingindo sobretudo as nações menos desenvolvidas economicamente.

Filho único pode ser convocado para guerra, caso o Brasil esteja em conflito deflagrado. Existe idade mínima ou máxima para ser convocado? Sim. O período de convocação poderá ser de 17 a 45 anos, podendo ser prorrogado em tempo de guerra.

Matar médicos militares é um crime de guerra
Caso comprovado que um país ou militar ordenou que seu exército atacasse médicos ou suprimentos médicos de forma proposital, serão tomadas sansões pós-guerra.

Para saber se foi selecionado, a data para o comparecimento à Comissão de Seleção e o local de apresentação devem ser consultados no site alistamento.eb.mil.br.

Normalmente, uma rendição envolverá a entrega de armas; o oficial comandante de uma força em rendição oferece simbolicamente sua espada ao comandante vitorioso.