É verdade que o coração bombeia 7570 litros de sangue por dia?

Perguntado por: egouveia . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

O coração bombeia 7570 litros de sangue por dia, o que é equivalente à quantidade de gasolina necessária para percorrer a distância desde a Terra à lua.

A quantidade de combustível para chegar na Lua é mais de 8 bilhões de litros. De acordo com a NASA a quantidade de combustível para que um ônibus espacial precisa utilizar para que se chegue a lua é de 728 toneladas.

O coração bombeia 7570 litros de sangue por dia, o que é equivalente à quantidade de gasolina necessária para percorrer a distância desde a Terra à lua. Por isso quando te digo que te amo desde aqui até à lua, estou a dizer que te amo a cada batida do meu coração.

Uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue em seu organismo. Em cada doação, podem ser coletados entre 420ml e 470ml de sangue, além de 25ml a 30ml para os exames laboratoriais.

A contração do ventrículo esquerdo fecha a válvula mitral e impulsiona o sangue pela válvula aórtica até a aorta, a maior artéria do corpo. Esse sangue leva oxigênio a todo o corpo, exceto aos pulmões. A circulação pulmonar é o trajeto entre o lado direito do coração, os pulmões e o átrio esquerdo.

Funcionando como uma bomba, o ventrículo direito impulsiona o sangue aos pulmões. Uma vez restaurado e novamente rico em oxigênio, o sangue retorna ao lado esquerdo do coração pelas veias pulmonares. Primeiramente chega ao átrio esquerdo, seguindo por um orifício ao ventrículo esquerdo.

Seu funcionamento ocorre da seguinte maneira: do lado direito bombeia o sangue chamado venoso, rico em gás carbônico, para os pulmões, enquanto o lado esquerdo bombeia sangue arterial, com oxigênio, para o corpo.

O estágio principal do SLS contém dois tanques de combustível — um para oxigênio líquido e outro para hidrogênio líquido. Juntos, eles têm capacidade para 2.7 milhões de litros de combustível para os motores.

Os comumente usados pela indústria espacial usam a hidrazina e o tetróxido de nitrogênio. Segundo o responsável pelo projeto, o doutor em físico-química, Ricardo Vieira, o quilo do combustível produzido por eles em laboratório custa R$ 35, o usado atualmente em satélites e foguetes custa R$ 1 mil.

384.400 km

Quando chegou à Lua, a 20 de julho de 1969, Neil Armstrong viu o seu ritmo cardíaco aumentar de 77 batidas por minuto para 156 batidas por minuto, recorda o Kenndy Space Center no seu site de Internet.

E o livro termina com a famosa expressão “I love you to the moon and back” – Te amo até a lua – ida e volta, que quer dizer que ama demais, que o amor é maior que tudo. <3.

o coração bombeia 7570 litros de sangue por dia, que é equivalente a gasolina necessária pra percorrer daqui da terra até a lua. por isso quando eu digo que te amo, daqui até a lua, eu to dizendo que eu te amo literalmente a cada batida do meu coração.

A perda rápida de 1 litro de sangue pode colocar o indivíduo em risco de vi- da. Quando a perda de sangue é lenta, o organismo desenvolve mecanismos de compensação, suportando melhor a situação. A hemorragia externa, por ser visualizada, é facilmente reconhecida.