É verdade que o vinagre emagrece?

Perguntado por: lfernandes . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.2 / 5 8 votos

Mito. Não existem pesquisas que corroborem o uso do vinagre de maçã diretamente à perda de peso. O que se sabe, porém, é que o consumo dele pode afetar outras funções do organismo, como o apetite, a função da insulina e o metabolismo, o que consequentemente, é capaz de facilitar o emagrecimento.

Na dieta do vinagre pode perder 3 quilos em 7 dias (sem grande esforço) O método desta dieta é mesmo muito simples.

O responsável pelos benefícios é o ácido acético, substância presente no vinagre. “Ele inibe a digestão de carboidratos e diminui o acúmulo de gordura localizada”, afirma a nutróloga Tamara Mazaracki.

7 dicas para perder gordura abdominal mais rápido

  • Tomar chá verde. ...
  • Fazer exercício todos os dias. ...
  • Ter alimentação saudável. ...
  • Comer alimentos ricos em fibras. ...
  • Consumir alimentos termogênicos. ...
  • Massagear a barriga com creme redutor de gordura. ...
  • Outros conselhos importantes.

Algumas dicas de como perder a gordura abdominal envolve a ingestão de chá verde, a prática regular de exercícios físicos, uma alimentação balanceada e saudável, inclusive com alimentos ricos em fibra e termogênicos, além da realização de massagens na barriga com cremes redutores.

O pH do vinagre fica em torno 3 a 3,5, ou seja, é ácido, o que de encontro ao estômago vazio gera uma perda progressiva da proteção natural, podendo danificar a parede do sistema gastrointestinal, causando sintomas desagradáveis como queimação e até mesmo erosão esofágica.

Por isso, o que se deve comer antes de dormir, para não engordar devem ser refeições leves com poucas calorias como:

  • Um copo de bebida de arroz, soja ou leite;
  • Um iogurte;
  • Uma vitamina de morango ou kiwi;
  • Uma gelatina.

É por isso que é melhor limitar-se a uma colher de sopa por dia”, diz Ayesha. “Tenha em mente que não é mágica e não cura doenças, por isso não se empolgue”, completa. Além disso, tomar muito vinagre pode causar alguns efeitos colaterais ao longo do tempo, como danos ao esmalte dos dentes e azia.

A “dieta do vinagre” consiste, resumidamente, em incluir de 2 a 4 colheres de vinagre na alimentação diária. Mas, é claro: o vinagre deve fazer parte de uma dieta equilibrada, pois sozinho “não fará milagres” (como nenhum outro alimento)!

Veja também o que evitar no jantar:

  • Frituras e alimentos ricos em gordura animal;
  • Alimentos ultraprocessados;
  • Embutidos em geral;
  • Bebidas açucaradas ou estimulantes, como refrigerantes, achocolatados e cafés;
  • Doces em geral;

O vinagre de maçã pode ajudar a gerenciar o açúcar no sangue, melhorar os sintomas da SOP e promover a perda de peso. Uma dose típica é de 1-2 colheres de sopa (15 a 30 ml) misturadas com água e tomadas antes ou após as refeições.

O vinagre de maçã quando consumido em grandes quantidades e por período de tempo prolongado pode causar efeitos colaterais como náuseas e vômitos, queimadura na garganta, dificuldade de digestão, redução da quantidade de potássio no sangue, perda óssea e osteoporose, além de danificar o esmalte dos dentes.

Tomar vinagre para emagrecer pode fazer mal à saúde, pois o vinagre é muito ácido e, em excesso, pode irritar a gargante, o estômago e até ferir as mucosas, causando azia e dor de estômago.

1. Chá-verde. O chá-verde tem a fama de ser o chá para emagrecer preferido de muitas pessoas que querem perder peso. E não é por menos, ele tem um grande efeito diurético que ajuda a eliminar líquidos do corpo e ainda faz os rins funcionarem melhor.

Afinal, o que emagrece primeiro no corpo? O tipo de gordura do corpo mais fácil de perder é a gordura visceral branca, também conhecida como gordura da barriga profunda prejudicial. Normalmente, esta é a primeira a ir embora no processo de emagrecimento.

Banana verde
Esse efeito ficou mais do que comprovado em uma pesquisa realizada pela Universidade do Estado de Louisiana e publicada no Journal of Obesity. De acordo com o estudo, esse amido estimula hormônios que fazem o organismo se sentir satisfeito e sinalizam que é hora de parar de comer.

Pouco carboidrato e porções generosas de peixe, azeite e amêndoa. Essa combinação vai estimular seu corpo a queimar os últimos estoques de gordura. Se você não consegue livrar a área daquela gordura teimosa que esconde o resultado dos seus abdominais, vale arriscar, por dois dias, uma dieta mais radical.