É verdade que por um ponto passam infinitas retas?

Perguntado por: osalgueiro3 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

Um axioma importante e muito útil na Geometria envolve o estudo do ponto, da reta e do plano. Por um único ponto passam infinitas retas. Por dois pontos distintos A e B passa uma única reta. Para determinarmos um plano necessitamos de pelo menos três pontos.

Retas coincidentes
Duas retas são classificadas como coincidentes quando possuem infinitos pontos em comum.

Três pontos distintos são sempre coplanares. Quatro pontos distintos determinam duas retas. Por quatro pontos todos distintos pode passar uma só reta.

Por um ponto passam infinitas retas. Existem infinitos pontos dentro e fora do plano. Para determinar uma reta é necessário dois pontos distintos.

Então, se queremos verificar se um ponto pertence ou não à reta, basta substituirmos e pelos valores das coordenadas do ponto que queremos verificar se pertence ou não à reta.

A reta é formada por infinitos pontos que estão alinhados. Ela é ilimitada nos dois sentidos. Quando construímos uma reta devemos utilizar letras minúsculas para representá-la.

As retas são linhas sem curvas que devem estar alinhadas em uma dimensão, espaço ou plano. Existem vários tipos no estudo da geometria. As mais comuns são as inclinadas, horizontais, verticais, paralelas, coincidentes, reversas, coplanares, transversais, perpendiculares e retas concorrentes.

Uma semirreta possui apenas um ponto de origem, ou seja, enquanto uma reta é infinita nos dois sentidos, uma semirreta só é infinita em um só sentido. Ela possui dois pontos, um ponto é a origem, o outro é um ponto de passagem.

Tipos de Retas
Indicamos as retas paralelas com duas barras. Retas Perpendiculares: possuem um ponto em comum. A intersecção forma quatro ângulos retos (90°) no plano. Retas Transversais: São definidas como retas que possuem intersecção com as outras, em pontos diferentes.

infinitas retas. infinitos pontos temos infinitas retas.

Retas paralelas: são retas que não possuem interseção e estão em um mesmo plano. Retas concorrentes são retas que têm um ponto em comum. As retas perpendiculares são retas concorrentes que formam entre si um ângulo reto. Retas reversas são retas que não têm interseção entre elas e que não são paralelas.

Resposta. Resposta: Por um ponto passam infinitas retas. Por dois pontos distintos passa uma única reta.

Por dois pontos passa uma única reta. Por três pontos não colineares passa um único plano. Se dois pontos de uma reta pertencem a um plano, então todos os pontos da reta pertencem ao plano.

A menor distância entre dois pontos é sempre uma reta porém, somente na geometria euclidiana.

O ponto é um objeto que não possui definição, dimensão e forma. Por isso, é impossível encontrar qualquer medida nele, como comprimento, largura, altura, área, volume etc.

Duas retas são classificadas como paralelas quando não têm ponto em comum. (II) – Concorrentes têm um único ponto em comum. (I) – Coincidentes têm infinitos pontos em comum. (III) – Paralelas não têm nenhum ponto em comum.

As retas são conjuntos de pontos que não fazem curvas. Elas são infinitas para as duas direções. Como esses pontos não estão no mesmo lugar, é possível medir a distância entre eles. Entretanto, como os pontos continuam não tendo dimensão ou forma, não é possível medir sua largura.

y – y0 = m (x – x0)
Essa equação formada é chamada de equação fundamental da reta. Dessa forma podemos concluir que a equação fundamental da reta é obtida por um ponto pertencente a essa reta mais o seu coeficiente angular, ficando sempre em função de outro ponto.

Reta tangente: Uma reta tangente a uma circunferência é uma reta que intercepta a circunferência em um único ponto P. Este ponto é conhecido como ponto de tangência ou ponto de contato.

A equação geral da reta é a equação ax + by + c = 0, com a e b diferentes de 0. Os pontos pertencentes à reta satisfazem a sua equação geral. Podemos encontrar a equação da reta sabendo quais são os dois pontos pertencentes à reta.