É verdade que vai ter o quarto ano do ensino médio?

Perguntado por: iazambuja . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.6 / 5 20 votos

Em 2022, foram apenas 77, o que levou o governo a extinguir o 4º ano. Iniciativa do então secretário Rossieli Soares no governo Doria (ex-PSDB), o 4º ano do ensino médio não está nos planos da gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos).

A nova estrutura permite que os alunos escolham itinerários formativos alinhados com seus interesses, o que resulta em um aprendizado mais individualizado e engajador. Além disso, o Novo Ensino Médio 2023 tem um forte enfoque em habilidades e competências.

Em 2024, o ciclo termina, com os três anos do ensino médio.

Vinculado ao MEC, o Conselho Nacional de Educação vai sugerir às redes públicas de ensino que implementem o 4º ano com matrícula opcional para os estudantes. Essa recomendação havia sido feita às secretarias de educação durante a pandemia e agora será retomada, de acordo com Luiz Curi, presidente do órgão.

O Governo Federal anunciou a suspensão do cronograma nacional de implementação do Novo Ensino Médio. A portaria que suspende os processos tem como objetivo ampliar as discussões e debates acerca da aplicação dos novos modelos, reforçando o potencial benefício aos estudantes.

Quem pode cursar o 4º ano do ensino médio? Para poder cursar o 4º ano do ensino médio, é preciso ter concluído o terceiro. Além disso, basta ter o desejo de continuar os estudos por mais um ano letivo.

O Novo Ensino Médio entrou em vigor em 2022 e a mudança está sendo gradual, começando pelo 1º ano dessa etapa e atingindo todos os três anos até 2024.

10 anos de idade

O 5º Ano é a última série dos Anos Iniciais do Fundamental. Voltado para crianças de 10 anos de idade, o 5º ano procura ampliar e aprofundar conceitos aprendidos ao longo do ciclo, preparando os alunos para absorver os conhecimentos que serão apresentados nos Anos Finais.

Como fica a partir de 2024:
A divisão em duas etapas permanece, mas o foco da prova não é mais conteudista, ou seja, os estudantes vão responder questões interdisciplinares cujo foco é medir a capacidade argumentativa e analítica do jovem.

No centro das mudanças propostas pelo Novo Ensino Médio está o currículo mais flexível. O modelo deixa de ter 13 disciplinas obrigatórias e passa a ser composto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelos itinerários formativos, dentre os quais o aluno pode optar pelo que mais se encaixa em seu projeto de vida.

As principais mudanças do Novo Ensino Médio são o aumento da carga horária dos estudantes, a adoção de uma base comum curricular e a escolha dos itinerários formativos por parte do aluno.

Ele também deve mudar os prazos para que o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) seja alterado. A prova avalia estudantes do 3º ano do médio. O ensino médio é um das etapas de ensino com mais problemas no País, com 90% dos concluintes sem saber o que se espera em Matemática e 60%, em Português.

Nesta quarta-feira (12), o ministro da Educação, Camilo Santana, disse que a "preocupação" com o Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ) e as "distorções" na implementação do Novo Ensino Médio levaram à suspensão do cronograma do novo modelo.

Pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB – Lei 9.394, de 1996), um aluno não pode ser aprovado caso apresente uma quantidade de faltas superior a 25% das horas-aula dadas no ano letivo. A LDB determina que o ano escolar deve ter 200 dias letivos.

Lembremos que o Novo Ensino Médio foi aprovado com uma canetada no governo de Michel Temer, sem discussão, sem debate e sem a sensibilidade para entender que não há uma estrutura básica para atender as demandas desse novo plano de educação.

20/04/2023 - Dia de Acolhimento pela Paz e Sensibilização das Ações Positivas nas Escolas.

O exame continuará em 2024 com o formato atual, e não será reformulado como estava previsto. Em entrevista ao jornal Diário do Nordeste, o ministro da Educação, Camilo Santana, disse que será suspensa "qualquer mudança no Enem em relação a 2024 por conta dessa questão do novo ensino médio".

Terminei meus estudos em escolas regulares, porém, gostaria de refazer o ensino fundamental ou médio. Existe essa possibilidade? Informamos que uma vez concluído o ensino fundamental ou ensino médio não é possível refaze-los, pois já existe um registro de conclusão publicado.