Em qual escola literária estamos atualmente?

Perguntado por: rmoreira5 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Começou após o encerramento do pós-modernismo, por volta da metade do século XX.

A Literatura é uma arte produzida com palavras. Sua definição específica depende de questões diversas, tais quais de ordem social, histórica, cultural etc. A Literatura tem papel fundamental na construção do homem enquanto sujeito e cidadão.

A literatura contemporânea brasileira é caracterizada pela mistura de tendências das escolas literárias anteriores. Ela surge em um período pós moderno conflitante e plural, trazendo marcas de seu contexto histórico e movimentos de ruptura, inovação e ressignificação para a prosa e poesia.

Escolas literárias e descrição. Ao todo, existem 14 escolas literárias no mundo e no Brasil, são elas: Trovadorismo, Humanismo, Classicismo, Quinhentismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo, Modernismo e Tendências Contemporâneas (Pós Modernismo).

Ela contribui para o enriquecimento cultural e intelectual da sociedade, estimulando o debate e a reflexão sobre questões relevantes. A literatura contemporânea também pode ser uma fonte de entretenimento e prazer estético, proporcionando experiências emocionais e imaginativas aos leitores.

Tendências Contemporâneas são manifestações artísticas que surgiram no final do século XX, e perduram até hoje. Um dos primeiros nomes dessa tendência é Ariano Suassuna, autor de “O Auto da Compadecida”.

A literatura está presente em nosso cotidiano há séculos, e a partir dela podemos estudar como as pessoas viviam em outros tempos. Por meio dos livros, é possível testemunhar como era viver em períodos de guerras, regimes ditatoriais e transformações sociais que mudaram a forma como conhecemos o mundo hoje em dia.

O papel da literatura hoje é o mesmo papel que a literatura sempre teve que é o de ser literatura. Por mais que livros e narrativas nos ajudem a ser seres humanos mais empáticos, mais conscientes e, especialmente, que a literatura nos ajude a pensar a realidade, a literatura não tem a obrigação de ter um papel.

Como as outras artes, a literatura também pode ter a função de simplesmente entreter o leitor, ou seja, divertir e proporcionar algum tipo de prazer, como relaxamento e diversão. Essa é a função mais básica da literatura, pois, na realidade, o leitor sempre está em busca de textos literários que possam envolvê-lo.

Metalinguagem, experimentalismo formal, engajamento social, mistura de tendências estéticas são algumas marcas dos textos contemporâneos.

Cenário mundial. Como foi mencionado anteriormente, a literatura contemporânea se desenvolveu a partir da metade do século XX. O contexto mundial, naquele momento, era uma sociedade que havia passado por duas grandes guerras mundiais, além da crise econômica de 1929, bem como o crescimento da Guerra Fria.

A literatura brasileira contemporânea tem múltiplos aspectos mas, em geral, é focada na vida urbana e em algumas de suas características: a solidão, a violência, as questões políticas e o controle da mídia.

Há também algumas Escolas Literárias europeias que não chegaram ao Brasil, mas que, além de influenciar a Literatura Brasileira, costumam cair no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). São elas: Trovadorismo (1189 a 1418); Humanismo (1418 a 1527);

A literatura brasileira pode ser dividida em duas grandes eras, momentos que acompanharam a evolução política e econômica do país: a Era Colonial e a Era Nacional, separadas por um período de transição que corresponde à emancipação política do Brasil.

Conheça as principais escolas literárias que podem estar no vestibular

  • Barroco. Essa escola tem textos bastante reflexivos. ...
  • Arcadismo. ...
  • Romantismo. ...
  • Realismo e naturalismo. ...
  • Parnasianismo. ...
  • Simbolismo. ...
  • Pré-Modernismo e Modernismo.

Conforme mostra a imagem, a Literatura Contemporânea é o assunto que mais cai na prova do Enem, com 36,4% de incidência; depois, aparece o Modernismo, que envolve as três gerações modernistas e tem 23,6% de presença no exame.

Quinhentismo (1500 – 1601)
Primeira das escolas literárias do Brasil, o Quinhetismo tinha como característica os textos pedagógicos e informativos sobre a nova terra. Os principais autores foram Pero Vaz de Caminha, Gândavo e José de Anchieta.

O Quinhentismo foi um movimento histórico e literário que compreendeu as manifestações culturais escritas no primeiro século da colonização brasileira. Em linhas gerais, é possível reconhecer dois grupos de composição textual na época: os textos de informação e a literatura de formação.

A literatura pode ser narrativa, poética ou teatral. Os gêneros literários são três: narrativo ou épico, lírico e dramático.