Em qual etapa ocorre a limitação da incapacidade do indivíduo?

Perguntado por: upeixoto . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Além disso, as ações na fase secundária também têm como meta interromper ou reduzir a disseminação da doença em uma população específica. Esta fase também é dividida em dois níveis: Diagnóstico precoce e Limitação da incapacidade.

Níveis de prevenção em Saúde

  • Prevenção primária.
  • Prevenção Secundária.
  • Prevenção Terciária.
  • Prevenção Quaternária.
  • Prevenção Quinquenária.

A limitação funcional se refere a habilidade de um indivíduo, porém sem referência às exigências situacionais. A incapacidade pode ser entendida como uma fenda entre a capacidade pessoal e a demanda do meio ambiente.

A prevenção primária inclui ações voltadas a impedir a ocorrência das doenças antes que elas se desenvolvam no organismo dos pacientes. Refere-se ao período pré-patogênico e diz respeito a ações sobre agentes patógenos e seus vetores.

O período patogênico mostra as mudanças que se apresentam no hospedeiro uma vez realizado um estímulo efetivo. O horizonte clínico marca o momento em que a doença é aparentemente clínica.

São ações voltadas para evitar a exposição a fatores de risco. No caso do câncer, os principais são o álcool, o tabagismo, a obesidade, a exposição solar, alguns vírus e hereditariedade (o único fator que não é possível prevenir de forma primária).

PRÉ-PATOGÊNICO
Esta fase se estende até o início dos sintomas e pode ser tão breve quanto segundos, para hipersensibilidade e reações tóxicas, ou pode durar por décadas, a exemplo de algumas doenças crônicas. Variações de duração podem estar presentes, inclusive, para uma mesma doença [2].

Princípios de promoção da saúde
Concepção holística. Intersetorialidade. Empoderamento. Participação social.

Fundamentalmente, prevenção primária é a prevenção propriamente dita, ou seja, tomar medidas antes que a doença ocorra – enquanto prevenção secundária se refere ao tratamento da doença, a fim de evitar maiores complicações.

Ex: campanhas anti-tabagismo para fumantes; campanhas de vacinação. PREVENÇÃO SECUNDÁRIA: detecção precoce da doença já estabelecida. Ex: exame citopatológico de colo uterino; mamografia de rotina. PREVENÇÃO TERCIÁRIA: reabilitação de quem já tem a doença clinicamente detectável.

Nesse contexto de prevenção criminal, destacam-se três modelos: prevenção primária, secundária e terciária. A prevenção primária tem como objetivo principal o combate aos fatores indutores da criminalidade antes que eles incidam sobre o indivíduo. Atua na raiz do delito, neutralizando o problema antes que ele apareça.

Deficiente: falto, falho, carente; incompleto, imperfeito. Incapacidade: falta de capacidade; inaptidão. Incapacitado: diz-se de, ou indivíduo que, por incapacidade física ou psíquica, não tem a faculdade de realizar determinadas tarefas.

A invalidez permanente pode ser definida como o estado de uma pessoa (trabalhador) que sofre de alguma sequela de acidentes ou de doenças e, por conta disto, está impossibilitada de continuar e retornar com as atividades de trabalho.

Também chamada de incapacidade laboral, ela ocorre quando o trabalhador fica impossibilitado de exercer suas atividades no trabalho. Essa debilidade pode acontecer por diversos motivos, sendo os principais deles em decorrência de doenças ou acidentes.

A prevenção terciária está relacionada aos serviços de assistência e de reabilitação para evitar a deterioração clínica e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Ou seja, diferentemente do nível de atuação primária, o foco da atenção terciária é evitar complicações em pacientes já diagnosticados.

Como você já sabe, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são utilizadas para a atenção primária; as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), para a secundária; e os hospitais, para o acolhimento no nível terciário.

As medidas de controle de uma doença ou dano à saúde são organizadas ao redor dos quatro níveis de prevenção básicos: primordial, primária, secundária e terciária.

No período pré-patogênico há a atuação dos fatores de risco ambientais no indivíduo que apresenta predisposição aos agressores. O período patogênico compreende as fases de: patogenia precoce, que precede a da precoce discernível, seguidas pelas fases da patogenia avançada e a da convalescença.