Qual a terceira etapa de uma entrevista?

Perguntado por: lzaganelli . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
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Dependendo da organização, o teste de perfil psicológico pode ser aplicado na terceira fase de entrevista.

7 tipos de entrevista de emprego e seus objetivos

  • Entrevista de emprego técnica.
  • Entrevista comportamental ou por competências.
  • Entrevista com estudo de caso.
  • Entrevista simulada.
  • Entrevista coletiva.
  • Entrevista-painel.
  • Entrevista “de campo”

Por isso, serão definidas abaixo algumas das etapas que podem ser realizadas:

  • Atração de candidatos.
  • Triagem de currículos.
  • Entrevista.
  • Análise de indicadores de desempenho.

O processo de recrutamento e seleção pode variar de acordo com a empresa e o cargo pretendido, no entanto, existem três etapas da entrevista de emprego que podem ser comuns no mercado de trabalho. Compreender quais são essas etapas poderá ajudar você a saber o que esperar e como se comportar em cada uma delas.

Entenda quais são as etapas do processo seletivo

  • Definição do perfil.
  • Desenvolvimento do perfil.
  • Divulgação do perfil.
  • Triagem ou seleção.
  • Contato com o candidato.
  • Entrevista individual.
  • Negociação salarial e contratação.
  • Conclusão.

Quanto tempo uma empresa demora para chamar depois da entrevista. Em 44% dos casos, uma empresa demora até duas semanas para chamar depois da entrevista. Em 37% dos casos, uma empresa demora até uma semana para chamar depois da entrevista. Em apenas 4% dos casos, a empresa demora um dia para chamar.

Negociação. A fase final do processo seletivo é a negociação, que geralmente é feita pelo gestor responsável por aquela vaga, o mesmo que entrevistou o candidato. No entanto, também é comum que a entrevista seja feita por um profissional do departamento de Recursos Humanos (RH).

Muitas vezes, nessa reta final, o candidato tem a oportunidade de conversar com um tomador de decisão importante da empresa, o dono do negócio ou o presidente da companhia. Tratam-se de pessoas que têm o tempo bastante cronometrado, cerca de 30 ou 40 minutos, talvez. Com sorte, esse profissional dispõe de uma hora.

Espera-se que os alunos identifiquem que há uma bipartição da entrevista: a introdução/apresentação sobre o entrevistado; e a entrevista propriamente dita, com os turnos de fala do entrevistador (com perguntas prevalentemente) e do entrevistado (com respostas prevalentemente).

Características da Entrevista

  • Textos informativos e/ou opinativos.
  • Presença do entrevistador e do entrevistado.
  • Linguagem dialógica e oral.
  • Marca do discurso direto e da subjetividade.
  • Mescla da linguagem formal e informal.

A estrutura da entrevista compreende 3 momentos: uma introdução, as perguntas do(s) entrevistador(es) - respostas do(s) entrevistado(s) e uma conclusão. A entrevista é, geralmente, precedida por um título e, por vezes, por um subtítulo.

Um dos principais indícios de que o recrutador está interessado em te contratar é a demonstração de interesse na conversa de vocês. Se ele não demora para te responder, faz algumas perguntas além do esperado e tem interesse em ouvir o que você tem a falar são alguns sinais de que você está se saindo bem.

O currículo está entre as principais ferramentas que o RH pode consultar antes de contratar. É nele que o futuro colaborador evidencia sua trajetória profissional, com todos os seus pontos fortes. Na hora de avaliá-lo, a sugestão é considerar principalmente os objetivos, a formação e as experiências anteriores.

Na sua segunda entrevista, você terá a chance de "virar a mesa" e fazer perguntas que você não fez da primeira vez. Isso é bom porque você pode ter dúvidas conforme vai estudando e aprendendo sobre a empresa, seus funcionários e o trabalho em si.

5. Eles desejam que você tenha sorte em sua pesquisa. 'Se o entrevistador agradece seu interesse e deseja boa sorte em sua pesquisa. (Isso é) uma dica (clara) de que você provavelmente não vai (mais longe) ', diz Gordinier-Regan.

Uma das últimas etapas do processo de recrutamento e seleção é encaminhar as pessoas selecionadas como finalistas para a entrevista com gestores. Nesse momento, a liderança buscará conhecer quem foram os candidatos escolhidos pelo RH e identificar quais tem competências e personalidade mais próximas da equipe.