Em qual país veio a tradição cultural do teatro?

Perguntado por: olancastre . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

O teatro apareceu na Grécia Antiga, no séc. IV a.C., em decorrência dos festivais anuais em consagração a Dionísio, o deus do vinho e da alegria.

Tespis

A arte do teatro surgiu na Grécia Antiga, com a improvisação. Tespis foi o primeiro ator da história do teatro que se tem registro. No século V a.C., o ator deu vida ao primeiro monólogo ao interpretar o deus Dionísio, na Grécia Antiga, em Atenas.

O Teatro Grego foi uma manifestação artística muito importante no desenvolvimento da cultura grega. Além disso, serviu de influência e inspiração para outros povos da antiguidade, sobretudo, os romanos.

O historiador Lívio postulou que os romanos teriam experienciado a arte teatral pela primeira vez no século IV a.C., por meio de uma performance de atores etruscos. Beacham defende que essa civilização já teria conhecido "práticas pré-teatrais" há algum tempo antes do registrado.

Real Theatro São João

Primeiro teatro brasileiro
O Real Theatro São João foi o primeiro grande teatro construído no Brasil. Ele ficava localizado no Rio de Janeiro e foi inaugurado em 1813.

A história do teatro teve início na Grécia Antiga, em torno do século VI a.C. Nessa época, eram realizados rituais em louvor ao deus mitológico Dionísio, divindade relacionada à fertilidade, vinho e diversão. Assim, o teatro surge nesse contexto e em consequência dessas festas.

Para muitos historiadores, essa arte teve seu início por volta de 80.000 AC, por meio dos rituais descritos acima. Já, para outros, o teatro surgiu no momento em que o homem aprendeu a contar histórias e, assim, essa expressão evoluiu para uma posição mais lúdica, representada por danças e jogos.

No Brasil, o teatro surgiu no século XVI através das composições teatrais escritas pelos padres Jesuítas nas ações de divulgação da fé religiosa entre os índios. Foi só a partir do século XIX com a chegada da corte portuguesa no Brasil que a arte de representar começou a se desenvolver de forma mais intensa.

O teatro surgiu na Grécia Antiga, no séc. IX a.C. Consiste em representar uma situação e estimular sentimentos na audiência. A tríade: quem vê, o que se vê e o imaginado é o apoio do drama, pois ele exige uma reflexão propiciada através do ator ou conjunto de atores interpretando uma história.

O teatro teve sua origem no século VI a.C., na Grécia, surgindo das festas dionisíacas realizadas em homenagem ao deus Dionísio, deus do vinho, do teatro e da fertilidade.

Dioniso

Dioniso era considerado o deus do teatro. Dioniso era um deus fortemente cultuado entre os gregos, sendo seu culto marcado por rituais que envolviam o consumo desenfreado de vinhos, transes e orgias.

O início da história do teatro no Brasil tem como referência as exibições teatrais idealizadas por padres jesuítas durante o século XVI. Um nome de grande importância para a origem do teatro brasileiro foi o padre José de Anchieta (1534-1597), considerado o primeiro dramaturgo do país.

Os teatros gregos eram situados ao ar livre, em locais com uma boa acústica e divididos em áreas.

Usavam máscaras e fantasias, cantavam, dançavam e encenavam mas não travavam diálogos. No antigo Egito, além dos deuses, os faraós também eram homenageados com rituais. Com o passar do tempo formaram-se os grandes rituais que futuramente se transformariam em espetáculos.

A influência renascentista vinda do continente trouxe as referências da cultura grega, do humanismo e do cientificismo e a autonomia da Inglaterra perante o continente e a Igreja foram definitivas para o nascimento desse movimento teatral tão importante para a cultura ocidental.

Poderíamos citar três teatros italianos, exemplares primeiros da adoção desta estruturação de palco que permaneceram intactos até os dias atuais: Teatro Olímpico de Vicenza, projetado pelo arquiteto Andrea Palladio, em 1581; o Teatro de Abbioneta, projetado por Scamozzi, em 1590 e o Teatro Farnese, projetado por ...

O teatro ocidental, esse que conhecemos nos dias atuais, surgiu no século VI a.C., na Europa, Grécia. Nesse período, aconteciam festas na primavera para comemorar a colheita da uva e homenagear o deus do vinho, do teatro e da fertilidade, chamado Dionísio.