Em que ano foi o tsunami na Tailândia?

Perguntado por: oconceicao . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

26 de dezembro de 2004

No dia 26 de dezembro de 2004, quando a terra tremeu sob as águas do Oceano Índico, poucos podiam imaginar o alcance e a gravidade das consequências. O tsunami - uma série de ondas gigantes - provocado pelo intenso terremoto atingiria 14 países, a maioria na Ásia, com uma força devastadora.

Um total de 2 tsunamis desde 2004 já mataram 8.212 pessoas na Tailândia. Portanto, os tsunamis ocorrem apenas raramente aqui. O maior tsunami já registrado na Tailândia atingiu uma altura de 19,60 metros.

Ondas gigantes, geradas por um terremoto de 9.2 na escala Richter, levaram à morte de pelo menos 227 mil pessoas em 14 países, segundo Escritório das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres. Os mais atingidos foram Indonésia, Sri Lanka, Índia e Tailândia.

Neste caso, porém, foi só o começo. No dia 26 de dezembro de 2004, quando a terra tremeu sob as águas do Oceano Índico, poucos podiam imaginar o alcance e a gravidade das consequências.

Tsunâmis são uma ocorrência frequente no Oceano Pacífico: aproximadamente 195 eventos desse tipo já foram registrados.

Não se aproxime do mar até o alerta ser retirado e vá para um local seguro. Fuja para um lugar mais alto possível! Se estiver no mar, afaste-se imediatamente. Não aproxime do mar até o alerta de tsunami ser retirado.

família Bastos

A família Bastos foi mais uma das sobreviventes daquele que é considerado um dos piores desastres naturais dos últimos séculos.

O maremoto foi causado por uma subducção que desencadeou uma série de tsunâmis devastadores ao longo das costas da maioria dos continentes banhados pelo Oceano Índico, o que causou a morte de estimadas 227 898 pessoas em 14 países diferentes e inundou comunidades costeiras com ondas de até 30 metros de altura.

O governo japonês informou nesta segunda-feira que o tsunami do dia 11 de março avançou em até 40 quilômetros para dentro do território do país.

As ondas geradas por tsunamis diferem das ondas normais pelo fato de que possuem um comprimento de onda muito maior, como pode ser observado na animação abaixo; enquanto ondas comuns tem um comprimento de aproximadamente 150 m, uma onda gerada por um tsunami possui um comprimento de até 100 km.

O impacto foi sentido até no leste da África. A Indonésia foi o país mais atingido, seguida por Sri Lanka, Índia e Tailândia. Considerado um dos mais mortais desastres naturais da história, o tsunami deixou uma devastação incomensurável, muito maior do que suas 230 mil vítimas fatais.

Depois disso tudo, você deve estar se perguntando: e o Brasil, por que não é afetado por terremotos? Na verdade, não ocorrem terremotos de grande intensidade, pelo fato do País estar localizado no centro de uma placa tectônica – a Sul-Americana –, e os maiores abalos ocorrerem nas bordas das placas.

De acordo com a Avaliação Nacional de Risco, Portugal Continental apresenta um alto risco de tsunamis, sendo considerado um fenómeno HILP (High Impact - Low Probability), Alto Impacto - Baixa Probabilidade.

No Brasil, também são registrados terremotos, porém de pequena intensidade. Em agosto de 2022, por exemplo, 8 tremores de terra foram registrados na costa do estado do Rio Grande do Norte. Segundo a Rede Sismográfica Brasileira, o maior evento teve magnitude 3.7 e chegou a ser sentido pela população.

Entre as maiores tragédias, a lama também matou 436 pessoas nos deslizamentos de Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo, em 18 de março de 1967; 272 pessoas com o rompimento da barragem pertencente à empresa Vale, em Brumadinho (MG), no dia 25 de janeiro de 2019; 135 pessoas nos deslizamentos e inundações após as ...

Entre os eventos adversos, as secas e estiagens foram as mais recorrentes, sendo responsáveis por 40% dos problemas ambientais no Brasil em 2022. Já as fortes chuvas, as enxurradas, as inundações e os alagamentos representam, juntos, 15,7% das ocorrências.

A recente tragédia de Petrópolis e Itaguaçu no Rio de Janeiro, fez com que o Brasil relembrasse novamente outras catástrofes naturais dos últimos anos. Quatro lugares em específico ficaram conhecidos pelo drama de quem tentava sobreviver e via seu lar sendo destruído. Itaguaçu, Petrópolis, Brumadinho e Mariana.

Mas, áreas adjacentes verão uma queda no seu nível à medida que a água é puxada para cima no olho do furacão." O fenômeno também ocorre com a chegada de tsunamis, quando a água de uma praia é puxada para dentro do mar para alimentar a onda - causando a redução do nível do mar.

Tipicamente, cerca de dez minutos antes de um tsunami, o mar recua da costa, expondo parte do leito marinho. Se a inclinação for rasa, este recuo pode exceder 800 metros. As pessoas inconscientes do perigo podem permanecer na costa, devido à curiosidade, mas este pode ser um sinal de advertência da vinda de um tsunami.

Sonhar com tsunami pode indicar a perda da estabilidade emocional do sonhador, apontando a necessidade de reorganizar e reencontrar o equilíbrio dentro de si mesmo.