Em que ano surgiu a demografia?

Perguntado por: rcavalcante . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

1855

O termo demografia foi utilizado pioneiramente pelo pesquisador Achille Guillard, no livro Elementos de Estatística Humana ou Demografia Comparada, lançado em 1855.

A DEMOGRAFIA é a disciplina que coleta, analisa e interpreta dados populacionais, relacionando-os com fatores educacionais, da saúde, do território, da economia e do meio ambiente.

O termo pode ser entendido, literalmente, como o estudo do povo. Também conhecida como Geografia da População, a demografia tem como base a análise e a interpretação dos mais diversos dados quantitativos, principalmente aqueles oriundos da estatística.

Uma das principais causas da explosão demográfica foram os avanços tecnológicos proporcionados pela Revolução Industrial. Após o início desse período, observou-se um acentuado processo de migração do campo para as zonas urbanas.

Importância da demografia
A demografia nos auxilia na compreensão das dinâmicas populacionais, da sua composição e da forma como um determinado conjunto de indivíduos evolui tanto no tempo quanto no espaço.

A primeira foi a Teoria Malthusiana, elaborada no final do século XVIII pelo pastor e economista inglês Thomas Malthus, que publicou a obra Ensaios sobre os princípios da população, onde escreve suas concepções acerca do crescimento populacional e suas consequências para o mundo.

Os postulados dessa teoria foram discutidos a primeira vez no fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945. Na conferência de paz que deu origem à ONU (Organização das Nações Unidas), foram discutidas as estratégias para evitar uma nova guerra. Os participantes concluíram que somente a paz pode reduzir as desigualdades.

Conceitos demográficos são os referenciais utilizados no campo da demografia para o estudo e análise das dinâmicas populacionais. Eles são importantes porque nos auxiliam a caracterizar uma determinada população e compreender como ela evolui e a forma como esse conjunto de indivíduos se relaciona com o espaço.

Demografia analítica: responsável pela elaboração metodológica e fornecimento de dados; Demografia política: a aplicação dos estudos anteriores em políticas públicas voltadas para o controle populacional e melhorias na qualidade de vida da sociedade.

a China é o país

Com 1,412 bilhões de habitantes, a China é o país mais populoso do mundo. Em termos de população, o Brasil está no 6º lugar. Com uma área de 8,52 milhões de km², o Brasil ocupa inclusive o 5º lugar em uma comparação global. O Portugal muito menor está em 112º lugar.

A etnia chinesa Han é o maior grupo étnico do mundo, sendo 19% da população global em 2011.

1890

Em três ocasiões, conturbações políticas no país impediram que o levantamento fosse executado: 1880, 1910 e 1930. O primeiro Censo do Brasil República ocorreu em 1890, com o questionário entregue ao chefe da casa 15 dias antes da data-base.

No ano 1000 a população mundial alcançou a cifra de 330 milhões. Por volta de 1350 a população chegou a 370 milhões e pela primeira vez teve uma queda devido à peste bubônica.

A região Sudeste é a que concentra o maior número de residentes no Brasil. Em 2018, eram 42,2% do total de 207,9 milhões de pessoas no país. Em 2012, os residentes eram 197,7 milhões. A segunda região mais populosa é a Nordeste (27,2%), seguida do Sul (14,3%), do Norte (8,6%) e do Centro-Oeste (7,7%).

A literatura sugere que o processo de envelhecimento da população está associado a redução do ritmo de crescimento da economia devido diversos fatores: redução da produtividade do trabalho, redução da taxa de investimento e aumento das despesas previdenciárias com maior carga de tributos sobre a geração ativa presente.

Atualmente, a população brasileira é de 190.732.694 habitantes (dados do IBGE no censo de 2010) e, segundo as avaliações, deverá atingir 228 milhões de habitantes até o ano de 2025.

Resposta:A demografia estuda o perfil e a evolução das populações humanas no tempo e no espaço. Para isso, faz uso de conceitos e indicadores demográficos expressos quantitativamente, ou seja, na forma de dados estatísticos.

A formação de demógrafos no Brasil, ao longo do tempo, combinou várias formas de ensino: cursos de sensibilização, de curto prazo; disciplinas em programas de outras áreas de conhecimento; cursos de especialização; e programas de mestrado e doutorado.

As principais teorias demográficas que abordam o ritmo de crescimento populacional são a malthusiana, a neomalthusiana, a reformista e a de transição demográfica.

A teoria populacional reformista surge no pós Segunda Guerra Mundial, e traz uma visão contrária as teorias Malthusiana e a Neomalthusiana (sua contemporânea), que acreditam no subdesenvolvimento dos países como resultado do alto índice populacional, do outro lado os reformistas consideram que esse crescimento da ...

A teoria da Transição Demográfica foi criada pelo americano Warren Thompson no fim da década de 1920, com o objetivo de contestar a Teoria Demográfica Malthusiana.