Em que consiste o efeito luminoso?

Perguntado por: rpinheiro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 13 votos

Efeito luminoso: Em determinadas condições, a passagem da corrente elétrica através de um gás rarefeito faz com que ele emita luz. As lâmpadas fluorescentes e os anúncios luminosos são aplicações desse efeito. Neles há a transformação direta de energia elétrica em energia luminosa.

O efeito magnético é aquele que se manifesta pela criação de um campo magnético na região em torno da corrente. A existência de um campo magnético em determinada região pode ser constatada com o uso de uma bússola: ocorrerá desvio de direção da agulha magnética.

O efeito químico ocorre em determinadas reações químicas quando elas são percorridas por uma corrente elétrica. Esse efeito é muito utilizado no recobrimento de metais, por exemplo.

Além do chuveiro elétrico que já citamos, podemos aproveitar o Efeito Térmico nos ferros de passar roupas, nos aquecedores elétricos, nos soldadores elétricos, nos secador de mãos, nos fogões elétricos, nos fornos elétricos, nas lâmpadas incandescentes, nos fusíveis, nos disjuntores elétricos, etc.

O efeito Joule é o fenômeno físico em que a passagem de corrente elétrica por um corpo ocasiona uma elevação de sua temperatura, devido às colisões entre cargas. Efeito Joule é o fenômeno que causa o aquecimento e derretimento da camada protetora dos fios.

Existem dois tipos de corrente elétrica: corrente direta e corrente alternada.

A primeira Lei de Ohm diz que a corrente elétrica é diretamente proporcional à diferença de potência aplicada. Já na segunda Lei de Ohm, ele determina que a resistência elétrica do condutor tem relação direta com constituição do material e é proporcional ao seu comprimento.

São eles:

  • Diamagnetismo.
  • Paramagnetismo.
  • Ferromagnetismo.
  • Ferrimagnetismo.
  • Antiferromagnetismo.

Os principais efeitos são: efeito térmico, efeito químico, efeito magnético e efeito fisiológico.

Efeito fisiológico – resulta da passagem do fluxo elétrico por organismos vivos, podendo agir diretamente no sistema nervoso muscu- lar e cardíaco (GUYTON; HALL, 2002).

A corrente de um circuito é diretamente proporcional à tensão e inversamente proporcional à resistência. Dela, extrai-se a seguinte fórmula básica: Ou seja, I=V/ R, sendo: I: Corrente elétrica, dado em ampere (A).

A intensidade de corrente elétrica consiste na quantidade de carga elétrica que atravessa a secção reta de um condutor na unidade de tempo. A intensidade de corrente representa-se por I e a sua unidade SI é o ampere em homenagem ao físico e matemático francês André Ampère (1775-1836).

Em 1809, Humphry Davy, importante químico britânico da Royal Society, cria um arco luminoso a partir de uma tira fina de carbono colocada entre os dois polos de uma bateria. Esse experimento daria origem à famosa lâmpada de Davy e seria o princípio fundamental por trás das lâmpadas elétricas.

O efeito joule permite o funcionamento de vários aparelhos utilizados no nosso dia a dia, sendo essa a sua vantagem. A baixa resistência pode provocar um curto circuito e essa é a sua desvantagem, o que pode, no entanto, ser resolvido por isolamentos bem feitos.

A lei de Faraday foi de suma importância para o desenvolvimento do eletromagnetismo, uma vez que ela revela a existência de uma relação direta entre fenômenos elétricos e magnéticos, esses que foram tratados como fenômenos de natureza distinta durante muitos anos.

Efeito luminoso: Em determinadas condições, a passagem da corrente elétrica através de um gás rarefeito faz com que ele emita luz. As lâmpadas fluorescentes e os anúncios luminosos são aplicações desse efeito.

A Segunda Lei de Ohm descreve para a resistência elétrica de um condutor homogêneo de seção transversal uniforme: Quanto maior a área da seção transversal A menor é a sua resistência elétrica. Quanto maior o seu comprimento l maior a sua resistência elétrica.

O arco elétrico, também conhecido como arco voltaico, é basicamente o resultado de um curto-circuito. Ou seja, é o acontecimento que surge devido a uma descarga elétrica entre dois polos, superior à resistência do ar e mantida pela formação de gases que agem como meio condutor para a corrente elétrica.

A corrente elétrica é um fenômeno que ocorre nos condutores elétricos quando suas cargas se movem de forma ordenada devido a uma tensão gerada por uma diferença de potencial (ddp). Esse movimento pode ocorrer de forma oscilatória, corrente alternada (CA), ou de forma direta, corrente contínua (CC).