O que é efeito vulcânico?

Perguntado por: rpeixoto . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.2 / 5 7 votos

O efeito vulcânico ocorre em função do acúmulo de pressão homeostática, cuja raiz está na falta de sonecas - ou sonecas curtas demais - ao longo do dia. Trata-se de algo contraditório; isso porque, apesar do grande cansaço, o bebê aos poucos fica ao mesmo tempo exausto e incapaz de dormir.

Como melhorar o sono do bebê e impedir o efeito vulcânico
– O primeiro passo é descobrir a rotina ideal para a faixa etária da criança e ajustá-la, além de suprir as necessidades emocionais dela, mas por quê? Porque a primeiríssima coisa pra que o sono melhore é descansar o pequeno.

Como evitar o ciclo vulcânico: a importância das sonecas
Uma das principais atitudes a serem tomadas para evitar o ciclo vulcânico é observar os sinais de sono do bebê. Constatando esses sinais, você poderá garantir que seu pequeno tire sonecas de qualidade, antes que o cortisol se manifeste.

Como evitar a hora da bruxa?

  1. Se possível, mantenha a amamentação. Se o seu bebê ainda mama no peito, continue alimentando-o dessa forma mesmo que a produção de leite diminua com o passar do dia. ...
  2. Tenha uma rotina de sono para o bebê. ...
  3. Evite estimular demais o bebê.

Se notar que o seu bebê dorme muito durante o dia, vá gradualmente diminuindo o tempo das sonecas. Assim que a criança acordar, estimule-a com brincadeiras e mantenha-a acordada o maior tempo possível. Prefira deixar as brincadeiras agitadas e divertidas para o dia, assim o bebê se mantem desperto.

A pedra vulcânica é uma pedra muito porosa, altamente absorvente e é ideal para ser usada como colar de aromaterapia e em diferentes detalhes nos acessórios. Essa pedra é o resultado das duas forças mais intempestivas da natureza: o magma dos vulcões e a força das ondas do mar.

A “hora da bruxa” é um momento do dia em que um bebé (mesmo estando antes super feliz) entra num período extremamente agitado, o que ocorre normalmente com frequência diária no fim da tarde ou noite. Normalmente nesta hora nada do que costuma acalmar o bebé durante o dia parece funcionar…

Essa é a famosa crise dos 3 meses — a primeira da vida dos pequenos! Se você é uma mamãe de primeira viagem, dizemos isso porque, via de regra, as crianças mudam o seu comportamento a cada 3 meses até completar 1 ano. Esses períodos são conhecidos como as crises dos 3, 6, 9 e 12 meses.

Quando um bebê muda o padrão de sucção que fazia na mama para a sucção dos bicos, ele tem dificuldades em extrair o leite e chora, se debate, pega e solta a mama várias vezes, movimenta-se e a mãe associa à falta de leite ou alguma dor.

A regressão do sono do bebê é quando uma criança que tem dormido bem até agora começa a acordar mais do que o normal. Esse fenômeno pode ocorrer em diferentes momentos, é mais comum aos 4, 6, 11 e 18 meses e aos 2 anos. Essas mudanças nos padrões de sono geralmente coincidem com as mudanças no desenvolvimento.

As regressões do sono do bebê geralmente duram cerca de duas a quatro semanas – o tempo para a criança se acostumar com uma nova rotina ou marco ou se recuperar de uma doença – embora a duração exata dependa da causa e possa variar de bebê para bebê.

7 dicas para o seu recém-nascido dormir feito um bebê

  1. Comece a embalar o bebê de maneira suave para dormir.
  2. Feche as cortinas do quarto.
  3. Se precisar falar alguma coisa, use um tom de voz baixo e suave.
  4. Ligue um brinquedo relaxante que emita sons ou toque músicas tranquilas.

Sendo assim, seguem os três principais motivos para os bebês e crianças terem essa dificuldade em iniciar o sono: Ambiente inadequado para que o sono aconteça; Falta de sono suficiente para adormecer; Passou da hora de dormir e seu filho está extremamente cansado.

Colocar a mão na cabeça, no mesmo lugar, por diversas vezes; parar de realizar atividades que gosta bruscamente (brincar), além de evitar esforços físicos e claridade, podem ser alguns sinais de que a criança está realmente com dor.

O bebê precisa se sentir seguro, precisa do vínculo dos pais, precisa da presença e do cuidado de alguém para se acalmar. Chorar e não ser atendido gera angústia e desamparo para o bebê. E essas sensações vão deixar importantes marcas que vão afetar o desenvolvimento emocional do bebê.

No entanto, a nossa pediatra consultada não recomenda deixar um bebê chorar até dormir: “eles, eventualmente, podem até dormir após chorar muito, mas só vão porque estão exaustos e ao perceberem que não serão acolhidos”, explica.

Ter um bebê que só dorme no colo é comum. Isso porque alguns bebês desenvolvem o hábito de dormir apenas no colo da mãe ou do pai desde recém-nascidos. O ideal seria, desde o início, acostumar o bebê a dormir sozinho, assim o infante não cria uma “dependência” e dorme sozinho sem despertar durante a madrugada.

O que é a crise dos 4 meses? A crise dos 4 meses se caracteriza por uma mudança brusca de comportamento com atitudes como rolar no berço, ficar irritado, chorar com mais frequência, ter maior sensibilidade a temperatura e a luz.

Colocar o bebê para mamar, por exemplo, é uma boa opção de solução momentânea. Isso porque o ato de sugar pode reduzir o reflexo do diafragma. Também é importante ter atenção à posição da criança no momento em que ela está mamando, se certificando que o pequeno esteja com a cabeça mais elevada.