Em que países existem leões?

Perguntado por: emedeiros . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

O leão [feminino: leoa] (nome científico: Panthera leo) é uma espécie de mamífero carnívoro do gênero Panthera e da família Felidae. A espécie é atualmente encontrada na África subsaariana e na Ásia, com uma única população remanescente em perigo, no Parque Nacional da Floresta de Gir, Gujarat, Índia.

Atualmente, existem duas espécies no mundo: o leão africano e o leão asiático. Entretanto, a população de leões asiáticos é muito pequena - existem apenas 600 animais vivendo na área do Parque Nacional da Floresta Gir, em Gujarat, na Índia.

A distribuição do leão-americano é heterogénea na América do Norte. São conhecidos exemplares no Alasca e Yukon, Califórnia e Flórida, mas aparentemente a espécie não chegou a colonizar a costa leste do Canadá e a zona nordeste dos Estados Unidos.

O leão-europeu era uma população de leão que habitava o continente europeu e que se encontra extinto desde o ano 100 d.C., quando os últimos indivíduos desta subespécie foram mortos na Grécia, em Itália e mesmo no norte de Espanha.

A maior parte dos leões que hoje vive na natureza são encontrados nas savanas da África e demais regiões semi-desérticas. Ele já foi extinto de muitas áreas de florestas da Ásia e Europa. Eles vivem em grupos de até 40 indivíduos, sendo em sua maioria fêmeas, lideradas pelo macho alfa.

Não, os leões não são nativos da China. Sabemos que são da África e Índia. Acredita-se que eles foram trazidos para a China da Ásia Ocidental, como presentes para o imperador na dinastia Han (25 dC – 220 dC), o que causou uma grande sensação entre os chineses.

Mas a maioria dos visitantes sai de lá se perguntando o porquê de não termos um leão entres os bichanos do recinto. A resposta é simples: o local participa de um programa de conservação e preservação que prioriza espécies brasileiras, do cerrado e ameaçadas de extinção.

hienas

Apesar de não possuírem predadores quando adultos, leões e hienas são concorrentes por ocuparem o mesmo nicho ecológico. Leões podem roubar a presa das hienas para se alimentarem, causando brigas entre as duas espécies mesmo sem que haja alimentos próximos.

Os leões africanos são Argélia, Botsuana, Egito, Líbia, Ilhas Maurício, África do Sul e Tunísia.

Isso ocorre porque Israel estava cheio de leões até cerca de 800 anos atrás, durante o período das Cruzadas. A espécie local, o Leão Asiático, foi encontrada em partes do Oriente Médio até o início do século 20. Hoje, a Índia é o único país onde esta espécie ameaçada de extinção vive em estado selvagem.

O leão asiático é um dos 5 grandes felinos que habitam a Índia atualmente, junto com o tigre de bengala, o leopardo das neves, o leopardo nebuloso e o leopardo indiano.

"Nenhum! Leão é só na África, pô. Não tem em nenhum outro lugar do mundo", disse o ex de Gabriela Pugliesi.

leão-do-atlas

Os espécimes empalhados encontrados em museus mostram que os leões machos possuíam cerca de 2,35 a 2,60 metros de comprimento total (incluindo a cauda). Provavelmente, o maior leão-do-atlas já registrado foi um macho de 2,80 metros de comprimento total, incluindo sua longa cauda de 75 cm.

O leão da montanha (Puma concolor), também chamado de cougar em inglês ou como puma ou onça-parda, no Brasil, é nativo das Américas. É o mamífero terrestre com a distribuição geográfica mais ampla no continente.

ligre

O maior ligre que já existiu, reconhecido como o maior felino do mundo pelo livro Guinness dos Recordes, foi Hércules, com 408kg e apenas três anos de idade. O ligre não existe na natureza, pois os tigres vivem nas florestas asiáticas e leões na savana africana.

Ele era o leão da montanha mais famoso da Califórnia. Provavelmente, dos Estados Unidos. Avistado pela primeira vez em 2012, recebeu o nome de P-22 pelos pesquisadores que fazem o monitoramento da espécie, a Puma concolor, também chamado de cougar em inglês ou como puma ou onça-parda, no Brasil.