Estou cansado posso ir no médico pedir atestado para folgar?

Perguntado por: azaganelli . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 16 votos

A legislação trabalhista determina que todo trabalhador formalmente registrado tem o direito de se ausentar de suas atividades quando se encontra com problema de saúde, isso vale para distúrbios que não só afetam a saúde física como também a saúde mental.

Após identificada a síndrome, a apresentação de atestado ao empregador dá direito a uma licença médica por um período mínimo de 15 dias, tempo no qual a remuneração é mantida pela empresa.

A presença de dois sintomas já pode ser considerada como caso suspeito. Os sintomas são: dor de cabeça, dor ou irritação na garganta, febre, dor no corpo, tosse, espirros, coriza, fadiga, obstrução nasal.

O CID Z 765, tem como descrição a pessoa está fingindo ser doente em uma simulação consciente, é chamado de atestado do fingimento ou da preguiça.

R53 - Mal estar, fadiga.

Entre as principais podemos citar:

  1. Acidentes de trabalho. ...
  2. Dor por motivos posturais. ...
  3. Lesões no joelho. ...
  4. Hérnia inguinal. ...
  5. Depressão e estresse. ...
  6. Doenças cardíacas. ...
  7. LER. ...
  8. Problemas urológicos.

Para obter um atestado médico de 3 dias, é necessário marcar uma consulta médica. Durante a consulta, peça ao médico que forneça um atestado carimbado com detalhes do seu quadro de saúde, se necessário.

3 no atestado médico. O CID Z76. 3 deve ser incluído no atestado médico caso o acompanhante de um paciente solicite o documento. Cabe ressaltar, no entanto, que a lei trabalhista tem limitações para obrigar um empregador a aceitar um atestado com esta especificação.

No top 10 de mentiras mais comuns para faltar ao trabalho, seguindo o “estou me sentindo doente”, estão: 65% – Tive uma emergência familiar; 60% – Tenho um problema pessoal; 60% – Tenho uma consulta no dentista/médico; 48% – Meu carro quebrou; 39% – Estou com uma doença contagiosa; 37% – Meus filhos estão doentes; 32% ...

Contudo, antes de qualquer coisa, é necessário ressaltar que qualquer doença psicológica pode justificar o afastamento de funcionário. Para tal, é preciso que a condição incapacite a pessoa de exercer as suas funções laborais, conforme explica o artigo 59 da Lei 8.213, de 1991.

O Atestado Médico é um direito do paciente, não podendo ser negado. No entanto, o conteúdo desse documento é de inteira responsabilidade do médico, devendo refletir estritamente seu parecer técnico. O médico tem liberdade de atestar o que achar conveniente e ético ao exercício de sua profissão.

Atestado médico é emitido em dias, e não em horas. Então, se o seu atestado é de 1 dia, ele vale para o dia, independente da hora que foi emitido para você, e não por 24 horas.

O tempo de afastamento do trabalho em portadores de hérnia de disco pode ser de até 15 dias ou mais que isso e, nesse último caso, o INSS deve ser acionado.

Risco de Justa causa
O CID Z76. 5 – “Pessoa fingindo ser doente” [simulação consciente] é usado por profissionais de saúde em atestados médicos para caracterizar uma situação em que uma pessoa finge estar doente com motivação óbvia. Portanto, não se trata de código de uma patologia a ser investigada.

O que muitos pacientes não sabem é que existe um CID, o Z76. 5, que informa que a pessoa está, de forma consciente, fingindo ser doente.

CID J11: o que significa? A CID J11 – Influenza (gripe) devida a vírus não identificado é uma infecção do sistema respiratório. Pode provocar Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Os sintomas da SG costumam durar poucos dias, mas a doença pode evoluir para uma pneumonia.

R11 - Náusea e vômitos.

CID F41: o que significa? O CID F41 – Outros transtornos ansiosos é caracterizado por crises de ansiedade que não são provocadas por uma situação específica, segundo definição do DATASUS.

CID R51 é o código para Cefaleia, segundo prevê a Classificação Internacional de Doenças.

A empresa pode recusar o atestado médico pode acreditar que o funcionário não apresenta problemas de saúde e que por consequência o trabalhador está mentindo. Contudo, só é possível a empresa se recusar o atestado caso seja comprovado a farsa através de uma junta médica.

Faça algumas caretas quando as pessoas estiverem olhando. Lentamente, alongue as costas até se levantar e aja como se você estivesse sentindo dor. Gradualmente, finja que a dor está passando até o fim do dia.