Estou com muito mau humor?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

Alterações no sono e no apetite, humor deprimido, falta de energia, desesperança, baixa autoestima e dificuldade na concentração. Os sintomas podem parecer característicos de um quadro de depressão, mas podem indicar outro problema: a distimia.

Mau humor ou Mal humor? O correto é mau humor. A grafia mal humor está incorreta, assim como sua hífenização mal-humor. O mau com U é utilizado como contrário de bom.

Essa oscilação de humor é algo normal, mas há situações em que a mudança repentina de emoções pode ser uma doença. Quando os episódios são frequentes e/ou muito intensos, a pessoa pode ficar “presa” àquele sentimento, prejudicando sua rotina e a realização de atividades.

Vitamina B9 (ácido fólico)
Mas, além disso, a vitamina B9 está envolvida na síntese de dopamina, noradrenalina e até serotonina, neurotransmissores que dão sensação de bem-estar e afetam diretamente o humor.

Baixa autoestima, perda de interesse ou prazer, atenção e concentração reduzidas, sono irregular, são alguns dos outros sintomas. Essa condição acarreta diversos prejuízos ao indivíduo, afetando sua vida familiar, profissional e social, colocando muitas vezes até a sua vida em risco.

Cognitivamente, a ansiedade é caracterizada por dificuldade de concentração, pensamentos catastróficos, hipervigilância, medo de perder o controle ou de enlouquecer. No comportamento, pode apresentar inquietude, isolamento e esquiva. Emocionalmente, a pessoa apresenta medo, apreensão, irritabilidade e impaciência.

Distimia. Conhecida também como “a doença do mau humor”, a distimia é uma espécie de depressão de forma crônica e muito incapacitante, tendo como um dos seus principiais sintomas a irritabilidade diária.

Pessoas que se irritam facilmente têm o que os psicólogos chamam de baixa tolerância à frustração, o que significa que elas sentem que não merecem se frustrar ou se aborrecer. Esses indivíduos ficam enfurecidos se a situação parece de alguma forma injusta: por exemplo, quando são corrigidas por um pequeno erro.

Mal-humorada é o feminino de mal-humorado. O mesmo que: arrenegada, adoentada, amuada, aperreada, aporrinhada, enfezada, entediada, irritada, zangada.

4 impertinente, irascível, irritado, irritável, rabugento.

Antes de tudo, memorize o seguinte: a palavra mau, é escrita com a letra u significa o contrário de bom. Por outro lado, a palavra mal, escrita com a letra l significa o contrário de bem.

Os transtornos do humor são transtornos de saúde mental nos quais as alterações emocionais consistem em períodos prolongados de tristeza excessiva (depressão), de exaltação excessiva ou de euforia (mania), ou ambos. A depressão e a mania representam os dois extremos opostos, ou polos, dos transtornos do humor.

Há diferentes tipos de transtorno do humor, entre eles, a depressão, o transtorno bipolar, ciclotimia e a depressão leve persistente (anteriormente chamada de distimia).

Sugestões: erva-doce, boldo, capim-limão, hortelã ou lavanda. Noite: prefira chás calmantes que irão lhe preparar para o sono. Chás digestivos também são bem-vindos nesse horário. Sugestões: erva-cidreira, camomila, lavanda, erva-doce, boldo, alfavaca ou manjericão.

É rica em vitamina B6 e triptofano, combinação que garante energia e melhora o humor. Outras opções são a laranja, o maracujá e a jabuticaba, que também auxiliam no combate ao estresse e aliviam o cansaço. É energética e tem boa dose de vitaminas do complexo B, que favorecem o funcionamento do sistema nervoso.