Estou meio triste ou meia triste?

Perguntado por: djaques5 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Virá vinculado a um adjetivo e não se flexiona: meio cansada, meio distraída, meio louca, meio triste. Para sair de vez da dúvida, pense na palavra muito: se muito não varia, meio também não.

O termo que modifica um adjetivo é o advérbio, o qual é invariável em gênero e em número. Por essa razão, “meio”, advérbio de intensidade equivalente a “mais ou menos”, “um pouco”, deve ser empregado no masculino e no singular, invariavelmente. O correto, portanto, é dizer “meio nervosa”.

Portanto, é uma palavra variável, que pode mudar em gênero e número. Exemplos: Ao meio-dia e meia, as crianças já estavam meio cansadas. Forma incorreta: Ao meio dia e meio, as crianças já estavam meio cansadas.

Qual o significado da expressão «em meio a», quais seus sinónimos, e como deve ser usado ? A locução prepositiva «em meio a» é, portanto, usada em sentido espacial como acontece em 1, ou denotando tempo, à semelhança da frase 2.

A resposta é: Eu fiquei fora de mim. O pronome reflexivo “si” (quando sujeito pratica e sofre a ação verbal = ideia de “a si mesmo”) é de 3ª pessoa: “Ele ficou fora de si”; “Ela feriu a si mesma”; “Você iludiu a si mesmo”; “Eles ficaram fora de si”; “Elas feriram a si próprias”.

5 - "Meia-noite e meia" ou "meia-noite e meio"? A expressão significa meia noite + meia hora. Portanto, "meia" é numeral e deve concordar com hora, no feminino: "Já é meia-noite e meia".

Dica fácil de como usar meio ou meia
Não tem problema. É só dar uma olhada na frase, ver qual função a palavra assume e substituir pelo sinônimo. Se na frase couber o termo “um pouco”, a palavra meia está proibida. Porém, se o sinônimo for “metade”, você pode usar, está liberado!

Em muitas situações, ao invés do número seis (6), os brasileiros dizem meia. Fazemos isso porque meia é uma forma encurtada de meia dúzia.

O certo é “meio chateada” .
Quando a palavra meio for usada como um advérbio de intensidade, ela deve ser invariável.

Com este sentido, a flexão de meio para meia está errada, sendo incorreto dizer que ela está meia preocupada, meia nervosa, meia confusa, meia triste. O correto é dizer que ela está meio preocupada, meio nervosa, meio confusa, meio triste.

A forma verbal “faz” é usada quando o sujeito está no singular ou quando o verbo é impessoal. Já a forma verbal “fazem” é usada quando o sujeito está no plural.

Use com hífen e com artigo: a meia-noite, o meio-dia, o meio-dia e meia, do meio-dia, da meia-noite.

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral. Ufa, são muitas regras, não é mesmo?

Gostaria de esclarecer a seguinte dúvida: Devo dizer: dividir ao meio ou dividir no meio? Obrigada! O corrente é «dividir ao meio», isto é, em duas partes iguais.

Você já sabe, portanto, que “a fim”, separado, sugere finalidade. E “afim”, escrito junto, pode ser usado para exprimir proximidade.

em meio

  1. [Pouco usado] Momento, ocasião, comenos.
  2. nesse emmeio. • [Pouco usado] Nesse instante, nessa ocasião.
  3. • [Pouco usado] Entretanto; nesse ínterim.
  4. neste emmeio. • [Pouco usado] O mesmo que nesse emmeio .

Por exemplo, correto é dizer «Isto é uma perda de tempo», mas jamais deve ser dito, «Isto é uma perca de tempo».

A palavra cidadão é corretamente pluralizada com o acréscimo da letra “s”. Assim, o plural correto é cidadãos.