Estou tomando antibiótico posso fazer exame de urina?

Perguntado por: dfurtado . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

Antibióticos interferem no exame de cultura de urina? Alguns sim. Portanto, quaisquer que sejam os medicamentos que esteja tomando, avise o atendente do laboratório antes do exame. Caso um deles interfira, você terá que conversar com seu médico sobre a possibilidade de suspendê-lo por alguns dias.

RESULTADOS: Observamos que a maioria (67,7%) dos medicamentos da Remune pode interferir em um ou mais exames laboratoriais; entre eles, as principais classes de medicamentos são os diuréticos, betabloqueadores, betalactâmicos, sulfonamidas, macrolídeos, antidepressivos tricíclicos e antidepressivos inibidores seletivos ...

Os antibióticos e os antiinflamatórios, por exemplo, interferem nos testes de coagulação do sangue, normalmente solicitados em pré-operatórios. Portanto, quaisquer que sejam os remédios que esteja tomando, avise o atendente antes do exame.

Olá! Depende do antibiótico, uns são eliminados mais rapidamente , outros demoram mais como semanas para sair do organismo... no caso da amoxicilina praticamente em 24 hrs é eliminada. Depende do antibiotico usdo, pois eles apresentam meia vida diferentes.

Exame de urina. Fica pronto em um curto período de tempo e analisa a presença de bactérias, o número de leucócitos (células de defesa do organismo) e outros sinais que identifiquem uma possível infecção. É o exame mais adotado para realizar o diagnóstico da patologia; Urocultura ou cultura da urina.

Qual o preparo para o exame de urina?

  1. não é preciso fazer jejum;
  2. em alguns casos, o médico pode solicitar que você não ingira suplementação de vitamina D, laxantes e antibióticos;
  3. mulheres não devem fazer o exame no período menstrual;
  4. fique três dias sem consumo de bebida alcoólica antes do exame.

Idealmente 2 semanas após o término do tratamento.

O paciente deve evitar atividades físicas e consumo de álcool no dia da coleta. Apesar de não ter contraindicações, o paciente deve sempre relatar ao médico se faz uso de algum medicamento constante, caso haja alguma alteração no resultado.

Em alguns casos, o médico pode solicitar a restrição de vitamina C, laxantes, antibióticos ou alguns tipos de alimentos que podem causar alterações no resultado; Na maioria dos exames de urina pede-se a coleta da primeira urina do dia, por ser mais concentrada.

Alterações na urina: o que pode ser?

  • Altos níveis de proteína podem indicar intoxicações ou infecções urinárias. ...
  • Também há a chamada hematúria, a presença de sangue na urina, que pode indicar cálculo, infecção ou câncer no aparelho urinário.
  • Já a presença de bactérias costuma ser um sinal muito comum de infecção.

Não há necessidade de nenhum preparo especial do paciente para a coleta de urina para exame de rotina, mas deve-se ter em mente que algumas características se modificam ao longo do dia, dependendo do tempo de jejum, da composição da dieta, da atividade física e do uso de determinados medicamentos.

A infecção urinária simples pode ser tratada com medicações como Sulfametoxazol-trimetoprim, Fosfomicina, Nitrofurantoína ou as Cefalosporinas. Os antibióticos da classe das quinolonas (ciprofloxacina e outros) devem ser evitados como primeira escolha porque os efeitos colaterais podem ultrapassar os benefícios.

Se os sintomas persistirem por mais de dois ou três dias após o início do tratamento, podemos estar diante de uma situação de resitência bacteriana ao antibiótico, o que fará com que o resultado da urocultura e do antibiograma sejam necessários para as etapas seguintes de tratamento.

Sim, os exames de urina podem vir alterados se estiver usando antibióticos como o Proflox. Mas depende qual foi a intenção do médico que solicitou o exame, pode-se coletar o exame antes de iniciar o antibiótico ou ao final do tratamento para avaliar se funcionou.

Nos casos leves: em situações onde a infecção é considerada leve, o paciente pode fazer o uso de antibióticos via oral em sua casa, durante 1 a 2 semanas em médica.