Faz 2 anos que não menstruo posso engravidar?

Perguntado por: edantas . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

Olá! Não corre risco! Estando na menopausa não há mais ovulação e não há mais hormônios preparando seu útero para receber um ovo fecundado.

Se já se passaram dois anos da menarca (primeira menstruação da mulher) e há ausência de menstruação, o ideal é procurar um ginecologista para investigar o que há de errado.

A menopausa se caracteriza como o estágio da vida da mulher onde a menstruação deixa de acontecer e com ela a ovulação, tendo como resultado que já não é possível engravidar naturalmente. Isso ocorre em um intervalo que pode levar poucos meses ou inclusive anos.

Como saber se não estou ovulando? Na maior parte das vezes, a menstruação atrasará alguns dias e a mulher nem notará a anovulação. A ausência daquele muco mais espesso indicando o período fértil também é um sinal de que a mulher não ovulou.

As chances de gravidez são baixas nesta fase, e os sintomas incluem irregularidade menstrual, osteoporose e sufocos, relacionados à queda dos hormônios sexuais femininos. A ovulação ainda pode ocorrer de forma irregular, o que torna possível, sim, engravidar durante a menopausa.

Parar de menstruar engorda? Não. O que acontece é que os hormônios no período menstrual reduzem o inchaço que a mulher pode ter adquirido pela TPM, o que dá a impressão de que ela emagreceu. No entanto, não há estudos que comprovem a relação entre a suspensão do ciclo com aumento de peso.

Durante a menopausa não é possível que engravidar de forma espontânea, pois o corpo não é capaz de produzir de forma adequada todos os hormônios necessários para a maturação do óvulo e preparação do útero, o que acaba impossibilitando a gestação.

Pesquisa realizada pelo The Journal of The North American Menopause Society trouxe notícias animadoras para as mulheres com menopausa precoce. Assim, publicado no último dia 29 de março, o estudo-piloto mostrou que a retomada da menstruação é possível, assim como a gestação.

Uma equipe de médicos da Grécia afirma ter conseguido fazer com que os ovários de mulheres que já tinham parado de menstruar voltassem a produzir óvulos, levando à reversão da menopausa.

Algumas opções de remédios caseiros para engravidar mais rápido são:

  1. Chá de agnocasto. ...
  2. Chá de angélica. ...
  3. Chá de ashwagandha. ...
  4. Infusão de maca peruana. ...
  5. Chá de shatavari. ...
  6. Chá de saw palmetto. ...
  7. Suco de laranja, espinafre e aveia.

Camomila: influencia positivamente o fluxo da energia vital, o Qi (ou Chi), favorecendo a ovulação e os movimentos das trompas. Quantidade: 2 xícaras ao dia, fracionadas (uma pela manhã e a outra à tarde). Quando consumir: entre o período pós-ovulatório e o término da menstruação (ajuda a limpar o útero).

Uma britânica de 47 anos surpreendeu os médicos ao engravidar naturalmente sete anos após entrar na menopausa. De acordo com o jornal inglês "The Sun", a gravidez foi detectada durante a realização de exames de emergência após uma suspeita de câncer de ovário.

Interromper os ciclos menstruais mensais pode reduzir o risco de surgimento de endometriose, miomas uterinos, cistos de ovário, infertilidade causada por obstrução das tubas uterinas, câncer de mama, útero e ovário, além de amenizar as cólicas e auxiliar no combate à anemia e à tensão pré-menstrual.

A falta da menstruação por três meses ou mais é conhecida como amenorreia secundária. Isso pode acontecer por uma série de motivos. As causas naturais incluem menopausa, gravidez e lactação. Certos fatores do estilo de vida, incluindo estresse e exercícios em excesso, também podem causar esse problema.

Ocorre, em geral, entre os 45 e 55 anos. Quando ocorre por volta dos 40 anos, é chamada de menopausa prematura ou precoce. O termo menopausa é, muitas vezes, utilizado indevidamente para designar o climatério, que é a fase de transição do período reprodutivo, ou fértil, para o não reprodutivo na vida da mulher.

NÃO!!! não é normal ter sangramento apos a menopausa... convém procurar urgente um serviço com histeroscopia...

Para confirmar a menopausa, o ginecologista indica a realização de alguns exames de sangue, como a dosagem de FSH, LH, prolactina. No caso de ser confirmada a menopausa, o médico pode recomendar que seja feita uma densitometria óssea para avaliar a saúde dos ossos da mulher e o risco de osteoporose.