Qual o correto hoje faz 2 anos ou hoje fazem 2 anos?

Perguntado por: opacheco . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.

Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele faz” ou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.

A construção correta é faz dez anos. Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: – Faz dez anos que não viajo.

Hoje faz dois anos! 3ª pessoa do singular. Essa é a maneira certa de se usar o verbo fazer na indicação de tempo decorrido e de fenômeno da natureza, pois em ambos os casos ele é impessoal, ou seja, não tem sujeito, por isso não tem com quem concordar.

Portanto, as duas formas estão corretas.

Podemos concluir que a expressão correta é meio-dia e meia, já que o numeral fracionário concorda em gênero com a palavra hora, embora essa esteja subentendida.

O verbo fazer torna-se impessoal quando indica o sentido de tempo transcorrido e, por isso, não deve ser flexionado no plural em sua concordância. Observe a frase e escolha a melhor opção de uso do verbo fazer. Faz/Fazem duas horas que liguei e você não retornou a ligação.

A construção correta é quem fez . Nas orações com o pronome relativo quem, como sujeito, coloca-se o verbo na terceira pessoa do singular: – Foram eles quem fez os trabalhos.

Tanto a expressão “para eu” quanto a “para mim” estão corretas, existem e podem ser utilizadas na língua portuguesa. Entretanto, deve-se usar cada uma em situações diferentes. “Para eu” deve ser usado quando se assume a função de sujeito e “para mim”, quando se assume função de objeto indireto.

Sem precisar se alongar muito, a resposta é bem clara e objetiva: o termo correto é menos.

O correto é "Hoje faz uma semana que te perdi". Os termos "faz", "faiz" e "faís" não existem na língua portuguesa. Lembre-se que "faz" é a conjugação do verbo "fazer". Existe uma dúvida muito comum sobre o uso do verbo "fazer" com sentido de tempo decorrido sobre se o verbo deve concordar ou não com o tempo que passou.

Faz-se, pois no caso apresentado o sujeito é indeterminado. Desse modo, o verbo deve ser flexionado na terceira pessoa do singular, acompanhado da partícula SE.

Quando o verbo fazer está empregado indicando passado, ele não flexiona. Fazem 5 anos: É erro, evitem-no. Faz 5 anos: É correto.

A forma correta de escrever é a maneira Faz anos porque esta expressão se refere à um tempo passado.

4-“Faz” / “Fazem
Errado: Fazem dois meses que trabalho nesta empresa. Certo: Faz dois meses que trabalho nesta empresa. Por quê? No sentido de tempo decorrido, o verbo “fazer” é impessoal, ou seja, só é usado no singular.

Ou seja, faz. Nessa forma, o verbo "fazer" indica um tempo decorrido, que já passou. Quando isso acontece, o verbo é impessoal.

"ALUGA-SE ou ALUGAM-SE apartamentos?" O certo é "ALUGAM-SE apartamentos". A presença da partícula apassivadora "SE" faz a frase ser passiva, ou seja, o sujeito é quem sofre a ação do verbo(= apartamentos), e não quem pratica a ação de alugar.

Continuar lendo Faz anos ou fazem?