Faz 3 dias ou há 3 dias?

Perguntado por: lcampos . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

O a indicará sempre tempo futuro: Daqui a pouco, começaremos a prova. Ou distância: O carro ficou a menos de três metros do precipício. Já o há, forma do verbo haver, indica tempo passado: Ele foi embora há alguns dias.

Faz dois dias é a forma correta de escrita desta expressão. A expressão fazem dois dias está errada.

Há anos é a forma mais usada, indicando tempo passado, ou seja, tempo que já decorreu: Eu não o vejo há anos! A anos é utilizado quase sempre com a preposição daqui, indicando tempo futuro, ou seja, que ainda não decorreu: Só daqui a anos saberemos a verdade.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

A forma verbal “faz” é usada quando o sujeito está no singular ou quando o verbo é impessoal. Já a forma verbal “fazem” é usada quando o sujeito está no plural.

A: A mãe foi a pé. Á: A água está fria. À: Hoje à noite iremos à praia. : quantos anos não te via!
...
Ocorre também quando o verbo haver indica tempo passado, sendo sinônimo de faz ou tem:

  1. quanto tempo!
  2. muitos anos que não te via.
  3. Estou esperando vinte minutos.
  4. Já sou veterinária quatro anos.

Aprendemos, faz tempo, que devemos usar a forma “HÁ”, do verbo “HAVER”, quando nos referimos a um tempo já transcorrido: “Não nos vemos HÁ dois dias”; “HÁ dez anos que ele partiu”.

A forma correta de escrita é há uma semana de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito com a forma verbal há (do verbo haver) no sentido de tempo.

Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele faz” ou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.

O verbo fazer torna-se impessoal quando indica o sentido de tempo transcorrido e, por isso, não deve ser flexionado no plural em sua concordância. Observe a frase e escolha a melhor opção de uso do verbo fazer. Faz/Fazem duas horas que liguei e você não retornou a ligação.

Se a hora é singular, use o singular. Se plural, use a forma são.

A expressão correta é há anos. O uso do advérbio atrás é completamente redundante neste caso. O verbo haver, como verbo impessoal, é acompanhado por uma expressão de tempo que já indica tempo decorrido. Repare que não será correto dizer: decorreram anos atrás.

A expressão “ dez anos atrás” é um exemplo desse erro. O verbo haver impede a palavra atrás em seguida sempre que estiver relacionado a tempo, à ação que já se passou. , portanto, duas formas corretas para a frase: “ dez anos” ou “dez anos atrás”.

4-“Faz” / “Fazem
Errado: Fazem dois meses que trabalho nesta empresa. Certo: Faz dois meses que trabalho nesta empresa. Por quê? No sentido de tempo decorrido, o verbo “fazer” é impessoal, ou seja, só é usado no singular.

Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.

A forma correta é: “FAZ DUAS semanas que choveu”. É que, quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, deve ficar sempre no singular, segundo a gramática. E, se houver um verbo ao lado de FAZER, ele também deverá ser usado no singular. Exemplo: “Está FAZENDO seis meses que viajamos”.

Ou seja, faz. Nessa forma, o verbo "fazer" indica um tempo decorrido, que já passou. Quando isso acontece, o verbo é impessoal. Isto é, ele não concorda com nenhum sujeito, que é inexistente.