Faz mal beber água com limão todos os dias?

Perguntado por: sbernardes3 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Pode tomar água com limão todos os dias? Sim. Feita da forma correta, a bebida pode melhorar os índices de vitamina C do organismo, além de possibilitar uma melhor digestão.

Quando evitar água com limão
Além disso, a água com limão deve ser evitada por quem tem alergia ao limão. Apesar de não causar a gastrite, a água com limão também deve ser evitada em quem tem gastrite, refluxo ou intestino irritável e sente desconforto ao consumir a bebida.

O limão não afina o sangue. Yasmin explica que não existe nenhuma comprovação ou mecanismo fisiológico que indique qualquer efeito anticoagulante do limão.

Apesar de trazer benefícios, a água com limão tem contraindicações. “Algumas pessoas têm sensibilidade ao ácido cítrico, podendo ter dor de cabeça, alteração na pele ou queixas gástricas.” Neste caso, a bebida não é indicada. Por isso, deve-se sempre consultar um profissional antes de consumi-la.

Não existe receita milagrosa para emagrecer
No caso da água com limão, dizer que essa combinação emagrece é um exagero. De fato, o limão é rico em pectina, um tipo de fibra que ajuda a prolongar a sensação de saciedade e, assim, contribuir para o emagrecimento.

Como exemplo são destacados a Cura do Limão para Diabetes e mais sobre Alcoolismo, Angina do Peito, Artrite, Asma, Bronquite, Cálculos Biliares, Cálculos Renais, Câncer, Celulite, Cistite, Doenças do Coração, Dores de Cabeça, Gastrite, Gripe, Insônia, Sarampo, Tabagismo e Tosse.

7 bebidas para perder barriga e emagrecer com saúde

  1. Chá verde.
  2. Café
  3. Água com vinagre de maçã
  4. Chá de gengibre.
  5. Suco verde.
  6. Bebidas proteicas.
  7. Água.

Água com limão regulariza o pH do sangue
Embora contenha ácidos, o limão é um fruto alcalino. Por isso, ingerir água com limão ajuda a normalizar a alcalinidade sanguínea, facilitando, assim, a eliminação de toxinas e combate a processos inflamatórios.

Uma das receitas detox mais clássicas e simples é tomar água morna com limão de manhã, ainda em jejum. O limão estimula a liberação de enzimas digestivas desintoxicantes e facilita a eliminação das impurezas pelo organismo e a desintoxicar o fígado. Também é rico em vitamina C, importante para a síntese de glutationa.

Estudos indicam que a mistura pode fazer a pessoa emagrecer de 2kg a 8kg por mês, especialmente se a ingestão da água com limão for associada a uma dieta de reeducação alimentar e à prática de exercícios físicos.

A vitamina C presente no limão aumenta a produção dos glóbulos brancos, nossas células de defesa que combatem micro-organismos invasores como vírus e bactérias. Dessa forma, o consumo regular da fruta fortalece o sistema imunológico e nos deixa mais resistentes contra doenças infecciosas como gripes e resfriados.

Beber água com limão com regularidade pode ajudar a eliminar a acidez total do corpo, incluindo o ácido úrico nas articulações, que é uma das principais causas de dor e inflamação. O componente da vitamina C, assim como outros antioxidantes, ajuda a reduzir as rugas e as manchas e ajuda a combater os radicais livres.

Além de eliminar substâncias tóxicas, essa combinação estimula os movimentos intestinais e ajuda o fígado a produzir a bile, ácido importante para a digestão. A bebida ainda ajuda a aliviar sintomas indesejáveis, como ardor no estômago e distensão abdominal.

Doenças cardíacas
O limão tem potássio, que vital para o funcionamento do coração. Ele também ajuda a prevenir doenças como, arritmia cardíaca, hipertensão, etc.

O suco de limão é um ótimo remédio natural para limpar as impurezas do intestino, eliminando também os micro-organismos responsáveis por infecções. Além disso, também permite regular mais facilmente o transito intestinal, aliviando vários sintomas como dor abdominal, cólicas, perda de apetite e a diarreia.

Como emagrecer em 3 dias de forma saudável
Para perder peso e eliminar o excesso de líquido corporal em 3 dias, é importante priorizar o consumo de chás diuréticos, como chá-verde, chá de cavalinha e chá de hibisco, e alimentos diuréticos, como melancia, pepino, cenoura e limão, que ajudam a desinchar e perder barriga.