Faz dois meses que trabalho aqui?

Perguntado por: uassis . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.2 / 5 8 votos

Errado: Fazem dois meses que trabalho nesta empresa. Certo: Faz dois meses que trabalho nesta empresa. Por quê? No sentido de tempo decorrido, o verbo “fazer” é impessoal, ou seja, só é usado no singular.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Ambas as formulações são correctas, embora alguns professores prefiram o pronome reflexo junto do verbo principal: "Vou lavar-me", "deve fazer-se". A maioria dos especialistas defende, porém, que não pode haver aqui uma regra fixa, variando sempre a colocação do pronome conforme a eufonia e o ritmo da própria frase.

Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.

Por fim, temos que a resposta correta é a letra “E”, pois, o correto seria “faz dois meses que o visitei”. O erro está em "Fazem dois meses que o visitei." O verbo fazer, ao expressar tempo, fica na terceira pessoa no singular, pois o sujeito é inexistente. Corrigindo a frase: "Faz dois meses que o visitei."

Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele faz” ou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.

Ou seja, faz. Nessa forma, o verbo "fazer" indica um tempo decorrido, que já passou. Quando isso acontece, o verbo é impessoal. Isto é, ele não concorda com nenhum sujeito, que é inexistente.

A forma correta de escrita é meses de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito sem acento circunflexo. Meses é o plural de mês; como “mês” é escrito com acento circunflexo é habitual ocorrer esta dúvida.

Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "há" para tempo passado.

O verbo fazer torna-se impessoal quando indica o sentido de tempo transcorrido e, por isso, não deve ser flexionado no plural em sua concordância. Observe a frase e escolha a melhor opção de uso do verbo fazer. Faz/Fazem duas horas que liguei e você não retornou a ligação.

A forma correta é: “FAZ DUAS semanas que choveu”. É que, quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, deve ficar sempre no singular, segundo a gramática. E, se houver um verbo ao lado de FAZER, ele também deverá ser usado no singular. Exemplo: “Está FAZENDO seis meses que viajamos”.

1 cria, concebe, forma, gera, constitui, elabora, institui, estabelece, implementa, produz, pare, engendra, forja.

Neste caso, nós podemos utilizar os dois pronomes – é facultativo. A verdade é que sempre que estamos nos referindo a uma pessoa, podemos utilizar o termo quem, do mesmo modo que podemos usar o pronome que.

Verbo fazer como verbo impessoal
Quando o verbo fazer se refere a tempo decorrido ou indica fenômeno atmosférico, apresenta-se como verbo impessoal, sem sujeito, devendo ser conjugado apenas na 3. ª pessoa do singular. Assim, é correto dizer: faz quinze minutos, fazia dias, fez vinte anos,…