Tem gorila aqui no Brasil?

Perguntado por: egomes . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Os sete gorilas que estão sob os cuidados do Zoológico de BH são da planície ocidental (Gorilla gorilla gorilla), uma subespécie que é nativa das florestas da região Centro-Oeste do continente Africano, e que está criticamente em perigo de extinção (IUCN, 2021-3).

Isso porque Belo Horizonte é a única cidade da América do Sul que tem um grupo de gorilas e, ainda, conseguiu desenvolver um programa reprodutivo dessa espécie ameaçada de extinção. Ao todo, já nasceram na capital mineira cinco gorilas, um deles morreu ainda filhote, em 2021.

Conservação. Esses gorilas vivem nas encostas verdes e vulcânicas de Ruanda, Uganda e República Democrática do Congo — áreas sujeitas à muita violência humana da qual os gorilas não escapam ilesos.

Os sete gorilas que estão sob os cuidados do Zoológico de BH são da planície ocidental (Gorilla gorilla gorilla), uma subespécie que é nativa das florestas da região Centro-Oeste do continente Africano, e que está criticamente em perigo de extinção (IUCN, 2021-3).

Afinal é uma viagem ao mundo animal onde se tem contato com exemplares da fauna do Brasil e de outras terras. O Rio Zoo conta com animais de todo o mundo, e entre os mais populares estão o Elefante, Leão, Girafa, Tigre, Rinocerontes, Aguias, Gorilas e outras espécies de Símios ou "Macacos".

Um filhote da espécie custa em média R$ 50.000.

Os gorilas são o exemplo do Líder Autocrático. É um grande e poderoso líder encarregue de todas as decisões do seu grupo. Um gorila é simultaneamente adorado e temido pelos restantes membros do bando, exclusivamente formado por fêmeas.

Atualmente, há 965 gorilas sob os cuidados humanos no mundo. Desses, 10 estão na América Latina: cinco no México e cinco no FZB-BH.

Atualmente, abriga cerca de 250 animais, sendo 44 chimpanzés e outros pequenos primatas, aves, felinos e ursos. O Santuário tem cinco hectares de área e 63 recintos para chimpanzés – alguns com 1000m2, divididos em 14 complexos.

Os gorilas de Cross River são os mais raros do mundo, segundo o Fundo Mundial para a Natureza (WWF).

Família sob os cuidados do Zoológico de BH
Atualmente, os sete gorilas que estão sob os cuidados da instituição são da planície ocidental (Gorilla gorilla gorilla), uma subespécie que é nativa das florestas da região Centro-Oeste do continente Africano, e que está “Criticamente em perigo” de extinção (IUCN, 2021-3).

MAIS MACHOS, MAS ATAQUES
Quanto maior a quantidade de machos na comunidade, maiores são os registros de violência. O levantamento comparou o comportamento agressivo dos chimpanzés com o dos bonobos, outra espécie de primatas.

O gorila tem uma força muito grande. E um leão macho adulto tem garras e dentes muito afiados. Ambos possuem a mesma faixa de peso, cerca de uns 200 quilos. O leão teria muita dificuldade em imobilizar o gorila, porque seus braços são como o dos humanos só que muito, muito mais fortes.

1. Escaravelho sagrado. É isso mesmo que você está lendo. O escaravelho sagrado está entre as espécies mais fortes da natureza.

Primatas da Mata Atlântica

  • Saguis: Sagui-do-nordeste (Callithrix jacchus) ...
  • Micos: Mico-leão-da-cara-dourada (Leontopithecus chrysomelas) ...
  • Macacos-prego: Macaco-prego ou macaco-galego (Cebus flavius) ...
  • Sauás: Sauá-de-coimbra (Callicebus coimbrai) ...
  • Barbados: Guariba-de-mãos-ruivas (Alouatta belzebul) ...
  • Muriquis:

Estendendo-se ao longo de Ruanda, Uganda e República Democrática do Congo, a cadeia montanhosa de Virunga abriga oito vulcões no coração da densamente povoada região dos Grandes Lagos e, junto com a Floresta Bwindi, em Uganda, é o único habitat no mundo para os gorilas das montanhas.