Faz mal beber água gelada na gravidez?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 10 de janeiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

Apesar da importância de beber água na gravidez, evite tomar bebidas muito geladas, por mais tentador que seja no verão. Líquidos gelados forçam o corpo a gastar mais calorias para aquecê-lo internamente após a ingestão e também oferecem risco de dores gastrointestinais.

Como abordamos ao longo do texto, não existem estudos que comprovem que água gelada mata mais a sede. A água em temperatura natural não oferece qualquer risco à saúde, a não ser em quantidades excessivas. Definitivamente, em estações mais quentes, ingerir líquidos refrigerados ajuda a regular a temperatura corporal.

Qual a importância da água na gravidez? A ingestão insuficiente de líquidos tem consequências nefastas para a saúde e para o funcionamento do corpo como a desidratação da pele e mucosas, retenção de líquidos, infeções urinárias, fraqueza muscular, dificuldades de digestão, prisão de ventre, entre outras.

Uma vez que a gestação acaba por afetar a imunidade da mulher. E, ao entrar em uma piscina com água não tratada, pode aumentar significativamente a probabilidade de você ser contaminada por algum vírus ou bactéria. Que, se não tratada, pode ser prejudicial à sua saúde ou a do bebê.

Quando a mamãe está feliz, o bebê recebe hormônios como serotonina e endorfina, que são liberados pelo corpo da mãe e chegam até o bebê através do útero. Assim como a felicidade, quando a mãe está nervosa, estressada ou com raiva, o corpo libera cortisol e adrenalina, que também chegam até o útero.

Com a chegada do final da gestação, alguns médicos podem solicitar um exame de cardiotocografia fetal, que permite avaliar o bem-estar do bebê dentro do útero e sua reserva de oxigênio, no caso de gestações que o parto esteja atrasado.

Geralmente, a movimentação fetal costuma ser mais intensa à noite, especialmente entre às 21h e 2h da madrugada. Outra informação importante a ser compartilhada é que o bebê, quando está acordado, se mexe, aproximadamente, 30 vezes por hora.

A gente sabe que a vida do bebê dentro da barriga da mãe é a maior mordomia. O neném não sente frio, nem fome, não precisa tomar banho, não tem que trocar fralda e nada de trabalho. No entanto, se engana quem acredita que ele está ali de férias, só aproveitando a folga.

Então preparamos uma lista com as sete coisas que grávida não pode fazer de jeito nenhum e explicamos rapidamente o porquê de cada uma dessas ações.

  • 1 – Bebida alcoólica. ...
  • 2 – Tatuagens. ...
  • 3 – Alimentos crus ou pouco cozidos. ...
  • 4 – Atividades físicas. ...
  • 5 – Vacinas. ...
  • 6 – Doação de sangue. ...
  • 7 – Medicamentos para dormir.

“A água fria estimula a circulação sanguínea, deixa a pele mais viçosa, contribui para contrair os poros e proporciona textura e aspecto mais uniforme.” A prática já é adotada por profissionais que trabalham com o corpo.

Ao ingerir água gelada, nosso corpo queima calorias, levando-a ao equilíbrio térmico com o corpo em uma temperatura de aproximadamente 37 ºC.

Algumas pesquisas apontam que a água fria ajuda a acelerar o metabolismo, pois ativa o processo de termogênese - isto é, faz com que o organismo gaste mais energia para regular a temperatura do corpo. A longo prazo, isso pode auxiliar na queima de calorias e, inclusive, na redução de inchaços.

Confira algumas recomendações de como evitar estrias na gravidez e reparar essas lesões!

  1. Hidratação. A hidratação da pele é importante em todas as fases da vida e ainda mais durante a gravidez. ...
  2. Uso de óleos. ...
  3. Massagem. ...
  4. Não utilizar roupas apertadas. ...
  5. Não tomar banhos quentes. ...
  6. Visita ao dermatologista. ...
  7. Cuidado com a alimentação.

O limão é uma fruta cítrica, rico em vitamina C e seu consumo durante a gravidez é absolutamente seguro.