Faz mal comer açaí na gravidez?

Perguntado por: asoares . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

Quando consumido com moderação, o açaí pode trazer benefícios para mãe e bebê. Rico em fibras, ele contribui para a digestão e ajuda a regular o intestino, além de ter antioxidantes, naturais que auxiliam o organismo a eliminar toxinas.

O que você não deve comer durante a gravidez

  • Ovos crus ou mal cozidos:
  • Carne vermelha ou carne de peixe crua ou mal cozida;
  • Peixe cru, ostras, mariscos e outros frutos do mar;
  • Leite e derivados não pasteurizados, como queijos como o brie e o camembert.

Além de substâncias tóxicas como o álcool e o excesso de açúcar, alimentos como peixes crus, frutas e legumes mal lavados devem ser evitados, pois podem estar contaminados com microrganismos que podem provocar alterações congênitas do bebê e aborto espontâneo.

Em tese, as grávidas podem comer todas as frutas que desejarem, inclusive é indicado que elas façam parte da sua dieta para gestante, pois são fontes de importantes nutrientes. A indicação, no entanto, é para não comer frutas e vegetais mal lavados.

Beba regularmente ao longo do dia, tomando pequenos goles, para obter facilmente a quantidade recomendada de água de 1,5 a 2 litros por dia, ou ainda mais se seu médico aconselhar.

O que as grávidas devem evitar no primeiro trimestre?

  • Não utilizar qualquer medicamento sem orientação médica;
  • Não consumir bebidas alcoólicas ou cigarro;
  • Evitar o consumo excessivo de chás e cafeína;
  • Atividades físicas devem ser orientadas por um profissional;
  • Evitar comer alimentos crus, como carne, peixe e ovos;

A recomendação é evitar o consumo de bebidas industrializadas durante a gestação, principalmente refrigerante. Esse tipo de bebida possui grande concentração de açúcares, cafeína e aditivos químicos, como acidulantes, corantes e conservantes. E esses componentes podem fazer mal à saúde da gestante e do bebê.

Alimentos industrializados, gordurosos e com excesso de açúcar não são recomendados. Chás, cafés, refrigerantes e outras bebidas que contenham cafeína também deve ser evitados ou ter o consumo reduzido, pois podem aumentar o risco do bebê nascer abaixo do peso indicado.

O BEBÊ SENTE FOME NA BARRIGA DA MÃE? Não, seu bebê não sente fome quando você está grávida. O feto recebe um fluxo constante de nutrientes, desde o momento da implantação no revestimento do útero até a mãe dar à luz, o feto terá tudo o que precisa através da placenta.

Tombos e pancadas são as situações mais comuns que colocam em risco a vida do bebê. No entanto, alguns fatores externos como ondas de radiação e roupas apertadas também podem interferir na saúde e desenvolvimento do bebê durante a gestação.

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.

O paladar se desenvolve no terceiro trimestre da gravidez, quando o bebê começa a sentir “sabores” por meio do líquido amniótico. Ao nascer, já é capaz de distinguir o doce, acredita? Mas é por volta dos 6 meses que esse sentido fica mais refinado, devido as papinhas doces e salgadas.

O repouso pode ajudar em possíveis complicações que ocorrem durante a gravidez, tais como: hipertensão arterial, hemorragia vaginal ou até mesmo prevenir um parto prematuro. Claro que o repouso na cama pode ter alguns efeitos colaterais desagradáveis como, por exemplo, o desconforto e o tédio.

Verduras cozidas (brócolis, batatas, vagens, cenouras), cremes de verduras (abobrinha e queijo, cenouras e aipo, alho-poró, aspargos…), sopa de peixe, caldo de legumes, salada de atum e molho de iogurte, tortinhas de abobrinha, tábua de verduras, salada de beterraba, salada de maçã e frango, tomates recheados, etc…

Na realidade, a partir de 7 semanas o bebê já começa a se movimentar, mas ele é tão pequeno e tem tanto espaço para ele dentro da placenta, que é impossível notar. Para que você sinta o bebê, ele precisará pressionar as paredes do útero. E, para isso, ele precisa estar maior e ter mais força.

Frutas, como abacate, abacaxi, banana, caqui, laranja, maçã e morango, são indispensáveis à dieta da gestante. O abacate é a fruta que apresenta maior teor de folato quando comparado às demais frutas. Além disso, ele é rico em fibras, colina e vitaminas B, C, K.

Os últimos estudos indicam que o feto responde ao som aproximadamente à s 16 semanas de gestação ou inclusive já à s 12 semanas. A resposta aos sons da fala parece dar-se mais perto das 24 semanas. O que é evidente é que já nos inícios do terceiro trimestre, o feto aprende muito do seu ambiente através do som.

Limão, laranja, acerola, abacaxi amenizam os enjoos e também fortalecem o sistema imunológico.