Faz mal deixar o carregador conectado Depois de carregar 100 %?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Segundo seus estudos, tirar o carregador do celular da tomada quando a carga completa 100% não tem impacto nenhum no aparelho em si.

Porém, a boa notícia é que isso não acontece, e que pode sim, manter o celular carregando a noite toda sem problemas.

Os ciclos de carga estão diretamente relacionados à vida da bateria: quando você atinge esse limite, a bateria fica “viciada”. Como objetos muito duradouros não movimentam o mercado, criou-se a obsolescência programada. A obsolescência programada, basicamente, dita a vida útil das coisas.

Você já deve ter ouvido conselhos como tirar o carregador da tomada antes da bateria ficar 100% carregada ou não deixar o smartphone carregado na tomada pra não viciar! Mas a verdade é que nada disso vale pros modelos atuais de smartphone.

Os fabricantes de smartphones recomendam que o usuário nunca deixe o aparelho chegar a 0% de bateria e, só assim, fazer a recarga. O recomendável é colocar o celular para carregar antes que ele atinja uma porcentagem inferior a 20% de bateria.

Sendo assim, não há com o que se preocupar. Na hora de dormir, você pode deixar o seu celular carregando na tomada sem nenhum problema. O único alerta fica por conta do carregador a ser utilizado. Evite usar carregadores que não sejam os originais do produto.

Ao contrário do que muitos acreditam, é melhor carregar o seu aparelho várias vezes por dia e por pouco tempo do que de uma vez só. E mais: seria melhor que a sua bateria nem atinja 100%. A longevidade das baterias é medida em ciclos e quanto mais vezes ela for de zero a 100%, mais rápido seu desempenho vai cair.

Por isso algumas empresas recomendam e avisam que a carga acima de 80% já é suficiente para você usar o dispositivo. Outro ponto importante identificado pelo Bit Responde é: evite deixar o celular na tomada por muito tempo depois que ele estiver 100% carregado.

Dormir com o celular ao lado pode parecer uma prática inofensiva. No entanto, ela tende a expor o usuário a algumas situações desfavoráveis, incluindo riscos. A exemplo disso, é possível citar as interferências negativas na qualidade do sono, que podem levar a um cansaço constante e demora para dormir.

Os smartphones têm baterias feitas de lítio, que são desenvolvidas para serem inteligentes e otimizarem a carga, ou seja, elas são capazes de trabalhar com um bom desempenho sem precisar estar 100% carregada. O ideal é estar sempre com 50% ou 60% de carga e nunca deixar chegar no seu máximo.

Manter o carregador do celular plugado na tomada, mesmo sem usá-lo, gasta energia, diferentemente do que muitas pessoas podem acreditar. No entanto, o consumo é tão baixo que não implica em um aumento significativo na conta de luz.

Dessa forma, evitar deixar o celular descarregar completamente é algo que preserva estes ciclos de carregamento. Seguindo esse cuidado diário, você pode fazer a bateria do seu celular durar mais do que o esperado.

'Viciar' o celular
Entretanto, especialistas afirmam que isso é um mito. A bateria dos smartphones mais recentes é fabricada com íons lítio e tem sua vida útil medida em ciclos. O tempo de duração conta a partir do seu carregamento total, que corresponde a um ciclo completo.

Carregar o aparelho até 100% e depois deixar a bateria descarregar completamente o prejudica? VERDADE e MITO. Não é o ideal, pois cargas completas desgastam a bateria de forma mais rápida, reduzindo, assim, a vida útil.

Para carregar seu celular de forma certa, o recomendável é não deixar a bateria chegar ao fim. Segundo fabricantes de smartphones, o ideal é manter a bateria de celulares entre 20% a 80% para garantir a vida útil.