Faz mal estimular muito o bebê?

Perguntado por: asubtil6 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Por outro lado, devemos ficar atentos pois o excesso de atividades também pode ser prejudicial, fazendo com que a criança fique cansada e estressada. Por tanto, é importante que a criança tenha tempo para tudo: brincar e descansar adequadamente”.

Embora tenham muitos benefícios, as cócegas nunca devem ser forçadas; portanto, se seu bebê as rejeitar ou resistir, é melhor não insistir. À primeira vista, elas podem parecer inofensivas, no entanto existem vários estudos que mostraram tanto seus benefícios como seus efeitos negativos.

Desnutrição e anemia maternal, infecções gastrintestinais e respiratórias, malária, doenças sexualmente transmissíveis, tabagismo, alcoolismo e uso de outras drogas durante a gestação são alguns dos muitos fatores determinantes de crescimento intra-uterino retardado (má nutrição fetal), um grande problema de saúde ...

Se você oferecer estresse e muitos estímulos para o cérebro, ele fica mais acelerado e perde a capacidade de separar o joio do trigo (memórias relevantes e memórias não relevantes). A concentração e a atenção têm limite. Não há como se concentrar em várias coisas de uma vez.

É um quadro comum e pode ser passageiro. Mas existem também situações envolvendo o ambiente em que ele está. Se a criança recebe muitos estímulos, mesmo quando deveria relaxar, pode ter dificuldade para dormir. Mudanças constantes de locais também podem trazer incômodo para os pequenos.

O que acontece para que o seu filho dê aquele belo sorriso enquanto dorme, é que ele chegou à fase REM (Rapid Eye Movement ou Movimento Rápido dos Olhos, em português) do sono, quando ocorre uma atividade muito intensa no cérebro, fundamental para o desenvolvimento neurológico do seu bebê.

Embora seja muito gostoso receber um sorriso de seu pequeno, na verdade essas caretas de recém-nascidos são reações naturais. Quando o bebê passa do estágio do sono leve para o sono profundo, em geral faz caretinhas, abre e fecha os olhos, seus movimentos do rosto se contraem…

É um sinal de que sua visão melhorou e que ele é capaz de reconhecer o seu rosto. O sistema nervoso amadureceu o suficiente para eliminar sorrisos de reflexo e ele agora está ciente de que sorrir é uma maneira de se conectar com os outros.

Segundo o pediatra Dr. David Geller, a maioria dos bebês começa a sorrir socialmente entre 6 e 12 semanas de idade. A princípio, esses sorrisos sociais serão raros e distantes entre si, mas aos 5 ou 6 meses de idade, muitos bebês dão sorrisos que iluminam os lugares e atraem estranhos no supermercado.

Geralmente, por volta dos quatro meses o bebê senta com apoio. Aos cinco, é comum ver as mãozinhas na frente do corpo ajudando no suporte. Assim, a partir dessa idade até os 10 meses, eles costumam sentar sem apoio.

5 sinais de que o seu bebê está saudável e se desenvolvendo bem

  1. Trocar as fraldas de 8 a 10 vezes por dia e ganho de peso contínuo. ...
  2. O bebê fica quieto e atento, pelo menos alguma hora do dia. ...
  3. O bebê se acalma ao escutar música. ...
  4. Contato visual e risadinhas para ter atenção. ...
  5. Dormir por mais horas e o choro diminuir.

Principais vilões para o cérebro
Ainda que vários hábitos e alimentos possam prejudicar o cérebro, alguns, em específico, são considerados os mais perigosos. "Os maiores vilões são o estresse, o álcool, as drogas, a má alimentação, a poluição e o cigarro.

A atrofia cerebral pode ser proveniente de lesão do cérebro, causada por acidente vascular cerebral (AVC) ou de doenças neurológicas, como a paralisia cerebral, Alzheimer ou a doença de Huntington.

Chocolate, refrigerante, produtos industrializados, entre outros possuem uma quantidade elevada de açúcar, até mesmo nos produtos lights e diets! Altos níveis de açúcar prejudicam capacidades cognitivas como memória e aprendizado, além de interromper a sinalização da insulina.

Tenha um plano de ação e com quem contar – seja o parceiro ou familiares. No pós-parto, isso faz com que a mãe consiga realmente se dedicar ao bebê, sem ter que dar conta de outras demandas como as da casa ou da rotina da família”, orienta Raquel Jandozza.

Bebê só quer colo, chora se você coloca no chão, faz manha na hora de ir pro carrinho, não consegue dormir sem você segurar… Muitos pais passam por isso. A boa notícia é que existem vários métodos para desacostumar o bebê do colo!
...

  1. Use o sling.
  2. Proporcione outros prazeres.
  3. Deixe chorar.
  4. Tenha um tempo com o bebê

Mal saiu da barriga da mamãe e o bebê já consegue ver os pais: mas a sua visão é desfocada, só vê bem os objetos que estão próximos (a uma distância de 30 a 50 cm). As cores estão limitadas às tonalidades de cinza. Após algum tempo, o bebê consegue focar a visão e reconhecer a mãe!

Algumas formas de criar uma rotina para dormir são:

  1. Fazer uma massagem relaxante;
  2. Dar um banho antes de dormir;
  3. Amamentar à meia-luz;
  4. Reduzir a luz do quarto;
  5. Ligar o ruído branco;
  6. Cantar uma canção de ninar;
  7. Contar uma historinha.

Estudos nos mostram que os recém-nascidos são precocemente responsivos à mãe: sorriem, estabelecem contato visual, ficam atentos quando ela fala, chegam a imitar as expressões faciais da mãe.