Faz mal tomar leite de gado?

Perguntado por: abarros8 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

O leite de vaca é considerado o alimento mais importante para o corpo humano, saiba mais. Será que o leite de vaca faz mal à saúde do ser humano? Se você tem essa dúvida, não se preocupe, o Giro do Boi responde. E a resposta é categórica: NÃO.

Atualmente encontramos diversos estudos que associam o consumo de leite de vaca com câncer de mama, ovário, endométrio e próstata. Além disso, um composto chamado caseína (proteína) é associado a alguns problemas de saúde como alergias, sendo uma das principais alergias em crianças e bebês menores de 3 anos de idade.

O excesso de leite faz mal? O excesso de leite especialmente o integral, pode levar ao aumento dos níveis de colesterol e a outros problemas, como esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado) e obesidade visceral (acúmulo de gordura no abdômen);

- Leite de girassol e de inhame: Essa versão dos leites vegetais são ótimas fontes de vitamina E, um poderoso agente antioxidante responsável por diminuir os riscos de câncer, como o de próstata e ainda fortalecer o sistema cardiovascular.

Independentemente do tipo comprado — pasteurizado ou UHT —, a fervura em casa é desnecessária. Afinal, todos os micro-organismos potencialmente maléficos já foram eliminados do leite durante o processamento térmico na fábrica. “Em ambos os casos, o produto está seguro para o consumo”, informa a veterinária da Apta.

Há os leites zero lactose e, agora, os leites A2 que tem propriedades menos alergênicas. Mas, no caso dos leites zero lactose, é importante que somente as pessoas intolerantes consumam esse alimento.

O leite é um dos alimentos que pode ser inflamatório, para algumas pessoas, ele pode ser inflamatório para pessoas com disbiose e que começam a desenvolver uma sensibilidade a caseína, proteína presente no leite que muitas vezes pode causar sensibilidade e inflamação.

O Leite Integral Natural Milk, da Itambé, ficou em primeiro lugar justamente por ser 100% natural e trazer apenas leite como ingrediente. Em segundo lugar, o Leite Integral Itambé Kids Dez Vitaminas também não tem estabilizantes.

Mais de 50 milhões nunca bebem leite porque não gostam do sabor e não estão acostumados a beber, segundo o relatório, que apontou também que a maioria consome leite e iogurte, com pouquíssimos consumidores de queijos e manteiga.

Cada copo de leite tem 250 miligramas, assim como um iogurte ou uma fatia de queijo. Por fim, entendemos que não faz mal tomar leite todo dia, muito pelo contrário, é um dos alimentos mais ricos e acessíveis, sendo contra indicados apenas em caso de alergias.

Estudos têm demonstrado que o consumo do leite e de seus derivados está associado a um menor risco de desenvolvimento de síndrome metabólica (associação de fatores de risco para doenças do coração), pressão alta, doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer devido ao seu valor nutritivo.

No Brasil, a SBAN (Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição) segue a Pirâmide Alimentar Adaptada à População Brasileira e sugere o consumo diário de três porções de lácteos. Um copo de leite de 200 ml, por exemplo, corresponde a uma dessas porções.

Tanto os laticínios com baixo teor de gordura quanto os integrais, bem como os alimentos lácteos fermentados, exibiram atividade anti-inflamatória.

Conheça 5 opções para substituir o leite de vaca

  • Leite” de Soja. O “leite” de soja é a mais popular entre as alternativas, e ela se destaca por ter vitamina B, antioxidantes, proteínas e poucas gorduras. ...
  • Leite” de Amêndoas. ...
  • Leite” de Gergelim. ...
  • 4. “ ...
  • Leite” de Inhame.

É a classificação dada ao mais alto grau de pureza de um leite. A produção segue rigorosas normas e padrões, desde a alimentação e alojamento do rebanho, as instalações do laticínio, os controles ambientais, as condições de higiene na ordenha e no local de pasteurização e envase.

Entre as doenças que podem ser transmitidas pelo consumo de leite cru estão a tuberculose, brucelose, listeriose, salmonelose, yersiniose, campilobacteriose, infecção por Escherichia coli, entre outras. No Brasil, a venda de leite cru é proibida em todo o território nacional, pelo Decreto nº 923/1969.

Antonio Villarino, catedrático de bioquímica e presidente da Sociedade Espanhola de Dietética e Ciências da Alimentação (SEDCA), revelou ao Buena Vida do El País que se a cadeia de frio não for quebrada (entre dois e seis graus), o leite fresco pode ser armazenado durante duas a três semanas entre a produção e consumo, ...

Ao consumir a lactose, estimulamos o nosso intestino a aumentar a população de bactérias benéficas, pois hoje se sabe que a lactose funciona como um alimento para essas bactérias.

Por isso, antes de afirmar se o leite faz mal ou não, o ideal é avaliar o estado de saúde, a idade e outros fatores ligados ao estilo de vida de quem o consome. Se alguém tem problemas relacionados a hipersensibilidade à caseína — a proteína do leite — certamente, deverá evitá-lo.