Faz muitos anos ou fazem muitos anos?

Perguntado por: efogaca . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

No enunciado “Já fazem muitos anos desde que vi aquele show de Caetano Veloso pela primeira vez”, o uso do verbo “fazer” está incorreto; pois, quando indica tempo decorrido, esse verbo é impessoal e, portanto, deve estar no singular: “Já faz muitos anos desde que vi aquele show de Caetano Veloso pela primeira vez”.

Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.

Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele faz” ou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.

A construção correta é faz dez anos. Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: – Faz dez anos que não viajo.

Quando o verbo fazer está empregado indicando passado, ele não flexiona. Fazem 5 anos: É erro, evitem-no. Faz 5 anos: É correto.

Faz dois dias é a forma correta de escrita desta expressão. A expressão fazem dois dias está errada.

A forma verbal "faz" é usada na terceira pessoa do singular no presente do indicativo do verbo “fazer”, neste caso, o correto é "ele faz" ou "ela faz". Já a forma verbal "fazem" é usada na terceira pessoa do plural, isto é, "elas fazem" e "eles fazem".

A maneira certa de escrever é foram, com “m” no final.

Já o termo “fazem” corresponde à terceira pessoa do plural do verbo “fazer”, no presente do indicativo, isto é, “eles fazem” ou “elas fazem”. No entanto, o verbo “fazer” é invariável ou impessoal quando indica: Tempo decorrido: Faz duas horas que estou esperando a pizza.

Faz ou fazem
A dúvida no uso de faz (singular) ou fazem (plural) ocorre, principalmente, na indicação de tempo decorrido. Deverá ser sempre usada a forma no singular (faz), uma vez que o verbo fazer atua como um verbo impessoal quando indica tempo decorrido ou fenômeno atmosférico, não apresentando sujeito.

Se a hora é singular, use o singular. Se plural, use a forma são.

A construção correta é faz dez anos.
Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: – Faz dez anos que não viajo.

Dessa forma, mesmo estando em locução verbal (deve fazer), o auxiliar permanece no singular e o correto é: "deve fazer mais de dois meses" ou "faz mais de dois meses".

Resposta. O verbo “fazer” no sentido temporal, de tempo decorrido ou de fenômenos atmosféricos é impessoal, ou seja, fica no singular: Faz anos que não o vejo.