Fazem parte da cultura surda?

Perguntado por: oibrahim . Última atualização: 25 de abril de 2023
3.9 / 5 18 votos

Existem outros componentes que são considerados parte da cultura surda, como sensibilidade visual, visão aguçada, uso de tecnologias, entre outros. Tudo isso demonstra que existe, de fato, uma riqueza social entre as pessoas surdas e o fato de não verbalizarem não deve ser um fator de exclusão pelos ouvintes.

Assim como ocorre em diferentes culturas, a cultura surda - formada principalmente em função da língua de sinais em comum - é um padrão de comportamento, compartilhado pelas pessoas surdas, trocando experiências com os seus semelhantes, como valores, crenças, literatura ou eventos sociais, sejam eles formais ou ...

Karin Strobel (2013) apresenta em seu livro os 'artefatos culturais do povo surdo': experiência visual (o primeiro dos artefatos, como já citamos anteriormente neste texto); língua de sinais; família, literatura surda; vida social e esportiva; artes visuais; política; materiais.

Aspectos linguístico-culturais da comunidade surda
Obrigar o uso de aparelhos e implantes cocleares. Mas o que se percebe na grande maioria dos surdos é o desejo pela língua de sinais, o encontro com sua identidade e cultura surda, bem como o direito ao pertencimento à comunidade surda!

O primeiro artefato cultural do 'Povo Surdo' é a experiência visual; como possuem ausência de audição e de som, percebem o mundo por meio de seus olhos. Esta percepção ocorre mediante expressões faciais, corporais, comportamento de animais e objetos, em suas devidas circunstâncias.

Assim, dentro da cultura surda há literatura, poesia, teatro, história, e outros componentes que valorizam a língua de sinais e o modo de vida de pessoas surdas. Essas produções culturais e artísticas visam também mostrar politicamente a legitimidade dessa identidade.

A cultura e a identidade surda
partem do pressuposto que uma pessoa se reconhece como parte da comunidade surda, identificando seus limites e formas de expressão. Esse reconhecimento é muito importante, pois garante um melhor convívio social através de códigos, linguagens e juízos de valor próprios.

E diversos são estes artefatos visuais, que vão desde apresentações teatrais até poesias surdas. Em que os surdos declamam com expressividade única, usando as mãos e o corpo, impressionam mesmo quem não conhece a língua de sinais. As piadas também são muito usadas como um dos artefatos visuais de surdos.

A expressão “literatura surda” é utilizada dentro das comunidades surdas para designar as narrativas que apresentam a língua de sinais e a questão da identidade e cultura surda no seu bojo. Para Mourão (2011) podem ser distinguidos três tipos de produções em literatura surda: a criação, a adaptação e a tradução.

Os métodos de ensino dividem-se em três abordagens principais que produziram muitas formas de se trabalhar com o aluno surdo. São elas: Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo.

Dentro da história cultural dos surdos há vários artefatos culturais como a experiência visual, a linguística, a literatura surda, a vida social e esportiva, as artes, políticas e outros.

Atividades como teatro, filmes, séries, poemas e danças são feitas por e para surdos em Libras. A cultura surda vem ganhando destaque positivo dentro da comunidade. É por meio da arte que os surdos estão manifestando as lutas, ideologias, histórias e produzindo entretenimento.

Assim, para que a construção da identidade surda aconteça é essencial o encontro surdo-surdo, pois têm-se observado, nesses anos de interação professor ouvinte-professor surdo, que o interlocutor privilegiado da criança surda é o próprio surdo.

A arte surda é o artefato da cultura surda em que podem expressar seus sentimentos, seus ideais, suas lutas, sua história, sua identidade cultural, e ainda fazer um diálogo entre os estudos da cultura surda e da cultura visual.

São elas: Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo. De acordo com Goldfield (1997) o Oralismo ou filosofia oralista visa a integração da criança com surdez na comunidade de ouvintes, dando-lhe condições de desenvolver a língua oral (no caso do Brasil, o português).

O tipo de surdez depende de onde o problema se encontra:

  • Surdez de condução ou transmissão: causada no ouvido externo e médio. ...
  • Surdez neurossensorial: causada no ouvido interno e/ou vias nervosas. ...
  • Surdez mista: causada tanto no ouvido externo e/ou médio, quanto no interno.

A Didática Surda importa-se com as características individuais e o modo de aprender de cada aluno, pois compreende que cada aluno surdo tem seu método de adquirir o conhecimento. E para que o aluno aprenda é necessário que o ensino seja eficiente respeitando as peculiaridades de cada um.

Para análise das obras do autor surdo Claudio Mourão (A Fábula da Arca de Noé - 2015 e As Luvas Mágicas do Papai Noel - 2012), foram utilizados os oito artefatos culturais categorizados pela autora Karin Strobel (2008) em seu livro As Imagens do Outro Sobre a Cultura Surda, sendo eles: Experiência Visual; Linguístico; ...

Anteriormente, os chamados surdos-mudos não eram considerados aptos para receber educação formal, pois a palavra oral tinha importância fundamental.