Foi e pretérito perfeito ou imperfeito?

Perguntado por: iluz . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

As preposições e formas verbais como "foi"

Pretérito PerfeitoPretérito Mais-que-Perfeito
eu fuieu fora
tu fostetu foras
ele foiele fora
nós fomosnós fôramos

O pretérito mais-que-perfeito do indicativo é um tempo verbal empregado para indicar uma ação passada que ocorreu antes de outra, também no passado. Ele é geralmente utilizado em situações formais ou em textos literários. Exemplos de frases: Diogo falara de seus pais.

Indicativo

  1. Presente. euvou-o. tuvai-lo. elevai-o. nósvamo-lo. ...
  2. Pretérito Imperfeito. euia-o. tuia-lo. eleia-o. nósíamo-lo. ...
  3. Pretérito Perfeito. eufui-o. tufoste-o. elefoi-o. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. eufora-o. tufora-lo. elefora-o. ...
  5. Futuro do Presente. eui-lo-ei. tui-lo-ás. elei-lo-á ...
  6. Futuro do Pretérito. eui-lo-ia. tui-lo-ias. elei-lo-ia.

Suas formas do Pretérito perfeito do Indicativo e dos tempos dele derivados identificam-se com as correspondentes do verbo ser: fui, fora, fosse e for.

Foi é a forma conjugada do verbo ser na 3. ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo. Deverá ser usado quando o sujeito for ele, ela, você: Foi ele.

Significado de Foi
Forma regressiva de ser. substantivo deverbal Ação de ir; ato de se deslocar de um local para outro: foi de navio; foi-se pelo mar.

O pretérito imperfeito é aquele que se refere a uma ação anterior ao momento da fala e que, no tempo passado a que pertence, não foi finalizada, podendo ter sido, por exemplo, interrompida por outro acontecimento. Exemplo: “Ele estava tomando banho quando sua mãe chegou do supermercado.”

Verbos regulares da 1.ª conjugação

Verbo estudarVerbo trabalhar
(eu) estudava (tu) estudavas (ele) estudava (nós) estudávamos (vós) estudáveis (eles) estudavam(eu) trabalhava (tu) trabalhavas (ele) trabalhava (nós) trabalhávamos (vós) trabalháveis (eles) trabalhavam

A forma foi-nospode ser [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de ir] ou [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de ser] .

O verbo ir, atuando como verbo transitivo indireto, necessita de um objeto indireto para completar o seu sentido.

A forma correta de escrita da palavra é fora, sem acentuação gráfica, quer se pronuncie com a vogal o aberta (ó) ou com a vogal o fechada (ô). A ... Foi feita ou fora feita? ; O uso da forma verbal “fora”, nesse caso, está indevido (a forma adequada seria “foi”). ; Como escreve: foram ou forão?

O verbo ser é um verbo extremamente irregular que, quando conjugado, apresenta alterações tanto no seu radical como nas suas terminações. Apresenta diversos radicais distintos: eu era, eu fui, eu serei.

Pretérito perfeito é um tempo verbal que expressa ações no passado. Ele pode ser simples, quando faz referência a uma ação já concluída, e composto, quando aponta um fato passado que se prolonga até o presente (modo indicativo) ou uma ação passada, mas duvidosa (modo subjuntivo).

Pretérito Imperfeito - Expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual, mas que não foi completamente terminado. Por exemplo: Ele estudava as lições quando foi interrompido. Pretérito Perfeito (simples) - Expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual e que foi totalmente terminado.