O que é pretérito imperfeito do subjuntivo exemplos?

Perguntado por: aarruda . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

Eu iria ao evento se eu estivesse disponível, mas não estou. Se você comprasse os presentes, eu teria mais tempo para a decoração da festa. Tudo seria mais fácil se eles parassem de brigar.

Pretérito Imperfeito do Indicativo: formação

SerTerPôr
(eu) era (tu) eras (ele/ela/você) era (nós) éramos (eles/elas/vocês) eram(eu) tinha (tu) tinhas (ele/ela/você) tinha (nós) tínhamos (eles/elas/vocês) tinham(eu) punha (tu) punhas (ele/ela/você) punha (nós) púnhamos (eles/elas/vocês) punham

Quando eu era pequenina, não jogava á bola com os rapazes. Preferia brincar com as minhas bonecas. Antigamente as pessoas tinham de lavar a roupa à mão, porque não havia máquinas de lavar.

Terminações do pretérito imperfeito do subjuntivo (verbos regulares)

  1. ª conjugação (-ar) (Eu) radical + -asse. (Tu) radical + -asses. (Ele) radical + -asse. (Nós) radical + -ássemos. ...
  2. ª conjugação (-er) (Eu) radical + -esse. (Tu) radical + -esses. (Ele) radical + -esse. (Nós) radical + -êssemos. ...
  3. ª conjugação (-ir)

O pretérito imperfecto de subjuntivo é usado para expressar ações hipotéticas no passado, presente ou futuro em relação ao momento da enunciação.

O presente do subjuntivo é um tempo verbal usado para indicar uma ação do presente ou do futuro. Também é utilizado para expressar desejos. Exemplos: Espero que eu volte antes de amanhecer.

O pretérito perfeito indica um fato que aconteceu em um determinado momento no passado, enquanto o pretérito imperfeito é usado para indicar uma ação que não foi terminada. Isto é, um acontecimento que não foi concluído.

EM VERBOS REGULARES, OS MORFEMAS -VA- E -VE- / -IA- E -IE- SÃO RESPONSÁVEIS POR INDICAR O TEMPO DE PASSADO IMPERFEITO.

Pretérito perfeito: (eu) li, (tu) leste, (ele) leu, (nós) lemos, (vós) lestes, (eles) leram. Pretérito imperfeito do indicativo: (eu) lia, (tu) lias, (ele) lia, (nós) líamos, (vós) líeis, (eles) liam. Pretérito mais-que-perfeito: (eu) lera, (tu) leras, (ele) lera, (nós) lêramos, (vós) lêreis, (eles) leram.

b) O pretérito imperfeito é aquele que se refere a um fato ocorrido no passado mas expressando uma ideia de continuidade , "Era uma vez " pode ser classificado sintaticamente como complemento circunstancial de tempo , uma vez que se refere a uma localização num determinado momento temporal de uma situação que ocorreu , ...

Modo subjuntivo é um tipo de flexão verbal. Ele é utilizado para apontar um acontecimento incerto, um fato futuro, expressar uma vontade ou mesmo assinalar uma condição. Os tempos do modo subjuntivo são: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro simples e futuro composto.

O modo subjuntivo apresenta três tempos verbais: presente, pretérito imperfeito e futuro.

Quando usar o subjuntivo corretamente? O modo subjuntivo é usado em contextos tidos como hipotéticos, incertos ou distantes de ocorrerem de fato. Esse modo verbal transmite a ideia de que uma ação verbal não é real ou verossímil e dificilmente pode ser executável naquele contexto.

O modo subjuntivo é aquele que apresenta o fato, a ação, mas de maneira incerta, imprecisa, duvidosa ou eventual. Este é o modo verbal exigido nas orações que dependem de outros verbos. Exemplos: Talvez ele chegue mais tarde.

Etimologicamente, a origem latina da palavra subjuntivo remete ao significado de algo que se subordina, subjuga-se. Daí o modo subjuntivo ser principalmente aquele das orações subordinadas, que dependem de uma oração principal, cujo verbo no modo indicativo expressa um fato real, uma certeza.

O pretérito mais-que-perfeito composto do subjuntivo aponta um acontecimento anterior a outro acontecimento do passado. Pode fazer referência a fatos irreais do passado.