O que a água com gás faz no organismo?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.3 / 5 18 votos

Pela presença do dióxido de carbono, se ingerida em grande quantidade, a bebida pode causar uma ligeira dilatação do estômago resultando em um leve desconforto. Ingerir muita água com gás pode fazer mal? Em excesso, a água gaseificada pode causar certo desconforto.

Saber se a água com gás faz mal pra saúde é uma das principais dúvidas que os amantes desta bebida têm. Mas, para a alegria de todos, a resposta é: não! A água com gás não faz mal pra saúde! Mas, lembrando que ela não substitui o uso da água comum.

Ela vai ser útil apenas contra um desconforto, não contra a azia. “Diferente do sal de frutas, a água com gás não contém nenhuma substância que reduza a acidez, e por isso não tem o mesmo efeito. ”

Beber água com gás pode fazer mal para o estômago? A água com Gás - possui um pH um pouco mais ácido (5 - 6) do que a água mineral (pH 7 neutro). Pessoas portadoras de problemas como gastrites crônicas ou duodenites poderão irritar a mucosa gástrica se consumirem muita água com gás.

Na verdade, assim como a água potável, ela não compromete a dieta, é livre de calorias e é hidratante. Ou seja, não engorda. Mas, também não emagrece.

Agora você já sabe que as melhores águas minerais com gás do mercado são:

  • SAN PELLEGRINO - Água com Gás San Pellegrino 250 ml.
  • PERRIER - Água com Gás Perrier 330 ml.
  • SÃO LOURENÇO - Água com Gás São Lourenço 300 ml.

Água com gás faz mal aos rins? Não, pelo contrário. A ingestão de água com gás estimula a hidratação, assim como a água mineral e, por isso, faz com que os rins funcionem melhor.

Segundo a Tati, não existem prejuízos associados diretamente ao consumo de água com gás, já que este é eliminado do organismo rapidamente: “o que pode ser um motivo de parcimônia é que a bebida pode favorecer a dilatação do estômago e, consequentemente, promover maior consumo de alimentos em comparação a quantidade que ...

Água com gás aumenta a pressão arterial: verdade
Por isso, caso você tenha hipertensão, não pense simplesmente que ela pode representar um grande risco. Afinal, mesmo a água mineral pode conter sódio, e, por isso, mais do que simplesmente evitar o líquido o ideal é ficar atento ao rótulo da embalagem.

A água mineral Bonafont possui um dos menores níveis de sódio do mercado, porém, como é originária de fontes em Minas Gerais e Itapecerica da Serra (SP), os níveis de sais minerais e pH podem variar.

O CO2 é um gás inerte, eliminado do corpo durante a digestão. Agora que você já sabe que diabéticos podem tomar água com gás sem nenhuma preocupação, que tal uma receita de aromatização? É uma maneira de acrescentar elementos que vão tornar sua bebida diferente e estimular o consumo.

Segundo estudo feito por cientistas da Universidade de Hyogo, no Japão, foi descoberto que pessoas que consumiram água com gás muitas vezes se sentiram inchadas. Com isso, os pesquisadores constataram que a alta quantidade de gás liberada na água provoca uma pequena dilatação no estômago, que causa essa sensação.

Beber água com o estômago vazio pode ajudar a regular o trato digestivo. E quando você bebe muita água, sente vontade de esvaziar seus intestinos. Praticar isso diariamente pode ajudar nas evacuações regulares e também contribui para eliminar os resíduos do corpo (1). Dessa forma, você limpa e desintoxica seu corpo.

Já a água com gás natural, também chamada de água carbogasosa ou carbonatada, tem um processo natural proveniente do aquecimento subterrâneo. As fontes estão em regiões onde já houve registro de atividades vulcânicas e que têm o magma mais próximo à superfície.

Uma bebida é água e a outra refrigerante
Gostei! Já a água tônica, apesar de ter esse nome, é na verdade um refrigerante, tá? E essa bebida é feita da mistura da água com gás com uma planta chamada quinino. Daí é esse ingrediente que deixa ela com gosto amargo.

Exceto quando for necessário tomar um copo de água para engolir um comprimido, não é indicado ingerir água (nem outro líquido) logo antes de dormir.

Existem 0 calorias em 1 garrafa (500 ml).

Apesar de ser comum pessoas dizerem que os aditivos contidos na água com gás engordam, isso é um mito! A água com gás, em sua forma pura, não engorda. Na verdade, ela possui exatamente o mesmo efeito que a água sem gás, que é o de ter aquela sensação de se sentir mais cheio e sem fome.

"A água gasosa gera uma pequena dilatação no estômago, causando uma sensação de saciedade precoce, o que para alguns pode ajudar nos sintomas de dispepsias (azia) e dificuldade de digestão", explica a nutricionista Roberta Nogueira.