Quem inventou a água mineral com gás?

Perguntado por: opereira . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Joseph Priestley

O inventor da água com gás é um inglês, nascido no século XVIII, chamado Joseph Priestley. Ele iniciou sua vida científica na física, mas, logo depois, foi a química que lhe despertou a real paixão pelo conhecimento.

Em 1767, o cientista inglês Joseph Priestley criou a primeira água artificialmente carbonatada.

Segundo especialistas, o gás natural dessas águas é formado através do calor intenso do magma, que aquece o aquífero. Ele quebra as moléculas dos minerais contidos na água, que liberam vapores que são incorporados como gases no líquido mais tarde.

A água tónica, como conhecemos, surgiu na Índia, no período colonial do Império Britânico. Os ingleses levaram a fórmula para as fábricas de refrigerantes na Inglaterra, que foi patenteada no ano de 1858. No início ela foi somente utilizada como medicamento no combate à malária.

Existe água com gás natural? À primeira vista, a água com gás parece ser possível apenas de forma artificial, mas isto não é verdade. A grande maioria das marcas que encontramos à venda é gaseificada artificialmente, em um processo industrial idêntico ao dos refrigerantes.

Riscos à saúde por monóxido de carbono e dióxido de carbono
O excesso de dióxido de carbono usa espaço no ar em vez do oxigênio, criando um ambiente propício à asfixia. Entre os sintomas de envenenamento leve por dióxido de carbono estão dores de cabeça e tonturas em concentrações inferiores a 30.000 ppm.

Ainda não há consenso sobre como se deu a origem da água no planeta. Por um lado acredita-se que a água provém do próprio processo de acreção de hidrossilicatos durante a formação da Terra. Estes compostos posteriormente liberaram as moléculas de água que viriam a formar os oceanos primitivos.

O gás natural é originado pela degradação da matéria orgânica (restos de vegetais, algas e animais) por bactérias anaeróbias em camadas muito profundas da crosta terrestre ou abaixo dela. Foi sendo formando com o passar de milhões de anos, junto com o processo natural de formação do planeta.

Mas de onde ele vem? Qual a origem do gás de cozinha? O gás liquefeito de petróleo vem, como o próprio nome indica, do petróleo. Resultado da decomposição de material vegetal e animal sob a ação de microorganismos, temperaturas altíssimas e pressão elevada, o petróleo é formado por átomos de carbono e hidrogênio.

Água com gás contém mais sódio? MITO. O processo de gaseificação da água não contempla a adição de sódio. A quantidade de sódio varia de acordo com as diferentes marcas de água mineral.

Beber água com gás pode fazer mal para o estômago? A água com Gás - possui um pH um pouco mais ácido (5 - 6) do que a água mineral (pH 7 neutro). Pessoas portadoras de problemas como gastrites crônicas ou duodenites poderão irritar a mucosa gástrica se consumirem muita água com gás.

“Para reduzir a potencial erosão ácida da água com gás, sugiro que as pessoas a bebam só na hora das refeições. Beber regularmente ao longo do dia não dá à saliva uma chance para neutralizar o ácido”, afirmou Elaine. Portanto, nada de apostar em água gaseificada ao longo da noite.

Na verdade, assim como a água potável, ela não compromete a dieta, é livre de calorias e é hidratante. Ou seja, não engorda. Mas, também não emagrece.

No ranking global de maiores produtores de gás natural, os Estados Unidos se mantiveram em primeiro lugar, com 914,6 bilhões de m³ (23,7% do total mundial), após queda de 1,7% ante 2019. Em seguida veio a Rússia, com 638,5 bilhões de m³ (16,6% do total mundial), após queda de 6%.

A Bolívia, através do gasoduto Brasil-Bolívia, já chegou a enviar 30 milhões de metros cúbicos por dia ao Brasil. Segundo Rivaldo Moreira Neto, sócio da Gas Energy, o acordo com a Bolívia é essencial, pois o país vizinho ainda é relevante no fornecimento de gás.

Argônio (Ar): Este foi o primeiro gás nobre descoberto e o nome deste elemento vem do grego e significa inativo. É obtido através da decomposição radioativa de um isótopo do potássio (K).

A ingestão de água, além de ajudar em uma noite tranquila de sono, é uma das melhores formas de recuperar nutrientes e minerais no corpo. Durante o sono, a água presente no corpo lubrifica os músculos e articulações, beneficiando os hormônios e aumentando seu nível de energia.

A água tônica possui essa característica fluorescente porque existe em sua composição o elemento Fósforo. Esse elemento químico é capaz de absorver a luz ultravioleta emitida pela luz negra e refleti-la ao olho humano.