O que a Bíblia diz sobre o alecrim?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

Quando Maria fugiu para o Egito, levando no colo o Menino Jesus, as flores do caminho iam-se abrindo à medida que a sagrada família passava por elas. O lilás ergueu seus galhos orgulhosos e emplumados, o lírio abriu seu cálice. O alecrim, sem pétalas nem beleza, entristeceu-se, lamentando não poder agradar o Menino.

O nome verdadeiro da planta é Baccharis dracunculifolia e não é o mesmo que o alecrim comum, cujo nome científico é Rosmarinus officinalis L. O nome “alecrim dourado” foi dado por conta do desabrochar de pétalas amareladas no alecrim do campo (enquanto que o alecrim mais conhecido tem características pétalas roxas).

Entre eles, a melhora da digestão, alívio da dor de cabeça e combate ao cansaço. A planta é rica em compostos flavonoides e ácidos fenólicos que proporcionam propriedades antioxidantes. Mas não para por aí: o alecrim é antisséptico, depurativo, antibiótico e diurético.

Atrai felicidade e harmonia
Esta planta é capaz de afastar infelicidade, maus pensamentos e negativismo. Portanto, o efeito direto disso será a atração de felicidade e harmonia para o local desejado.

Na Umbanda, o alecrim possui propriedades de descarrego e de proteção. Desse modo, o banho remove do seu corpo as energias negativas, o mau olhado, a inveja e o desequilíbrio da aura.

Na Grécia antiga utilizava-se o alecrim atrás das orelhas para curar problemas de memória fraca (até hoje o alecrim é indicado para este problema, e se pensarmos que os óleos essenciais iam se volatilizando e a pessoa ia absorvendo estes óleos, é bem provável que o indivíduo realmente sentisse alguma melhora, pois ...

É considerada a erva da felicidade e do amor! Um detalhe no Guardanapo, na Lapela ou até mesmo no Buquê da Noiva, o Alecrim deixa a Decoração com um significado inesquecível! As Velas compõem um Cenário Romântico e Encantador! São responsáveis por atrair boas energias, ideal para compor a Décor de um Dia tão Especial!

O alecrim também é conhecido como erva da alegria. E a ciência reconhece seu poder já há muito tempo, tanto na parte física quanto na mental. Os estudos indicam que seus óleos essenciais facilitam a produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar do ser humano.

Contra-indicações: O chá ou tintura deve ser evitado na gravidez ou lactação, menores de 12 anos, prostáticos e pessoas com diarreia. A ingestão de doses elevadas provoca irritações gastrointestinais e nefrite. A essência de alecrim pode ser irritante para pele.

O alecrim é originário da Costa do Mar Mediterrâneo. É também conhecido pelo nome de “Rosmarinus” que lembra a denominação latina “ros marinus” – “rosa do mar”. Para os romanos esta planta simbolizava o amor e a morte e por isto era plantada próximo à soleira das portas das casas.

O Alecrim tem algumas propriedades medicinais e dentre elas melhora a circulação sanguínea e ajuda no controle da pressão arterial, reduzindo-a e não fazendo subir.

Como consumir o tempero alecrim
A erva pode ser ingerida in natura, como tempero, em pó ou ser usada na forma de óleo. Combina com carnes suínas, peixes e frango, assim como em sopas, molhos à base de tomate ou para aromatizar o azeite de oliva.

Chá de manjericão com alecrim
O risco de acumular gordura no fígado também pode ser reduzido com o consumo do chá de manjericão com alecrim, já que a mistura é rica em anti-adipogênicos, antioxidantes e anti-inflamatórios.

Esta planta tem propriedades sedativas que podem ter um impacto positivo na qualidade do sono. Alecrim: O alecrim é uma erva perene, nativa da região do Mediterrâneo. Mostrou ser eficaz em aumentar a memória e a qualidade total do ar no quarto.

O alecrim no quarto pode ter um efeito tranquilizante, se você é muito agitado na hora de dormir, essa erva pode ser um excelente aliado. Basta plantar o alecrim em vaso e deixá-lo em um local bem iluminado, mas ele não gosta da luz direta do sol.

Oxalá (21/01 a 19/02) - Alecrim.

o banho de alecrim é capaz de abrir caminhos e oferecer proteção espiritual. Tudo isso enquanto afasta a inveja e atrai boas vibrações. Ele pode ser feito sozinho ou, ainda, precedido de um bom banho de sal grosso. Isso vai depender, é claro, do seu objetivo com o ritual.

Se o alecrim está seco, a falta de sol e o excesso de água podem ser os responsáveis, como é o caso da planta do vídeo. Olha só que matemática maluca a dessa planta: menos sol e mais água é igual a um alecrim seco.

Banhos com alecrim ou extratos da erva também ajudam a desestressar e dar mais disposição (assim como qualquer outra atividade relaxante). Pelo efeito anti-inflamatório, o óleo ou extrato são utilizados de forma tópica para aliviar irritações e vermelhidão da pele.