O que a Bíblia diz sobre desistir do casamento?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.2 / 5 7 votos

A Bíblia deixa muito evidente que Deus abomina o divórcio (Malaquias 2:15,16). Portanto, isto significa que Ele sempre lutará até o fim pelos casamentos.

Leia trecho de "O que Deus Não Uniu o Homem Pode Separar". A busca por uma nova união procura suprir um vazio real, que pede reparação ou compensação, para eliminar o sofrimento e a frustração causados pelo primeiro casamento.

Você deve insistir em um relacionamento até onde acreditar que ele pode dar certo, respeitando sempre seu amor próprio. Pois se você refletir e chegar a conclusão que está em uma relação onde não há reciprocidade, respeito, crescimento e admiração entre ambos, está na hora de partir para outra.

Insegurança, medo, crises, relacionamento desgastado. São muitos os motivos para ficar em dúvida, mas, calminha aí! Antes de surtar ou ficar se torturando só de se imaginar tendo que cancelar o casamento, é preciso analisar o que você sente.

Falta de intimidade
Esse é um dos fatores determinantes para que surja o interesse de um dos cônjuges por outras pessoas, o que pode levar a traição, atitude que cada vez mais destrói casamentos.

O Casamento Foi Ordenado por Deus
O Senhor disse: “Aquele que proíbe o casamento não é aprovado por Deus, porque o casamento foi instituído por Deus para o homem” (D&C 49:15). Desde o princípio, o casamento tem sido uma lei do evangelho e deveria durar para sempre, não apenas durante esta vida mortal.

E há muitos motivos para a solidão no casamento, que vão desde a falta de diálogo, traumas de relacionamentos anteriores e até mesmo por expectativas românticas exageradas.

Resumindo, Deus confirma um namoro de várias formas, porém, as mais comuns são através de três coisas em conjunto:

  1. Sentimento recíproco.
  2. Ter as características que o outro procura e vice-versa.
  3. Ter a percepção que Deus aprova o namoro.

Enquanto as mulheres deram uma nota média de 6,84 para seu sofrimento emocional, os homens atribuíram uma nota de 6,58. Em termos de dor física experimentada após um término, as mulheres também "ganham": elas deram a nota média de 4,21 para esse tipo de sofrimento, enquanto os homens deram a nota média de 3,75.

É preciso respeito pelo sentimento da outra pessoa e atitudes que reflitam isso. Algumas vezes a dificuldade deste parceiro em aceitar o rompimento pode ser confundida com amor. O fato dele não conseguir se separar não significa necessariamente ama o outro, pode significar posse ou outra dificuldade.

É preciso tentar falar com o cônjuge sobre a dificuldade vivida, sobre tudo o que está acontecendo e, através do diálogo, buscar uma saída para o problema. Mas esse diálogo precisa acontecer de forma tranquila, respeitosa e sem raiva ou ressentimento.

E disse: 'Por isso, o homem deixará pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne'. De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe”.

Um relacionamento de intimidade
O casamento envolve proximidade espiritual, emocional e física. No Velho Testamento, aprendemos: “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gênesis 2:24). O marido e a mulher devem ser unidos em tudo o que for possível.

fase do casamento: A Crise
Essa é uma das fases do casamento mais crítica, em que grande parte dos casais se separa. Ou, pelo contrário, os que conseguem passar por ela, reafirmam o casamento porque nessa fase acontece um desencantamento natural decorrente do desgaste da rotina do casal.

  1. Fim das relações sexuais.
  2. Desilusão.
  3. Excesso de críticas.
  4. Vocês não conseguem se entender.
  5. Vocês não passam tempo juntos.
  6. Vocês fogem das discussões.
  7. Você está lendo essa lista.

Paulo em março de 2010, afirma que o casamento dá sinais de desgaste quando as brigas se tornam repetitivas, as tréguas são cada vez mais curtas e os ressentimentos mais duradouros.

As crises no casamento começam quando o carinho e o afeto entre os dois diminui e esfria. A partir disso, se iniciam as discussões e desacordos. Parece que o casal não consegue mais se entender, então, um perde o interesse pelo outro e começa a ver defeito em tudo que o outro faz.

Desse modo, sem a abertura para ele, não há muito o que esperar do relacionamento além da incompatibilidade entre vocês. Assim, quando o casamento chega ao ponto no qual você e sua esposa não conseguem conversar sobre absolutamente nada sem discutir, significa que já está na hora de pedir o divórcio.

Você já não sente a antiga cumplicidade, nem mesmo o companheirismo está presente. Uma traição faz a gente perder a confiança no outro. A traição, inclusive, pode gerar imenso sofrimento e trauma, sendo causa comum para fazer o cônjuge refletir: essa é a hora de me separar.