O que a bíblia diz sobre o sono do justo?

Perguntado por: ivilela . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 7 votos

Existe na realidade duas bênçãos sobre o sono: a de dormir e a de acordar. O Senhor nos sustenta, não apenas quando estamos acordados, mas também quando estamos dormindo. O versículo 8, do Salmo 4, diz assim: “Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro”.

Mateus 11:28. Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Jesus diz que o melhor descanso se encontra Nele.

Que não dá valor algum ao homem ímpio, mas honra os que respeitam o Senhor. A vida dos justos está nas mãos de Deus, Nenhum tormento os atingirá.

Os sonhos são uma maneira excelente por meio da qual Deus derrama profecias pelo mundo. Ouvi bem – disse ele – o que vou dizer: Se há entre vós um profeta, eu lhe aparecerei em visão; eu, o Senhor, é em sonho que lhe falarei (Números 12,6).

Significado de dormir o sono dos justos: Dito popular que expressa uma noite bem dormida, calma.

O que significa Sono na Bíblia? A palavra sono aparece em vários lugares da Bíblia e ela é usada em pelo menos em três formas diferentes, sono espiritual, sono natural e sono relacionado à morte. Nesses dois casos, o sono que veio sobre esses homens, aconteceu de forma natural.

Jean Racine

Um livro do século 17, do dramaturgo francês Jean Racine: Abrégé de l'histoire de Port Royal (“História abreviada de Porto Real”, sem edição no Brasil).

O sono dos justos é assim sinónimo de sono profundo e tranquilo. Só dormimos bem quando no dia a seguir nos sentimos com energia, boa-disposição, sem sono e sem lapsos durante o dia.

A fase do sono REM é quando acontece o descanso profundo e é essencial para a recuperação da energia física para acordar disposto.

Para dormir e descansar bem, o corpo precisa reduzir a temperatura nuclear em cerca de meio grau e mantê-la durante toda a noite. Dormir sem roupa facilita essa função corporal e, desta forma, é possível ficar mais tempo dormindo em fases mais profundas do sono, tornando-o mais reparador.

Efésios 5:14 (Desperta, tu que dormes) - Bíblia.

O sono reparador é aquele em que você descansa verdadeiramente e acorda com disposição, sem apresentar sinais de cansaço ou sonolência. Ele é fundamental para ter foco e energia nas atividades diárias. Este sono não possui interrupções, ou seja, com ele, dificilmente você acordará de madrugada ou terá pesadelos.

De acordo com a Bíblia foi o Rei Dário que perdeu o sono por causa do jejum, após mandar Daniel para a Cova dos Leões.

A ação justa deve ser corajosa, não se deixando intimidar com o poder dos que agem de maneira injusta. A ação justa é regrada, comedida, pensada com critério. Ou seja, precisa ser conduzida pela razão. Equilíbrio e ponderação são marcas importantes da ação justa, para que haja igualdade nas decisões aplicadas pela lei.

Isso significa ser justificado. Você não se torna justo por seus próprios méritos, mas porque Ele te justificou. Ali, na cruz, o castigo que deveria vir sobre nós veio sobre Ele. Então, vemos que Seus olhos realmente repousam sobre os justos e Seus ouvidos estão atentos ao clamor de Seus filhos.

Com base no Salmo 73, o Pr. Silas Malafaia mostra que todos nós, por causa da natureza pecaminosa somos tentados a ser movidos por este sentimento abominável. O autor também analisa o que acontece com a pessoa que de repente se depara, perplexa, diante desta grande questão: Por que o justo sofre e o ímpio prospera?

Enquanto os “sonhos” ocorrem apenas quando o profeta está dormindo (I Rs 3:5 e 15; Dn 9:13; etc.), as “visões” podem ser concedidas estando ele dormindo (Jó 33:15-18; Dn 7:1 e 2; etc.) ou mesmo envolvido em suas atividades diárias (Nm 24:3 e 4; Dn 10:4-10; etc.).

Quando sonhamos, nosso cérebro tenta resolver os problemas que nos ocupam durante o dia. Dormir pode ser a solução para um problema que não conseguimos resolver. Além disso, um sonho pode ser um reflexo fiel ou, na maioria dos casos, simbólico do que ocupa a nossa mente, de nossos medos e de nossos desejos.