O que a Bíblia diz sobre vegano?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

Talvez a parte da narrativa da criação mais relevante para este tópico seja Gênesis 1:29-30: E Deus disse: “Eis que vos dou todas as ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra, bem como todas as árvores em que há fruto que dê semente; ser-vos-ão para mantimento.

Qual a motivação por traz do veganismo? Assim como preocupação com a saúde pode levar a mudanças nos padrões alimentares, a responsabilização com o meio ambiente e com a vida dos animais são as premissas que direcionam a escolha do estilo de vida vegano.

Baseados nessa premissa, os veganos defendem que o ser humano não deve submeter outros seres a qualquer tipo de sofrimento, seja lá qual for.

Segundo Colbert, "Jesus comia, basicamente, comidas naturais em seu estado natural - muitos vegetais, principalmente feijão e lentilhas". "Ele teria comido pão integral, muita fruta, bebido muita água e um pouco de vinho."

7 Também o porco, porque tem cascos fendidos, e a fenda dos cascos se divide em dois, mas não remói; esse vos será imundo. 8 Da sua carne não comereis, nem tocareis no seu cadáver; esses vos serão imundos.

O termo vegan [vegano] foi criado em 1944 pelo marceneiro britânico Donald Watson e, desde então, transformou-se em um movimento político, ético e de estilo de vida. Em 1944, foi criada a Vegan Society, na Inglaterra, entidade responsável por propagar essa filosofia.

Dieta vegetariana
Sem um pedacinho de carne sequer na boca, a humanidade deixaria de ter 7,3 milhões de mortes anuais relacionadas a doenças ligadas à alimentação. Sem contar que as emissões seriam reduzidas em 63%. A economia seria da ordem de até US$ 1,06 trilhão ao ano.

Para quem segue uma alimentação vegana, é possível encontrar hoje inúmeros substitutos aos alimentos convencionais, das carnes ao leite. Pois com os queijos não seria diferente. O queijo vegano apresenta uma composição bem similar ao tradicional, mas sem o uso de ingredientes originários dos animais.

Veganismo é uma filosofia e um estilo de vida que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra animais na alimentação, no vestuário e com qualquer finalidade e, por extensão, que promove o desenvolvimento e o uso de alternativas livres de origem animal para ...

Existem três razões principais pelas quais as pessoas querem experimentar o veganismo, e todos são válidos motivos para ser vegano: proteger melhor os animais, reduzir o impacto em nosso planeta (deterioração do clima, desmatamento, poluição e dizimação da vida selvagem) e melhorar sua própria saúde.

Além de beneficiar a causa animal compactuar com a crueldade animal, os motivos para ser vegano vão muito mais além e podem beneficiar o bolso, a saúde e até a nossa felicidade. Ser vegano é mais do que manter uma dieta, é um estilo de vida que beneficia você e toda a população.

O veganismo consiste em uma alimentação pobre em gordura e rica em vitaminas, fibras e minerais. Outro grande benefício é a perda de peso. Algumas pesquisas também apontam a relação entre esta dieta e redução do risco de algumas doenças como obesidade, câncer, hipertensão e doenças cardiovasculares.

No Antigo Testamento, uma passagem que diz: 'o certo deve florescer como uma palmeira que dá tâmaras'. Eu tenho certeza de que Jesus comeu tâmaras – como todo mundo, naquela época.

Jesus alimenta mais de cinco mil pessoas - (Mt 14.13-21; Mc 6.30-44; Lc 9.10-17) Depois disto, Jesus atravessou o lago da Galileia (ou lago de Tiberíades). Uma grande multidão o seguia porque tinha visto ... Peixe é o único alimento que a Bíblia diz explicitamente que Jesus comeu.

Continuar lendo O que 100% vegano?