O que a Bíblia fala sobre a água?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

A Bíblia fala sobre a água de muitas maneiras diferentes – como um símbolo de destruição (Gênesis 6–9), um símbolo de limpeza (ex. Êxodo 30:18), um símbolo de benção (Jeremias 17:8) e como um símbolo de necessidade espiritual (Salmo 42).

A “água” faz aqui um paralelo com “carne”. Fazendo um paralelo de João 3:5 com 1 Coríntios 15:44 entende-se que para transformar o corpo físico animal em corpo espiritual necessário é nascer da água e do Espírito, é necessário semear o corpo por um processo que será visto no item seguinte, na análise de João 4.

A Terra surgiu da água (Gênesis 1.9-10), o que indica a importância desta substância na criação estabelecida pelo Deus Todo-Poderoso.

Neste contexto, a água representa fonte de vida e renovação, além de estímulo a sensualidade. Em contraponto, a água pode simbolizar também ameaça ou destruição, por sua força em tempos de cheias e transbordamentos, por exemplo.

14 Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca aterá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que bsalte para a vida eterna. 15 Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la. 16 Disse-lhe Jesus: Vai, chama teu marido, e vem cá.

Ezequiel 47 relata a visão de Ezequiel de como fluirá água de sob o templo de Jerusalém em direção ao leste, aumentando cada vez mais até tornar-se um rio. O rio fluirá para o Mar Morto que “viverá” novamente com peixes e vegetação.

O que é Nascer de Novo:
Nascer de novo significa ter a oportunidade de recomeçar a vida, ter uma nova chance. O termo é muito utilizado na Bíblia, e também na Igreja Evangélica, já que nascer de novo é sinônimo de aceitar o sacrifício de Jesus.

A água é um recurso natural essencial para a manutenção da natureza, responsável por manter a umidade do ar, abastecer lençóis freáticos e conservar a vida de plantas por todo o mundo, também desempenha importante função na atividade da agricultura, nas indústrias, na geração de energia elétrica, além de preservar a ...

O Senhor fornece a água viva que pode saciar a sede ardente daqueles cuja vida está ressequida por uma seca ou ausência da verdade.

3 Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não anascer bde novo não pode ver o reino de Deus.

Se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. da parte de Deus.

A Bíblia fala sobre a água de muitas maneiras diferentes – como um símbolo de destruição (Gênesis 6–9), um símbolo de limpeza (ex. Êxodo 30:18), um símbolo de benção (Jeremias 17:8) e como um símbolo de necessidade espiritual (Salmo 42).

10 E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.

Deus criou o firmamento para separar as águas de cima das de baixo (Gênesis. 1:6,7). Suas moléculas circulam pela Natureza, às vezes nas águas de cima, às vezes nas de baixo, nos estados sólido, líquido e gasoso, entre o céu e a terra, num passeio contínuo, chamado de ciclo da água, ou ciclo hidrológico.

Purificação e Renovação Espiritual
Na Bíblia, a água é muitas vezes associada à purificação e à renovação espiritual. O ato de se banhar em água representa a busca pela limpeza dos pecados e pela renovação da alma.

A água é fonte da vida. É um recurso natural essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário.

Aquele povo deveria tirar água e derramá-la perante o Senhor. Pode parecer insano, mas havia um santo propósito nesse ato. Para nós, significa que devemos “tirar” as revelações da Palavra, as quais nos são dadas com abundância, e derramá-las diante do nosso Deus.

2 (Ainda que Jesus mesmo não batizava, mas os seus discípulos), 3 Deixou a Judéia, e foi outra vez para a Galiléia. 4 E era-lhe necessário passar por Samaria. 5 Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José.

14 mas o que beber da água que eu lhe der jamais terá sede. Mas a água que eu lhe der virá a ser nele fonte de água, que jorrará até a vida eterna. 15 A mulher suplicou: Senhor, dá-me desta água, para eu já não ter sede nem vir aqui tirá-la! 16 Disse-lhe Jesus: Vai, chama teu marido e volta cá.

O capítulo 4 do Evangelho de João relata o encontro de Jesus com uma mulher samaritana junto ao poço de Jacó. Durante a conversa, Jesus revela que é o Messias esperado e a mulher vai compartilhar a notícia com os seus conterrâneos.