O que a Bíblia fala sobre a mágoa?

Perguntado por: ateles . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

“Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.” Colossenses 3:13.

Deixemos nossos inimigos nas mãos de Deus.
Está escrito, e creio ser verdade, que embora seja necessário que ocorram escândalos, ai daqueles por quem eles virão [ver Mateus 18:7]; mas eles estão nas mãos do Senhor, assim como nós. Não erguemos contra eles acusações inflamadas.

Como lidar com as mágoas?

  1. Procure entender a razão. Para lidar com as mágoas, o primeiro passo é entender que quanto maior o tempo que ela permanecer em sua vida, mais profunda se transformará a ferida, tornando a cicatrização ainda mais difícil. ...
  2. Exercite a compreensão. ...
  3. Busque trabalhar o perdão.

Assim, quando sentimos mágoa, geramos altos níveis de estresse e nosso cérebro bombardeia o corpo com cortisol, adrenalina e noradrenalina que, a longo prazo, são nocivos à saúde. Hormônios esses que podem causar, inclusive, um ataque cardíaco.

A mágoa é um sentimento triste e pesado. É sentimento que dói, que machuca, que fere. A mágoa faz com que fiquemos remoendo e remexendo aquilo que nos causou sofrimento. A mágoa surge em algum momento, quando alguém nos fere com palavras ou atitudes, e não conseguimos perdoar.

Quem carrega magoa e rancor carrega a pior parte do que ficou. Sentimentos como estes não ajudam ninguém a viver uma vida tranquila e de realizações. Por onde anda, aonde está, a todo momento isso atormenta a mente com lembranças de sentimentos que não contribuem com nada.

Tente medir bem as palavras sem prejudicar o conteúdo do que está tentando dizer nem repreender o homem. Para isso, as frases começadas em “Eu” podem ajudar muito. Frases desse tipo podem ajudá-la a assumir integralmente o que sente: “Fiquei muito magoada por você ter esquecido do meu aniversário na semana passada”.

Guardar mágoa no coração é como beber veneno pensando que o outro é quem vai morrer. Quem guarda mágoa no coração vive amarrado pelas grossas correntes da culpa. Quem vive nessa masmorra adoece emocional, física e espiritualmente. Há muitas pessoas doentes porque se recusaram a perdoar.

Mágoa é um sentimento comum dos seres humanos, caracterizado por uma sensação provocada a partir de um ato indelicado, decepcionante e de ofensa por parte de outrem.

Perdoar implica em desapegar dos sentimentos negativos em relação a alguém que fez algum mal a nós. O rancor, por outro lado, é uma mistura de ressentimento, hostilidade, raiva, medo. A permanência deste estado mental pode até provocar consequências fisiológicas, como danos cardiovasculares e doenças autoimunes.

Os meus olhos estão consumidos pela mágoa, e enfraquecem por causa de todos os meus inimigos. Apartai-vos de mim todos os que praticais a iniquidade; porque o Senhor já ouviu a voz do meu pranto. O Senhor já ouviu a minha súplica, o Senhor aceita a minha oração.

Segundo a especialista em psicologia clínica Patricia Santiago, isso ocorre porque, além de tirar a paz, gerar estresse e prejudicar a qualidade do sono, o fato de nutrir sentimentos negativos influencia no desenvolvimento de diversas doenças como gastrite, hipertensão, diabete e obesidade.

Veja alguns sintomas:

  • físicos — úlcera, alergias, asma, e com decorrer do tempo, câncer;
  • psíquicos — irritabilidade, ansiedade e nervosismo;
  • sociais — queda de rendimento no trabalho ou na escola, isolamento, apatia e conflitos domésticos.

Pode levar muito tempo, em alguns casos uma vida toda (“ou mais”) para se estabilizar emocionalmente frente ao evento desagradável. Somente quando conseguir elaborar as suas estruturas egocêntricas, alcançará um estado psicológico mais harmonizado, para poder exercer a compreensão empática dos porquês e perdoar.

"Uma ofensa, um ressentimento, uma decepção podem ser causadores de uma mágoa que, se não for olhada e tratada com cautela, pode evoluir para um rancor. O rancor não é passageiro, traz consigo aquela ideia de vingança, de descontar o mal sofrido e afeta, principalmente, quem o sente", disse.

No começo, mesmo que você se importe com ele, não demonstre, finja mesmo, porque o ser humano não aguenta a rejeição e a indiferença. Se existe algo que você quer e não pode ter, mostre desprezo. Quanto menos interesse você revelar, mais superior vai parecer.

Se você está magoado (a) seu cônjuge precisa saber o que aconteceu pra poder te ajudar a lidar com o que está sentindo e ver o que precisa ser alterado. Diga, de forma clara, o que tem sentido. Reconheça onde você errou e diga o que gostaria que ele (a) fizesse de diferente pra que não acontecesse mais essa situação.