Por que a mágoa dói tanto?

Perguntado por: opires . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 12 votos

A mágoa é um sentimento triste e pesado. É sentimento que dói, que machuca, que fere. A mágoa faz com que fiquemos remoendo e remexendo aquilo que nos causou sofrimento. A mágoa surge em algum momento, quando alguém nos fere com palavras ou atitudes, e não conseguimos perdoar.

Tire um tempinho para pensar no que fez.

  1. Assuma a responsabilidade por suas ações. O pedido de desculpas deve ser feito de acordo com o mal causado. ...
  2. Faça uma lista de todos os motivos pelos quais a pessoa possa estar chateada.
  3. Meditar também ajuda bastante.

Como lidar com as mágoas?

  1. Procure entender a razão. Para lidar com as mágoas, o primeiro passo é entender que quanto maior o tempo que ela permanecer em sua vida, mais profunda se transformará a ferida, tornando a cicatrização ainda mais difícil. ...
  2. Exercite a compreensão. ...
  3. Busque trabalhar o perdão.

Etimologicamente, esta palavra tem origem a partir do latim macula, que era utilizada para se referir ao sentimento de desgosto, amargura, tristeza e ressentimento.

Romanos 12:18 diz: "Se é possível..." Mas Deus exige que perdoemos a todas e todos sem exceção, que vivamos em paz em relação às pessoas. Nem sempre isso é o que acontece, nossa falta de perdão é real quando escolhemos manter a amargura, deixando-a amadurecer em ressentimento em nossos corações.

Pode levar muito tempo, em alguns casos uma vida toda (“ou mais”) para se estabilizar emocionalmente frente ao evento desagradável. Somente quando conseguir elaborar as suas estruturas egocêntricas, alcançará um estado psicológico mais harmonizado, para poder exercer a compreensão empática dos porquês e perdoar.

Segundo a especialista em psicologia clínica Patricia Santiago, isso ocorre porque, além de tirar a paz, gerar estresse e prejudicar a qualidade do sono, o fato de nutrir sentimentos negativos influencia no desenvolvimento de diversas doenças como gastrite, hipertensão, diabete e obesidade.

Perdoar implica em desapegar dos sentimentos negativos em relação a alguém que fez algum mal a nós. O rancor, por outro lado, é uma mistura de ressentimento, hostilidade, raiva, medo. A permanência deste estado mental pode até provocar consequências fisiológicas, como danos cardiovasculares e doenças autoimunes.

Sentir-se muito bem após uma separação é a melhor forma de vingança.
...
Cuide-se.

  • Permita-se vivenciar as emoções, lidando com cada uma delas. ...
  • Faça coisas que a deixem feliz. ...
  • Às vezes, a felicidade já é uma forma de vingança.

O mais recomendável é pensar de maneira que possa “soltar” o passado; devemos arrebentar a corda que nos mantém presos ao passado e seguir em frente, com a alma em paz. A seguir, apresentamos algumas frases que podem ajudar-lhe a deixar tudo para trás sem ressentimentos.

Como reconquistar um homem magoado? Veja dicas!

  1. Reconheça que você errou.
  2. Comece a mudança dentro de você
  3. Espere o tempo passar.
  4. Peça perdão pelo erro cometido.
  5. Converse com ele sobre o ocorrido.
  6. Demonstre seu comprometimento com novas atitudes.
  7. Tenha Ajuda Espiritual para reconquistá-lo.

O perdão é a maneira mais eficaz de se tirar todo o veneno que as mágoas e os ressentimentos criaram em seu coração. Para perdoar alguém o primeiro passo é admitir para si mesmo a mágoa, mas não se deixar aprisionar. Quando a nossa energia fica presa no passado, não há espaço para viver o momento presente.

Tente medir bem as palavras sem prejudicar o conteúdo do que está tentando dizer nem repreender o homem. Para isso, as frases começadas em “Eu” podem ajudar muito. Frases desse tipo podem ajudá-la a assumir integralmente o que sente: “Fiquei muito magoada por você ter esquecido do meu aniversário na semana passada”.

O ressentido não é alguém incapaz de esquecer ou perdoar; é alguém que não quer esquecer, não quer superar o mal que o vitimou. É diferente de uma mágoa, em relação à qual, se a pessoa se desculpar, passa.

Significado de Mágoa
substantivo feminino Sensação dolorosa causada por uma decepção, por uma ofensa ou indelicadeza; ressentimento. Estado de espírito de quem sente desgosto, tristeza: sente mágoa da mãe. [Figurado] Vontade incontrolável de possuir o que pertence a outra pessoa; inveja: tem mágoa da felicidade alheia.

Mágoa é a reação provocada assim que outra pessoa nos ofende, decepciona ou pratica qualquer ação indelicada. Vendo algumas frases sobre mágoas, notamos que as pessoas enxergam como uma ferida aberta ao vento e sem cura. Porém, tudo depende da sua vontade em seguir em frente.

Não quer dizer que não se importa com você, mas, naquele momento, algo pode sim ter falado mais alto e sido mais importante. E isso faz parte das relações humanas, com pessoas que são diferentes e dão graus de importância diferente às mesmas coisas. É diferente se a pessoa te magoa deliberada e sistematicamente.

Jesus estabeleceu um novo paradigma para toda a humanidade em seu diálogo com Pedro, quando este perguntou: “Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? Jesus respondeu: eu digo a você: não até sete, mas até setenta vezes sete” (Mateus, 18:21-22).

O texto mais conhecidos mais conhecido onde aparece a expressão “raiz de amargura” está registrado em Hebreus 12:6, onde lemos: Tendo cuidado de que ninguém seja faltoso, e se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.