O que a Bíblia fala sobre matemática?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.2 / 5 7 votos

A Bíblia Sagrada é repleta de simbolismos matemáticos, desde o livro de Gênesis até o livro do Apocalipse. Entretanto, poucos estudiosos aventuraram-se em desvendá-los. Jesus Cristo, o maior de todos os mestres, gostava de falar com os seus discípulos utilizando a linguagem matemática.

Escrito por Euclides por volta do ano 300 a.C, o tratado matemático Os elementos, que acaba de ganhar nova tiragem, é um dos livros mais importantes do mundo ocidental. E também um dos mais publicados, já que apenas a Bíblia tem maior número de edições.

Desde os tempos imemoriais, o número SETE é, sem dúvidas, o mais presente em toda a filosofia e literatura sagrada, o que o torna também um número sagrado, perfeito e poderoso, como afirmou Pitágoras, matemático e pai da numerologia.

"Ele é o número da Perfeição Divina, pois no sétimo dia Deus descansou de todas as suas obras." Ao lado do três, é o mais importante dos números sagrados, na tradição das antigas culturas orientais.

O nome do Deus bíblico
Após o livro de Êxodo, no livro de Samuel, Deus é conhecido pelo nome de "Yahweh Teva-ot" ou "Ele traz as hostes à existência".

O número 7
Na numerologia o 7 simboliza duas ideias fundamentais: sabedoria e espiritualidade. É o número do intelecto humano e representa a motivação por aprender e descobrir coisas novas.

27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Deus faz aritmética. O Deus que reina no Olimpo é o número Eterno. Deus fez os números inteiros, tudo o resto é obra do homem. O principal objetivo de todas as investigações do mundo exterior deve ser descobrir a ordem racional e harmonia que tem sido imposta por Deus e que ele nos revelou na linguagem da matemática.

200 que o Livro de Enoque tinha sido rejeitado pelos judeus porque continha profecias que pertencem a Cristo. Existem várias referências possíveis no Novo Testamento ao Primeiro livro de Enoque, entretanto, nenhuma referência é tão evidente como na Epístola de Judas (v.

O filósofo e matemático grego Pitágoras de Samos (aprox. 570 a.C. – aprox. 496 a.C.) é considerado por muitos como o “Pai da Matemática”.

Os números dos anjos são geralmente formados pela combinação de dois ou mais números, cada um com seu significado especial. Os números angelicais são: Triplicados: 111, 222, 333, 444, 555, 666, 777, 888, 999, 000.

Espiritualmente, o número 777 está vinculado a muita energia positiva. Ele simboliza a iluminação espiritual e aparece como um lembrete da compaixão divina. Esse número indica que você está evoluindo espiritualmente e que seus anjos vão guiá-lo pelo caminho certo.

O conceito de perdão pode, claramente, ser entendido num diálogo de Pedro e Jesus. A pergunta foi “quantas vezes devo perdoar o irmão que pecar contra mim?”. Ao que Jesus respondeu: 70×7! Certamente, não foi um limite numérico que o mestre colocou (490 vezes), mas sim que devemos estar sempre prontos a perdoar.

Mas por que ele é perfeito? Os números perfeitos são iguais à soma de seus divisores: 6 pode ser dividido por 1, 2 e 3 e, quando você soma esses números, o resultado é 6. A história dos números perfeitos faz parte de um dos ramos mais antigos e fascinantes da matemática: a teoria dos números.

PARA A NUMEROLOGIA, teologia e outras ciências, o três é considerado um número perfeito. Simboliza, no cristianismo, a trindade, ou seja, Pai, Filho e Espírito Santo. Seria a união entre a mente, o corpo e o espírito.

6 Sete viveu cento e cinco anos, e gerou a Enos. 7 Viveu Sete, depois que gerou a Enos, oitocentos e sete anos; e gerou filhos e filhas. 8 Todos os dias de Sete foram novecentos e doze anos; e morreu.